Suplementos de cálcio podem aumentar risco de doença cardíaca

Um estudo da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, revela que pessoas que tomem suplementos de cálcio podem ter mais probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca.

Os investigadores descobriram que as dietas ricas em cálcio podem ser benéficas para o coração, mas a ingestão exagerada do mineral através de suplementos pode causar danos no coração.

Cerca de 43% dos homens e mulheres tomam um suplemento de cálcio, de acordo com o National Institutes of Health.

Segundo o novo estudo, a toma desses suplementos pode provocar a acumulação de placas nas artérias, inibindo o fluxo de sangue e aumentando o risco de ataque cardíaco.

Várias pesquisas anteriores indicavam que o cálcio obtido através dos suplementos não chegava aos ossos nem era totalmente excluído pela urina – ou seja, deveria acumular-se em alguma parte do corpo.

Os investigadores analisaram, durante 10 anos, os exames médicos de mais de 2.700 pessoas, e os resultados sugeriram que os pacientes que tomaram suplementos de cálcio tinham mais 22% de probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.

“Quando o assunto é o uso de suplementos de vitaminas e minerais, particularmente de cálcio, muitos americanos acham que quanto mais melhor” resumiu Erin Michos, professora da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins e uma das autoras do estudo.

“Mas o nosso estudo revela que o excesso de cálcio na forma de suplementos pode prejudicar o coração e o sistema vascular”.

No entanto, vários especialistas destacam que os pacientes que ingerem cálcio de uma maneira moderada e correta – através de alimentos e suplementos confiáveis – têm menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.

“Os consumidores devem ter confiança na segurança dos suplementos de cálcio, e as mulheres, em particular, devem obter a quantidade diária de cálcio através de uma combinação de dieta e suplementos”, afirmou Duffy McKay, do Conselho de Nutrição Responsável.

O estudo, publicado no Journal of the American Heart Association, destaca que as pessoas devem obter cálcio através da ingestão de alimentos ricos neste mineral indispensável para a saúde.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E porque não explicam também às pessoas que se deve combinar o cálcio com outros minerais,tais como magnésio e vitamina D, para enviar o cálcio para os ossos e dentes?!

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …