Supremo Tribunal espanhol reativa mandado de detenção europeu contra Puigdemont

Olivier Hoslet / EPA

O ex-presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont

Um juiz do Supremo Tribunal de Justiça espanhol, Pablo Llarena, aceitou o pedido do Ministério Público e reativou o mandado de detenção europeu para a extradição de Carles Puigdemont.

O ex-Presidente do governo regional da Catalunha está atualmente na Bélgica e é acusado de sedição e peculato em Espanha. De acordo com o jornal espanhol El Mundo, após o julgamento desta segunda-feira, que resultou na condenação de nove políticos catalães que prepararam e executaram o referendo independentista de 1 de outubro de 2017 a penas de prisão que vão até aos 13 anos, o juiz considerou o pedido do Ministério Público justificável. Puigdemont, a grande ausência deste julgamento, pode ser detido já na Bélgica.

Em julho de 2018, Carles Puigdemont estava detido na Alemanha quando o mandado de detenção europeu foi retirado. As autoridades tinham aceitado extraditá-lo para Espanha mas apenas pelo crime de peculato. O Governo de Madrid não aceitou essa condição: ou era julgado pelos dois crimes ou não aceitariam o seu regresso.

Criado o impasse, o mandado europeu acabou por ser cancelado, permitindo a Puigdemont que circulasse por solo europeu. Foi nessa altura que Puigdemont anunciou o seu regresso à Bélgica, país onde se exilou quando foi acusado em Espanha e onde se encontra atualmente. “É lá que vou basear a minha intervenção política”, anunciou na altura, tendo mesmo chegado a candidatar-se às eleições europeias como cabeça de lista do Junts per Catalunya (JxCat).

No julgamento desta segunda-feira, a pena mais pesada aplicada aos políticos catalães foi para Oriol Junqueras, presidente do partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) e ex-vice-presidente de governo regional da Catalunha, que estará preso de 13 anos pelos crimes de sedição e de desvio de fundos. Os ex-conselheiros Jordi Turull, Raül Romeva e Dolors Bassa foram condenados pelos mesmos crimes, mas com penas de 12 anos de prisão.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estatísticas no futebol: "Os coletes até evitam lesões"

O presente e o futuro dos números, na perspetiva de Hernâni Ribeiro. Em Portugal ainda não há uma utilização massiva dos dados estatísticos no futebol. Daqui a 10 ou 15 anos, cada clube vai ter alguém …

Empresário brasileiro nega ter tido acesso ao avião apreendido com 500 quilos de cocaína

O empresário brasileiro Rowles Magalhães Silva negou ter tido acesso à chave do avião privado apreendido em Salvador, Brasil, com mais de 500 quilogramas de cocaína a bordo e que tinha como destino o aeródromo …

UE quer 78% da população empregada até 2030. 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano

Um estudo publicado recentemente mostra que 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano. A Comissão Europeia vai propor uma meta de ter 78% da população da União Europeia (UE) empregada até 2030. De …

Príncipe Filipe “melhorou ligeiramente”, mas já há protocolo em caso de óbito real

Numa altura em que está prestes a completar 100 anos de idade, o marido da Rainha Isabel II encontra-se internado desde 16 de Fevereiro. Esta semana o duque de Edimburgo foi transferido de hospital devido …

Pedrógão Grande. Associação de Vítimas diz que relatório confirma que nada mudou na floresta

O relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar sobre Pedrógão Grande confirma as preocupações da Associação de Vítimas relativamente à falta de ação na floresta da região. “[O relatório] confirma a evidência que já tínhamos de …

Nova Zelândia atingida por sismo de 7,2 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter abalou, esta quinta-feira, a costa nordeste da Nova Zelândia. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos habitantes que se afastassem da costa, que …

Partido de extrema-direita alemão AfD colocado sob vigilância

A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita alemão, foi colocado sob vigilância a 25 de fevereiro pelo serviço de segurança interna do país, revelou na quarta-feira o Süddeutsche Zeitung. De acordo com o Expresso, …

Caso BES está parado há 8 meses (por causa de uma tradução para francês)

O caso BES está parado há oito meses. O atraso deve-se a uma tradução para francês das quatro mil páginas do processo, necessária para notificar três arguidos suíços. De acordo com o Jornal de Notícias, que …

Lopetegui continua interessado em Corona

O treinador dos espanhóis do Sevilha, Julen Lopetegui, continua interessado na contratação de Tecatito Corona, que alinha pelo FC Porto.  De acordo com o jornal La Razón, o treinador espanhol continua interessado na contratação do jogador mexicano …

Tem de haver "solidariedade estratégica" na pervensão de fogos. Costa oferece bonsai a Marcelo

O Presidente da República foi convidado especial do último Conselho de Ministros do seu primeiro mandato, dedicado às florestas, onde se discutiu o Programa Nacional de Ação do Plano de Gestão Integrada de Fogos Rurais. …