Suplementos de cálcio podem aumentar risco de doença cardíaca

Um estudo da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, revela que pessoas que tomem suplementos de cálcio podem ter mais probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca.

Os investigadores descobriram que as dietas ricas em cálcio podem ser benéficas para o coração, mas a ingestão exagerada do mineral através de suplementos pode causar danos no coração.

Cerca de 43% dos homens e mulheres tomam um suplemento de cálcio, de acordo com o National Institutes of Health.

Segundo o novo estudo, a toma desses suplementos pode provocar a acumulação de placas nas artérias, inibindo o fluxo de sangue e aumentando o risco de ataque cardíaco.

Várias pesquisas anteriores indicavam que o cálcio obtido através dos suplementos não chegava aos ossos nem era totalmente excluído pela urina – ou seja, deveria acumular-se em alguma parte do corpo.

Os investigadores analisaram, durante 10 anos, os exames médicos de mais de 2.700 pessoas, e os resultados sugeriram que os pacientes que tomaram suplementos de cálcio tinham mais 22% de probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.

“Quando o assunto é o uso de suplementos de vitaminas e minerais, particularmente de cálcio, muitos americanos acham que quanto mais melhor” resumiu Erin Michos, professora da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins e uma das autoras do estudo.

“Mas o nosso estudo revela que o excesso de cálcio na forma de suplementos pode prejudicar o coração e o sistema vascular”.

No entanto, vários especialistas destacam que os pacientes que ingerem cálcio de uma maneira moderada e correta – através de alimentos e suplementos confiáveis – têm menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.

“Os consumidores devem ter confiança na segurança dos suplementos de cálcio, e as mulheres, em particular, devem obter a quantidade diária de cálcio através de uma combinação de dieta e suplementos”, afirmou Duffy McKay, do Conselho de Nutrição Responsável.

O estudo, publicado no Journal of the American Heart Association, destaca que as pessoas devem obter cálcio através da ingestão de alimentos ricos neste mineral indispensável para a saúde.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E porque não explicam também às pessoas que se deve combinar o cálcio com outros minerais,tais como magnésio e vitamina D, para enviar o cálcio para os ossos e dentes?!

RESPONDER

Cientistas captam "cantar" de plataformas de gelo na Antártida

A União Americana de Geofísica publicou um vídeo da plataforma de gelo Ross, na Antártica, a "cantar". Os tons sísmicos podem ser usados para monitorizar as alterações nas plataformas de gelo. Exploradores polares registaram sons extraordinários …

Misterioso raio cósmico detetado incrivelmente perto da Terra

Uma estranha rajada de ondas de rádio detetada no espaço foi rastreada até uma galáxia a 120 milhões de anos-luz do nosso planeta - a nível astronómico, esta é uma distância incrivelmente curta da Terra. …

Primeira missão europeia a Mercúrio lançada com cientista e tecnologia portuguesas

A primeira missão europeia que vai estudar Mercúrio, o planeta mais pequeno e mais próximo do Sol, vai ser lançada no sábado, e nela participa uma cientista e uma empresa portuguesas. A astrofísica Joana S. Oliveira …

Sertanense vs Benfica | Águias passam sem dificuldade

O Benfica venceu hoje o Sertanense, do Campeonato de Portugal, por 3-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, em que Jonas voltou a ser titular e a marcar ao fim …

Quase todo o património da UNESCO no Mediterrâneo ameaçado pela subida das águas

O aumento da erosão costeira devido à subida do nível das águas está a pôr em risco quase todos os monumentos reconhecidos como Património da Humanidade que se localizam na zonas baixas da costa do …

Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falha constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Porquê? "O que fazer, se é mais barato?" A Venezuela atravessa, desde 2014, uma …

Ministro da Administração Interna não emitiu despacho de alerta para a Leslie

Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, não emitiu o despacho de alerta que podia reforçar os meios de proteção e socorro durante a tempestade que atingiu Portugal. A decisão poderia ter tido impacto junto das …

Trump ameaça fechar fronteira com o México

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta quinta-feira fechar a fronteira entre os Estados Unidos e o México, numa altura em que milhares de migrantes atravessam a pé vários países da América Central na esperança …

Rendas vão ter duração mínima de um ano

Apresentada pelo PS, a medida já foi aprovada e prevê que contratos de arrendamento tenham um prazo mínimo de um ano e que se renovem por mais três anos, não havendo dados em contrário. O Parlamento …

Mais de 12 mil jovens vão viajar gratuitamente pela Europa

Os jovens escolhidos vão poder viajar de comboio até 30 dias e visitar entre um a quatro destinos. Os requisitos: ter completado 18 anos este ano e ser cidadãos europeus. A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, …