Cinco anos de construção, duas semanas de combate. O supercanhão de Hitler foi um autêntico fiasco

(dr) Imperial War Museum

O Schwerer Gustav, a maior arma usada em combate durante a II Guerra Mundial

Antes e durante a II Guerra Mundial, Adolf Hitler quis demonstrar o seu poder através de megaestruturas civis e militares. Schwerer Gustav, um canhão montado numa ferrovia, era um dos projetos mais ambiciosos. Mas, apesar de ter sido a maior peça de artilharia de toda a lista, só foi usada durante duas semanas.

No livro Máquinas de Guerra, José Antonio Peñas Artero lembra que foi o próprio Hitler a encarregar Gustav Krupp von Bohlen, um poderoso empresário siderúrgico que dirigia a empresa Krupp AG, de construir o canhão em 1936.

O orçamento para o desenvolvimento do canhão gigante, com 43 metros de comprimento, quase 1.400 toneladas e calibre de 80 cm, girou em torno dos dez milhões de marcos (cerca de cinco milhões de euros). O equipamento demorou mais do que o esperado e, quando ficou pronto, cerca de cinco anos depois, os nazis já dominavam França.



Os líderes militares do Reich não quiseram desperdiçar a sua arma e começaram a usá-la para disparar cartuchos de sete toneladas a uma distância de 39 quilómetros, na Operação Azul, a ofensiva no Cáucaso com a qual procuravam negar aos soviéticos o acesso aos recursos petrolíferos da área.

Segundo o El Español, Schwerer Gustav foi utilizado pela primeira vez em junho de 1942, durante o cerco de Sebastopol. No final da batalha, foi transportado para os arredores de Leningrado, onde voltaria a ser utilizado no cerco da cidade. A contra-ofensiva soviética acabou por abortar os planos e, segundo alguns relatos, o canhão só foi disparado novamente em 1944, fora de Varsóvia.

A Krupp AG aventurou-se no fabrico de uma segunda arma gigantesca, mas nunca entrou em combate. O site do Imperial War Museum explica que o Schwerer Gustav 2 foi guardado em 1943 no campo de tiro de artilharia de Rügenwalde, na costa polaca, a oeste de Gdansk.

Hitler ficou fascinado com este protótipo de canhão monstruoso, mas o custo e o seu uso limitado mostraram que não fazia sentido gastar tantos recursos na sua criação.

O diário espanhol destaca que, motivado pela monumentalidade inútil que encantava o Führer, o exército nazi desenvolveu outros projetos fantasiosos que pouco contribuíram para o esforço de guerra.

José Antonio Peñas Artero cita alguns na sua obra, como o forte Kristiansand, na Noruega, uma enorme torre de betão, com paredes de quatro metros de largura, que deveria proteger torres de artilharia. Só tinha um problema: o facto de o desembarque dos Aliados ter sido feito a quilómetros de distância.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …