A cidade sueca está a distribuir bicicletas entre os locais que se comprometam a utilizar este meio de transporte pelo menos três vezes por semana.
A cidade de Gotemburgo, na Suécia, resolveu distribuir bicicletas a pessoas que mostrem interesse em deixar o carro na garagem.
De acordo com a nova proposta, qualquer habitante que se comprometa a utilizar este meio de transporte, pelo menos três vezes por semana, recebe uma bicicleta durante seis meses.
O objetivo é que a população consiga testar este transporte – antes de investir numa bicicleta – para tirar as suas próprias conclusões.
“Acreditamos que a bicicleta tem o potencial de atender às necessidades da maioria das pessoas”, afirma Rickard Waern, o responsável pela iniciativa.
Desde estudantes a pais com filhos pequenos, a ideia é que todos os habitantes percebam que é possível quebrar velhos hábitos e adotar a bicicleta como principal meio de transporte.
“Não sabemos quanto tempo demora a esquecer os hábitos antigos e ganhar novos mas seis meses parece-nos um bom período para ter uma boa experiência”, justifica.
Depois do teste, os participantes que decidam investir numa bicicleta podem efetuar essa mesma compra com desconto.
Esta não é a primeira vez que uma cidade europeia decide apostar na bicicleta como meio de transporte.
Por exemplo, em junho de 2014, o Governo francês lançou um programa que remunerava as pessoas que decidissem utilizar a bicicleta até ao local de trabalho.
ZAP / EcoD