Suplementos de cálcio podem aumentar risco de doença cardíaca

Um estudo da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, revela que pessoas que tomem suplementos de cálcio podem ter mais probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca.

Os investigadores descobriram que as dietas ricas em cálcio podem ser benéficas para o coração, mas a ingestão exagerada do mineral através de suplementos pode causar danos no coração.

Cerca de 43% dos homens e mulheres tomam um suplemento de cálcio, de acordo com o National Institutes of Health.

Segundo o novo estudo, a toma desses suplementos pode provocar a acumulação de placas nas artérias, inibindo o fluxo de sangue e aumentando o risco de ataque cardíaco.

Várias pesquisas anteriores indicavam que o cálcio obtido através dos suplementos não chegava aos ossos nem era totalmente excluído pela urina – ou seja, deveria acumular-se em alguma parte do corpo.

Os investigadores analisaram, durante 10 anos, os exames médicos de mais de 2.700 pessoas, e os resultados sugeriram que os pacientes que tomaram suplementos de cálcio tinham mais 22% de probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.

“Quando o assunto é o uso de suplementos de vitaminas e minerais, particularmente de cálcio, muitos americanos acham que quanto mais melhor” resumiu Erin Michos, professora da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins e uma das autoras do estudo.

“Mas o nosso estudo revela que o excesso de cálcio na forma de suplementos pode prejudicar o coração e o sistema vascular”.

No entanto, vários especialistas destacam que os pacientes que ingerem cálcio de uma maneira moderada e correta – através de alimentos e suplementos confiáveis – têm menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.

“Os consumidores devem ter confiança na segurança dos suplementos de cálcio, e as mulheres, em particular, devem obter a quantidade diária de cálcio através de uma combinação de dieta e suplementos”, afirmou Duffy McKay, do Conselho de Nutrição Responsável.

O estudo, publicado no Journal of the American Heart Association, destaca que as pessoas devem obter cálcio através da ingestão de alimentos ricos neste mineral indispensável para a saúde.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E porque não explicam também às pessoas que se deve combinar o cálcio com outros minerais,tais como magnésio e vitamina D, para enviar o cálcio para os ossos e dentes?!

RESPONDER

Bianca Devins foi assassinada e as imagens partilhadas centenas de vezes na Internet

Uma jovem de 17 anos foi assassinada quando acompanhava o namorado a um concerto, nos Estados Unidos. O companheiro, que ainda tentou o suicídio após o crime, partilhou fotografias do cadáver da vítima na Internet, …

VianaPolis chega a acordo com casal. Já só restam sete moradores no prédio Coutinho

A VianaPolis informou, esta terça-feira, ter chegado a acordo com um casal que detinha um apartamento no prédio Coutinho, em Viana do Castelo, onde ainda permanecem sete pessoas em cinco frações. Em declarações à agência Lusa, …

Ghosn processa Nissan e Mitsubishi na Holanda

Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan e da Mitsubishi e ex-CEO da Renault, processou as duas fabricantes de automóveis japonesas e reclama uma indemnização de 15 milhões de euros. Carlos Ghosn instaurou à Nissan e à Mitsubishi …

Faturas detalhadas de telecomunicações estão a confundir os clientes, alerta a Deco

As faturas detalhadas de telecomunicações, adotadas na sequência da decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), estão a confundir os clientes, revelou esta terça-feira a Deco Proteste, que considerou que a medida do regulador deve …

Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política "o que nunca se tinha feito antes" e alerta que o que se conseguiu alcançar "não chega" face a "tudo o que há para …

Destroços de navio interditam praia em Torres Vedras

A praia do Navio, em Santa Cruz, está interdita a banhos e a desportos náuticos devido ao aparecimento de destroços de um navio afundado. A praia do Navio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, …

Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido. No domingo, David …

TdC deteta pagamentos "ilegais" do Serviço de Saúde da Madeira a empresa que pertencia ao presidente

A sociedade gerida pelo então presidente do Serviço de Saúde da Madeira recebeu 116 mil euros do Serviço de Saúde da Madeira. O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) autorizou "ilegalmente" o pagamento de 116 mil …

Fábio Coentrão apontado ao FC Porto

O lateral esquerdo, que se encontra neste momento sem clube, terá sido alvo de sondagem por parte do FC Porto para reforçar a equipa de Sérgio Conceição. Segundo o jornal A Bola, Fábio Coentrão já foi …

EUA. Explosão em refinaria levanta questões sobre utilização de produtos químicos letais

Na madrugada de 21 de junho, explosões na refinaria Philadelphia Energy Solutions, no sul da Filadélfia, Estados Unidos (EUA), sacudiram as casas, enviaram bolas de fogo para o ar e acordaram os moradores próximos. Este …