/

Subsídio extra pode chegar a 13 mil desempregados de longa duração

Paulo Novais / Lusa

Há cerca de 13 mil desempregados de longa duração que podem beneficiar do apoio extraordinário que lhes permite receber um valor equivalente a 80% do seu subsídio social de desemprego. Os potenciais beneficiários vão começar a ser notificados ainda durante esta semana.

Os desempregados de longa duração, que tenham esgotado o subsídio social há pelo menos 180 dias e continuem sem rendimentos, vão passar a poder contar com um apoio extraordinário durante seis meses, com um valor equivalente a 80% do seu subsídio social de desemprego.

De acordo com o Diário de Notícias, há cerca de 13 mil desempregados de longa duração que poderão usufruir deste apoio extra, criado pelo Orçamento de Estado de 2016, tendo o Governo decidido prorrogá-lo em 2017 e 2018.

O objetivo passa por conceder uma ajuda financeira a pessoas desempregados há mais de um ano e que esgotaram o seu subsídio de desemprego há, pelo menos, 180 dias.

Os potenciais beneficiários deste subsídio vão começar a ser notificados pela Segurança Social ainda durante esta semana e têm 90 dias para apresentar o pedido, contados a partir do momento em que o desempregado complete 180 dias. Para se aceder a esta medida, é ainda necessário que a situação de desemprego tenha sido involuntária.

A notificação deverá chegar por carta até ao final desta semana e seguirá com as condições e os passos que devem ser analisados para proceder ao requerimento. A não entrega do requerimento nos prazos indicados implica a perda do direito a esse subsídio extraordinário.

O valor ronda os 343 euros quando o desempregado vive sozinho ou os 428,9 euros quando vive com familiares. Desde que esta medida entrou em vigor, já foram notificadas pela Segurança Social 41.812 pessoas, das quais 16.007 apresentaram requerimento.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.