Beber sumo de arandos pode ajudar a baixar a pressão arterial

Uma nova investigação sugere que o sumo de arandos pode ajudar aqueles que tiverem a pressão arterial alta. Os cientistas verificaram que o seu consumo conseguiu baixar a pressão arterial de ratos hipertensos.

Este é mais um benefício do consumo habitual de bagas ricas em micronutrientes conhecidos como polifenóis. Comer regularmente arandos, groselhas ou mirtilos pode, de facto, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo o New Atlas.

Para conferir os benefícios à pressão arterial, os investigadores da universidade finlandesa usaram ratos geneticamente modificados para serem hipertensos. Dividiram-nos em três grupos e alimentaram-nos com sumo de arandos, mirtilos e groselhas. O objetivo era aferir qual destes três tinha um melhor desempenho em baixar a pressão arterial.

Depois de dez semanas, concluíram que quanto maiores os níveis de polifenóis no sumo, mais sucesso tinham em baixar a pressão arterial. O sumo de arandos acabou por se destacar, mostrando também o seu potencial em impedir a expressão de genes associados à inflamação da aorta.

Os cientistas acreditam ainda que a eficácia do sumo de arandos deriva, em grande parte, do seu efeito no sistema renina-angiotensina-aldosterona, que consiste numa série de reações concebidas para ajudar a regular a pressão arterial. O estudo foi publicado no mês de dezembro na revista científica Helsingin yliopisto.

“Estas descobertas experimentais precisam de evidências de estudos clínicos comparativos em indivíduos saudáveis com pressão arterial levemente elevada que, a essa altura, receberam orientação nutricional e de estilo de vida em vez de terapia medicamentosa”, diz Anne Kivimäki, da Universidade de Helsínquia.

O sumo de arandos não substitui a medicação, mas é um bom complemento alimentar”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Filho de Michael Schumacher ascende à Fórmula 1 em 2021

O alemão Mick Schumacher, filho do antigo piloto Michael Schumacher, ascende à Fórmula 1 na próxima temporada, para pilotar um dos carros da escuderia Haas, anunciou esta quarta-feira a equipa norte-americana. Atual líder do campeonato de …

Costa diz que ilegalização do Chega não é resposta, mas sim solucionar problemas

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a resposta política mais eficaz ao Chega não passa pela sua ilegalização, mas por solucionar os problemas sociais que alimentam o populismo e explicam a existência do partido. António Costa …

Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar …

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …

Portugal com mais 68 mortos e 3.384 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 68 mortos relacionados com a covid-19 e 3.384 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.645 …

Tribunal de Contas usa inteligência artificial para controlar entidades

O Tribunal de Contas (TdC) começou a utilizar um sistema baseado em inteligência artificial para controlar as contas de cerca de 6.500 entidades que estão sob a sua alçada. Segundo noticiou esta quarta-feira o Correio da …

Açores decreta cerca sanitária em Rabo de Peixe

O governo regional decretou que vai implementar uma cerca sanitária em Rabo de Peixe, devido ao crescimento dos casos de covid-19. A freguesia de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, nos Açores, vai ficar …

Uma brecha na coligação israelita. Gantz ameaça apoiar moção de censura e derrubar Governo

Benjamim Netanyahu, primeiro-ministro israelita, pediu ao parceiro de coligação para votar contra a moção de censura ao Governo, apresentada esta quarta-feira no Parlamento. Mas Benny Gantz, ministro da Defesa, disse que o seu partido votará a …

Portugal e mais 13 países comprometem-se na construção de uma economia oceânica sustentável

O painel de alto nível para uma economia sustentável do oceano, que integra 14 chefes de Estado e do Governo, incluindo o primeiro-ministro português, comprometeu-se a “restaurar a saúde” do oceano e construir uma economia …

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …