Supremacista branco que lançou carro contra jovem tinha sido denunciado à Polícia pela mãe

O supremacista branco que conduzia o carro que matou uma jovem na cidade de Charlottesville, nos Estados Unidos, tinha sido anteriormente acusado de bater na sua mãe e de a ameaçar com uma faca, segundo documentos policiais.

Samantha Bloom, portadora de deficiência, chamou várias vezes a polícia devido a comportamento violento e ameaças do seu filho, James Alex Fields Jr., em 2010 e 2011. Bloom disse aos agentes que o filho tomava medicação para controlar o humor, de acordo com transcrições das chamadas para a linha de emergências.

Fields, de 20 anos, é acusado de fazer investir o seu carro contra um grupo de pessoas que formava uma contramanifestação, no sábado, em Charlottesville, em reação a uma marcha de extrema direita. O ataque com o carro matou Heather Heyer, de 32 anos.

Fields, descrito por um antigo professor de liceu como um admirador de Adolf Hitler e da Alemanha nazi, foi acusado de homicídio em segundo grau. Registos policiais mostram que Fields foi detido depois de a sua mãe ter denunciado em 2011 que ele se colocou atrás dela segurando uma faca.

Noutro incidente, em 2010, Samantha Bloom disse que o filho lhe bateu na cabeça e a trancou na casa de banho depois de ela lhe dizer para parar de jogar videojogos.

Na segunda-feira, um antigo colega de escola contou à agência Associated Press que numa viagem escolar à Europa em 2015, Fields disse repetidamente que não suportava os franceses e que só tinha participado na viagem para poder visitar “a Pátria” – a Alemanha.

Um antigo professor contou no domingo que Fields era fascinado com o nazismo, idolatrava Hitler e tinha sido identificado, no 9.º ano, pela escola pelas suas “profundas e radicais” convicções sobre raça.

Após o ensino secundário, Fields alistou-se no Exército dos Estados Unidos, mas apenas quatro meses mais tarde, o Exército “dispensou-o do serviço” por “incapacidade de atingir padrões de treino”.

Fields enfrenta agora uma acusação de homicídio pela morte de Heather Heyer e de tentativa de homicídio das 19 pessoas que atropelou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …