Supertufão Meranti chega à China depois de paralisar Taiwan

Ritchie B. Tongo / EPA

Destroços por cima de um carro depois da passagem do Supertufão Meranti por Taiwan

Destroços por cima de um carro depois da passagem do Supertufão Meranti por Taiwan

O supertufão Meranti chegou esta quinta-feira à costa oriental da China após a sua passagem por Taiwan, onde deixou nove feridos, três desaparecidos e um rasto de devastação, segundo indicou o Centro de Resposta de Emergências da ilha.

O Meranti, o tufão mais forte a atingir Taiwan nos últimos 21 anos, chegou à cidade de Xiamen, na província chinesa de Fujian, em frente à Ilha Formosa, às 3h05 (20h05 em Lisboa), de acordo com a agência oficial chinesa Xinhua.

Ao entrar na China, o Meranti perdeu força, com a intensidade do vento a diminuir para 118,8 quilómetros por hora e rajadas de até 154,8, enquanto na quarta-feira chegaram a atingir os 263 quilómetros por hora em Taiwan, indicou o Serviço Meteorológico da ilha.

Pelo menos 825 casas sofreram cortes no abastecimento de eletricidade, segundo dados da elétrica Taipower.

Como medida preventiva, por causa do impacto do tufão, os reatores nucleares em Hengchun, no sul da China, foram desligados, segundo um comunicado da mesma empresa.

A terceira central nuclear de Taiwan, que alberga dois reatores, foi atingida por rajadas de vento de até 191 quilómetros por hora, o que estabelece um recorde em 120 anos, dando a ideia da força do Meranti.

Graças a evacuações e outras medidas de prevenção, incluindo o uso de dezenas de milhares de sacos de terra para impedir inundações em edifícios, os danos causados pelo Meranti em Taiwan, ainda que significativos, não foram tão elevados como seria de esperar atendendo à força do tufão.

Voos com partida de Hong Kong e Macau com destino a Taiwan sofreram cancelamentos e atrasos na quarta-feira.

As duas regiões administrativas especiais chinesas içaram o sinal 1 de tufão – o mais baixo numa escala até dez – hoje levantado. O sinal 1 significa em Macau que o centro de uma tempestade tropical está a menos de 800 quilómetros da região, podendo vir a afetá-la.

Inundações, danos e sul de Taiwan paralisado

Esta terça-feira, o supertufão Meranti, com ventos até 263 quilómetros por hora, paralisou o sul de Taiwan e causou inundações e danos em edifícios e infraestruturas, provocando cortes de energia em mais de 180 mil habitações.

Apesar de o Meranti não ter tocado terra, trouxe chuvas e ventos fortes ao leste e sul de Taiwan.

Foram mobilizados cerca de 20 mil soldados e retiradas 20.629 pessoas de duas ilhas e do leste de Taiwan, escreve a agência Efe.

Até à manhã de ontem, mais de 20 mil lares continuavam sem água nem eletricidade, tendo-se registado inundações e quedas de postes e árvores, segundo dados do Centro de Resposta a Emergências e da estação de televisão local TVBS.

Os mares que rodeiam o sul de Taiwan registam uma forte ondulação e os barcos pesqueiros e de transporte encontram-se abrigados nos portos da ilha.

A atividade laboral e o transporte aéreo e ferroviário no sul de Taiwan estavam interrompidos esta quarta-feira e não deverão ser retomados até hoje à tarde, quando o Meranti deixar de afetar Taiwan e chegar à costa oriental chinesa.

Este é o tufão mais forte a afetar Taiwan desde 1959.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …

David guardou uma pedra durante anos pensando que era ouro. Afinal, era bem mais raro que isso

Em 2015, David Hole estava a explorar Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Com um detetor de metais, descobriu algo fora do comum: uma rocha avermelhada muito pesada que repousava em argila amarela. Maryborough …

Quadro roubado por soldado nazi é devolvido a museu de Florença

O quadro de natureza-morta tinha sido roubado do museu por um soldado nazi como um presente para a sua esposa. Agora, o quadro foi devolvido ao museu pelos alemães. Um soldado nazi em retirada de Itália …