Supermercados alemães receberam 800 milhões destinados ao combate à pobreza

O Lidl e o Kaufland, supermercados do grupo alemão Schwarz, receberam mais de 800 milhões de euros, do Banco Mundial e do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, para se expandirem – financiamento habitualmente destinado à redução da pobreza mundial e que está a causar polémica.

Segundo o Jornal de Negócios, os supermercados Lidl e Kaufland receberam mais de 316 milhões de euros da Corporação Financeira Internacional e mais de 631 de milhões de euros do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento.

Este tipo de verbas são habitualmente concedidas com o intuito de promover o crescimento e o desenvolvimento das economias locais, tendo por meta a redução da pobreza. Facto pelo qual o caso está a levantar polémica, embora não se tenham detectado irregularidades nas transferências.

As duas instituições justificam o financiamento com a ajuda à expansão do grupo Schwarz pela Europa Central e do Leste, o que permitiria criar mais empregos, e auxiliaria ainda os produtores locais a escoarem os seus produtos.

Além disso, alegam as instituições de fomento, citadas pelo Jornal de Negócios, que os consumidores com menos poder de compra teriam acesso a “comida de boa qualidade a preços acessíveis“.

O primeiro apoio ao grupo alemão terá sido dado em 2004, com uma transferência de 90 milhões de euros, no mesmo ano em que um sindicato alemão acusava o Lidl de violações ao direito do trabalho.

Em 2009, verificou-se uma segunda transferência de 68 milhões de euros visando a expansão do supermercado Kaufland para a Bulgária e a Roménia.

Em 2011, o Lidl recebeu cerca de 60 milhões de euros e em 2013 o financiamento chegou aos 94 milhões de euros.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Sempre tentaram de forma bélica conquistar o resto da Europa.Ora escolheram as habilidades economicistas da respectiva engenharia.Com a cumplicidade de traidores (agentes encapuzados) membros das respectivas governações e dos abomináveis mercados.

  2. A esperteza é rainha na Europa. Tanto lá como cá, dão a volta às leis, feitas pelos mesmos, para beneficiar os amigos!!

  3. “consumidores com menos poder de compra teriam acesso a “comida de boa qualidade a preços acessíveis“” boa teoria, e o numero de postos de trabalho do comércio tradicional que desapareceram? Culpa tem quem governa e premite a abertura de cada vez mais estes hiper mercados que abrem 100 postos de trabalho e no pequeno comércio fecham 1000, pois não conseguem competir com aqueles que sendo grandes ainda tem apoios e beneces do sistema de impostos. A Europa em crise e ajuda-se grandes empresas, as pequenas que são na realidade o motor da economia e emprego não conseguem apoio e fecham, é só grande interesses e vantagens para que os grandes fiquem ainda maiores, VIVA A CORRUPÇÃO.

    • Mas isso é na Alemanha não é cá.
      Cá os trabalhadores do LIDL são +/- 10 por supermercado são pau para toda a obra dentro do estabelecimento desde a limpeza dos wc a todo o resto recebem o ordenado mínimo mais a refeição. trabalham em quase todos os feriados e domingos. Na Alemanha os hipermercados fecham aos sábados de tarde e ao domingo (chamam-lhe o dia da família) por consequência no domingo de Páscoa, fecham no dia de natal e no dia a seguir chamam-lhe o 2º dia de natal, fecham no dia do trabalhador e mais alguns feriados.
      Em suma tudo muito parecido ao nosso burgo, onde já foi pensado estarem abertos toda a noite (se calhar com o mesmo numero de empregados) e quiçá no dia de natal e de ano novo que são os 2 feriados que ainda permanecem fechados (por enquanto).
      É a Europa das igualdades democráticas.
      Por cá fazem uns bancos alimentares onde põem escuteiros a dar sacos alguns que eu já vi com uns 3 anos, mal se tinham de pé, mas há que torcer o pepino desde pequenino e habituá-los à caridadezinha, onde à conta dessa caridade incutida pelos governantes (quem está à frente dessas organizações – muitas mulheres de ex governantes e ministros) se esvaziam as prateleiras dos hipers fora as campanhas popotas e arredonda onde o pessoal contribui o hiper amealha numa conta a vencer juros no fim oferece a coleta guarda os juros e tem benefícios fiscais pois a doação é feita em nome do hiper.

      • Quanta ignorância…
        Exageros misturados com falta de conhecimento dão sempre asneira.
        Além disso, essa conversa, nada ter a ver com esta noticia…
        Mas, quais são os hipermercados que fecham aos Sábados de tarde na Alemanha?
        Estão praticamente todos abertos durante todo o Sábado (e alguns até às 24:00h)!!
        O Lidl é um cadeia de supermercados, não de hipermercados!
        E, qual é o Lidl que está fechado ao Sábado de tarde na Alemanha?!
        Todos os que conheço estão abertos até ás 21 ou 22 horas de Sábado!
        Pois…
        Depois, o Lidl não é exemplo para ninguém, nem em Portugal nem na Alemanha, e, não será por acaso que o seu dono está “apenas” nos vinte ou trinta mais ricos do mundo!
        Coitado, só é o mais rico da Europa (ligado à grande distribuição), por isso, estava mesmo a precisar da ajuda do Banco Mundial e do Banco Europeu…
        Enfim… mais um bom exemplo da Europa, da Alemanha e da “qualidade” dos grandes grupos/capitalistas…

        • 1,3 Milhões de habitantes – O comércio abre às 9h/10h e encerra às 18h/20h e sábados das 8h-16h (excepto bares e discotecas…). Há mais de 35 anos que não há circulação automóvel no centro nem camiões durante o dia. A distribuição é feita de noite até à madrugada.
          o Metro (U-Bahn) pára entre a 1:00 e as 4:30
          “Quanta ignorância… falta de conhecimento dão sempre asneira”

          • Olha outro “sábio”…
            Mais um que não tem vergonha de fazer cenas tristes…
            Todos os Lidl de Munique funcionam entre as 08:00h e as 20;00h de Segunda a Sábado!
            Quero saber qual é esse que fecha às 16:00h de Sábado!!
            Procura aqui: http://www.lidl.de/de/filialsuche/s940
            Quando o encontres, coloca aqui o link; até lá, podes começar por pedir desculpa pela tua Insolência!!

  4. Banco Mundial e Banco Europeu; convém aqui lembrar que estas duas instituiçōes são alimentadas com o resultado dos impostos aplicados às populações.
    Assim, assistimos a mais uma entre muitas outras formas de distribuir dinheiro do Povo ao grande Capital para que este por sua vez possa continuar a explorar a ralė como uma atitude Filantropista.
    É bom saber que são estes iluminados que contribuem significativamente para o decréscimo do desemprego, pagando ordenados de miséria.
    No fim todos devemos agradecer aos Senhores que nos exploram e humilham.

RESPONDER

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …

Raspadinha rende mais de 100 milhões à Segurança Social

No próximo ano, a Segurança Social vai receber um montante na ordem dos 225 milhões provenientes dos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Segurança Social irá receber, no próximo ano, cerca de 225 …