/

Supermercados já estão a vender auto-testes

The Focal Project / Flickr

Autoteste para a covid-19

Os super e hipermercados não perderam tempo em colocar nas suas prateleiras as embalagens dos autotestes das várias marcas que têm disponíveis. Os preços não variam muito.

Na passada quinta-feira, o Conselho de ministro aprovou um decreto que permite que as grandes superfícies vendam autotestes. Até agora, estes testes apenas podiam ser comercializados em farmácias e parafarmácias.

Estes testes têm tido mais procura, numa altura em que o Governo exige a apresentação de testes negativos à covid-19, para quem não tem ainda um certificado digital válido, no acesso a espaços de restauração – a partir das 19h00 de sexta-feira e durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados – e à hotelaria.

No caso da restauração, esta medida aplica-se aos concelhos com maior incidência da covid-19 e apenas no interior, ao passo que na hotelaria aplica-se a todo o território nacional.

Se no início de abril cada teste chegava a custar entre seis e 10 euros em algumas farmácias, a maior oferta e o facto de o Governo ter imposto uma margem de lucro máxima de 15% na comercialização dos autotestes, seguindo, desta forma, a recomendação emanada pelo Presidente da República, forçou a uma redução dos preços.

A partir desta sexta-feira, os autotestes podem ser encontrados nas prateleiras de todos os supermercados e a preços bastante inferiores aos registados no início de abril.

Desta forma, as lojas Continente – que incluem os supermercados Continente, Modelo e Bom Dia – passaram a vender estes testes por 2,79 euros a unidade, refere o ECO.

Já nas lojas Pingo Doce estão a vender “autotestes individuais de duas marcas diferentes”, sendo que cada teste do fabricante Genruicusta 2,79 euros, ao passo que o da Roche custa 4,99 euros, segundo revelou fonte oficial da empresa, em resposta ao ECO.

A Auchan também disponibiliza dois tipos de testes, podendo estes ser adquiridos a título individual – 2,78 euros a unidade –, ou em embalagens de 5 testes por 13,49 euros (cerca de 2,70 euros a unidade).

Também a partir da próxima semana, os supermercados Minipreço vão começar a disponibilizar autotestes à covid-19. Estes testes “serão disponibilizados em embalagens individuais” e terão um custo de 2,79 euros, explicou fonte oficial do grupo Dia, ao ECo.

Os autotestes permitem resultados em 15 a 30 minutos, sendo que só em junho é que estes testes passaram a integrar a estratégia nacional de testagem.

Além dos autotestes, para entrar em restaurantes e alojamentos podem ser usados testes PCR realizados nas 72 horas anteriores à sua apresentação, testes de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação, testes rápidos de antigénio na modalidade de autoteste, realizado nas 24 horas anteriores à sua apresentação na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a sua realização e o seu resultado.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.