Suécia vai dar benefícios fiscais a quem consertar os seus aparelhos (em vez de os deitar fora)

A medida legislativa, proposta pelo partido Democrata em parceria com o Partido Verde, é ainda uma proposta parlamentar – mas já causa furor.

Reduzir a quantidade de coisas que deitamos fora é fundamental para diminuir a produção de lixo no mundo. Para tal, é necessário remar contra a maré do consumo desenfreado e praticar um consumo consciente e responsável.

Não é tarefa fácil. Afinal de contas, somos educados a que comprar coisas novas é essencial – até por uma questão de estatuto social.

Mas na Suécia os cidadãos têm agora um incentivo extra para pensarem duas vezes antes de comprar alguma coisa nova – só porque algum outro objecto se avariou.

Uma medida legislativa, proposta pelo partido Democrata em parceria com o Partido Verde, prevê a redução de taxas para os cidadãos que consertarem bens de consumo – como bicicletas, roupas e sapatos – em vez de os deitar fora e ir a correr para a loja mais próxima para comprar outro.

A medida prevê que as pessoas que prestam serviços de reparação tenham impostos reduzidos de 12% a 25% – valor não negligenciável num dos países com maior carga fiscal do mundo.

Para aparelhos de grande porte e complexidade, como os electrodomésticos, a proposta prevê o reembolso de taxas, o que significa metade do custo do serviço.

De acordo com os proponentes, a medida permitirá ainda reduzir os custos anuais de reciclagem e aumentar os empregos no sector dos serviços de reparações.

“Acredito que está a acontecer uma mudança de paradigma“, explica Per Bolund, Ministro das Finanças da Suécia, ao jornal britânico The Guardian.

“O conhecimento de que precisamos de fazer com que as nossas coisas durem mais tempo, para reduzirmos o consumo de novos materiais, está a espalhar-se”, acrescenta Bolund.

A Suécia foi notícia nos últimos tempos por emprestar bicicletas a quem quiser deixar o carro em casa, atingir a marca de 99% do seu lixo reciclado e desistir das Olimpíadas para investir em moradias públicas.

Mais alguém está com vontade de ir viver para lá?

ZAP / The Greenest Post

PARTILHAR

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …