Submarinos russos vão ser equipados com “torpedos do Juízo Final”

Ministério da Defesa da Rússia

Submarino russo com drones nucleares Poseidon

Os submarinos das frotas do Norte e do Pacífico da Marinha russa deverão brevemente contar com 32 drones nucleares Poseidon, conhecidos como “torpedos do Juízo Final”, capazes de destruir completamente cidades costeiras.

Segundo revela o portal Russkoe Oruzhie, cada uma das frotas russas receberá dois submarinos, que poderão transportar até oito drones Poseidon cada, prevendo-se que o número total de drones deste tipo atinja as 32 unidades.

Espera-se também que o novo submarino nuclear russo Khabarovsk, actualmente em desenvolvimento, venha também a ser equipado com drones nucleares Poseidon, conhecidos como “o torpedo do Juízo Final” devido à sua potência.

A nova arma russa consegue mover-se debaixo de água a uma profundidade de até mil metros, e alcança uma velocidade de 200 km/h graças a um mecanismo de propulsão que cria à sua volta uma cavidade de ar que reduz a resistência da água.

O Poseidon é capaz de efectuar manobras, mudando a sua trajectória ou alterando a profundidade, tornando a sua intercepção praticamente impossível. É propulsionado por um reactor nuclear, e deverá vir a ser equipado com uma ogiva termonuclear de 100 megatoneladas, o que lhe permitiria a destruição completa de cidades costeiras.

De acordo com o físico norte-americano Rex Richardson, em entrevista ao Business Insider, a explosão de um drone subaquático Poseidon poderia causar um tsunami comparável em força destrutiva ao que atingiu o Japão em 2011.

Analistas ocidentais que avaliaram recentemente as possíveis consequências do uso de drone subaquático nuclear russo, destacam as suas capacidades de combate, considerando que as mesmas devem causar “preocupações genuínas” aos especialistas militares norte-americanos.

Depois de, nos anos que se seguiram ao fim da Guerra Fria, ter aparentemente deixado que as suas forças armadas se tornassem obsoletas, a Rússia parece agora apostada em mostrar ao Mundo o seu poderio militar – juntando ao míssil hipersónico “invencível” , que testou com sucesso em dezembro, uma nova arma capaz de nos levar ao fim do Mundo.

PARTILHAR

RESPONDER

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …

Rio diz ser preocupante "notória desvalorização" que PS faz do ministro das Finanças

O líder do PSD disse, esta sexta-feira, ser preocupante a "notória desvalorização" que o Governo tem feito do ministro da Finanças, apontando como exemplo as novas regras de contratação nas PPP. "Temos assistido nos últimos dias …

Morreu a indiana que foi queimada quando ia a caminho do tribunal

A suposta vítima de violação, que foi incendiada a caminho de uma audiência de tribunal, morreu, esta sexta-feira, num hospital de Nova Deli. A mulher foi atacada por um grupo de homens na cidade de Unnao, no …

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …

Homem fez-se passar por assessor de Marcelo para roubar donativos para Pedrógão

Um homem fez-se passar por assessor de Marcelo Rebelo de Sousa tentar enganar os donos do Grupo Solverde e da Casa Ermelinda Freitas, pedindo dinheiro para as vítimas de Pedrógão Grande, que foi devorada pelas …

PCP quer referendo à regionalização em 2021

O líder parlamentar comunista anunciou, esta sexta-feira, a entrega no Parlamento de um projeto de resolução com o calendário da criação das regiões administrativas em 2021, incluindo um referendo entre abril e junho daquele ano. "PS, …