Superliga: na Europa nunca, na África foi aprovada e será apoiada pela FIFA

(h) FIFA

 
24 clubes vão participar no novo torneio. Mundial 2022 vai iniciar um dia antes do previsto e Qatar vai estar no jogo inaugural.
 
Vai haver uma Superliga de futebol em África, ente clubes. O torneio foi anunciado nesta semana, depois da Assembleia-Geral da Confederação Africana de Futebol (CAF).
A nova competição vai ter a sua primeira edição na próxima época, provavelmente entre Agosto de 2023 e Maio de 2024, e vai contar com 24 clubes africanos.
 
16 países (alternados) vão estar representados no torneio, que vai ter eliminatórias para manutenção e descida – com equipas que deverão chegar da Liga dos Campeões.
 
O formato completo ainda vai ser divulgado mas haverá um total de 197 jogos. Cada finalista vai jogar, no máximo, 21 vezes.
 
Quase 100 milhões de euros serão distribuídos pelos clubes participantes, com 9.5 milhões garantidos para o vencedor.
 
Esta Superliga Africana foi aprovada e será apoiada pela FIFA; e chega no ano seguinte à mesma FIFA ter rejeitado o reconhecimento da Superliga Europeia.
 
“Este é um projecto completamente diferente do Europeu, que não era mais do que uma fuga à estruturas do futebol. Esta vai ser feito com a CAF e com a FIFA, respeitando a pirâmide do futebol”, justificou Gianni Infantino, presidente da FIFA.
“A Superliga Africana é uma iniciativa muito importante. Um dos principais problemas na África é o financiamento. O nosso objectivo é que o futebol de clubes africano seja de nível mundial e rivalize com os melhores do mundo”, acrescentou Patrice Motsepe, presidente da CAF.

Mundial começa no dia 20

Entretanto, noutro contexto, a FIFA anunciou que o Mundial 2022 vai começar no dia 20 de Novembro, e não no dia 21, como estava planeado.
 
Muitos adeptos e especialistas estranharam quando viram que o jogo de abertura seria entre Senegal e Países Baixos. Ou seja, sem o país anfitrião (Qatar) e sem o campeão mundial (França).
Agora o calendário foi actualizado e Qatar e Equador, no grupo A, vão abrir a ementa no dia 20, a partir das 17 horas.

Portugal vai estrear-se quatro dias depois, contra o Gana.

  Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.