/

Superliga Europeia: UEFA suspende processos “por enquanto”

realmadrid.com

Barcelona, Juventus e Real Madrid não são alvos de processos, para já. Clubes ingleses vão pagar 23 milhões de euros.

A UEFA suspendeu temporariamente os processos disciplinares que tinha instaurado contra Barcelona, Juventus e Real Madrid, por causa da criação da Superliga Europeia.

O comunicado, publicado nesta quarta-feira, indica que esta foi uma decisão do Órgão independente de Recursos da UEFA.

As autoridades suíças enviaram uma notificação formal à UEFA, avisando esta identidade que não poderia instaurar processos aos clubes: “A decisão do Órgão independente de Recursos da UEFA foi tomada sem prejuízo da questão sobre a exequibilidade da ordem judicial na Suíça. Com base na Ordem Judicial, os três clubes mencionados procuraram proteger-se de possíveis consequências disciplinares relacionadas a este projeto denominado Superliga”, lê-se no comunicado.

No entanto, fica um aviso: “A UEFA compreende por que é que o processo disciplinar teve de ser suspenso por enquanto, mas continua confiante e continuará a defender a sua posição em todas as jurisdições relevantes”.

“A legitimidade dos procedimentos disciplinares desportivos, com direito a recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto, é há muito reconhecida como essencial para a administração uniforme da justiça no desporto. (…) A UEFA tomará todas as medidas necessárias em estrita conformidade com a legislação nacional e da União Europeia para que o Órgão de Recursos da UEFA esteja em posição de retomar o processo disciplinar o mais rapidamente possível”, continua a entidade.

Entretanto, os seis clubes ingleses que se envolveram na criação da Superliga Europeia vão pagar uma multa à Premier League: um total de 20 milhões de libras (cerca de 23 milhões de euros), para travar a inclusão ou criação de projetos futuros do mesmo género.

Se um dos clubes falhar, pagará uma multa com o mesmo valor e poderá perder 30 pontos no campeonato.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.