Suplementos de cálcio podem aumentar risco de doença cardíaca

Um estudo da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, revela que pessoas que tomem suplementos de cálcio podem ter mais probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca.

Os investigadores descobriram que as dietas ricas em cálcio podem ser benéficas para o coração, mas a ingestão exagerada do mineral através de suplementos pode causar danos no coração.

Cerca de 43% dos homens e mulheres tomam um suplemento de cálcio, de acordo com o National Institutes of Health.

Segundo o novo estudo, a toma desses suplementos pode provocar a acumulação de placas nas artérias, inibindo o fluxo de sangue e aumentando o risco de ataque cardíaco.

Várias pesquisas anteriores indicavam que o cálcio obtido através dos suplementos não chegava aos ossos nem era totalmente excluído pela urina – ou seja, deveria acumular-se em alguma parte do corpo.

Os investigadores analisaram, durante 10 anos, os exames médicos de mais de 2.700 pessoas, e os resultados sugeriram que os pacientes que tomaram suplementos de cálcio tinham mais 22% de probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.

“Quando o assunto é o uso de suplementos de vitaminas e minerais, particularmente de cálcio, muitos americanos acham que quanto mais melhor” resumiu Erin Michos, professora da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins e uma das autoras do estudo.

“Mas o nosso estudo revela que o excesso de cálcio na forma de suplementos pode prejudicar o coração e o sistema vascular”.

No entanto, vários especialistas destacam que os pacientes que ingerem cálcio de uma maneira moderada e correta – através de alimentos e suplementos confiáveis – têm menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.

“Os consumidores devem ter confiança na segurança dos suplementos de cálcio, e as mulheres, em particular, devem obter a quantidade diária de cálcio através de uma combinação de dieta e suplementos”, afirmou Duffy McKay, do Conselho de Nutrição Responsável.

O estudo, publicado no Journal of the American Heart Association, destaca que as pessoas devem obter cálcio através da ingestão de alimentos ricos neste mineral indispensável para a saúde.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E porque não explicam também às pessoas que se deve combinar o cálcio com outros minerais,tais como magnésio e vitamina D, para enviar o cálcio para os ossos e dentes?!

RESPONDER

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …