Submarino soviético da 2ª Guerra Mundial encontrado no mar Báltico

(CC0/PD) Sputnik News

Os submarinos classe-S foram responsáveis por um 1/3 dos afundamentos da armada soviética durante a II Guerra Mundial

Marinheiros da Frota do Báltico da Marinha da Rússia descobriram um submarino soviético afundado no mar Báltico durante a II Guerra Mundial.

“A tripulação do caça-minas Aleksandr Obukhov da Frota do Báltico encontrou um submarino no fundo do mar Báltico. É possível que seja o submarino S-12 da Marinha Soviética, afundado durante a II Guerra Mundial”, informou o capitão-de-mar-e-guerra Roman Martov, porta-voz da Marinha da Rússia.

Martov acrescentou que, seguindo instruções do Ministério da Defesa da Rússia, a Frota do Báltico está a trabalhar para localizar e examinar os navios de guerra da Marinha Soviética afundados durante a II Guerra Mundial.

Os submarinos ofensivos classe-S, ou Srednyaya, faziam parte da frota submarina da União Soviética durante a Grande Guerra pela Pátria, nome dado pelos soviéticos à frente da II Guerra Mundial em que estiveram envolvidos. Estes submarinos foram responsáveis por um terço dos afundamentos conseguidos pela armada soviética.

De acordo com informações de arquivo, de setembro a novembro de 1942 o submarino diesel-eléctrico S-12 fez uma viagem de 62 dias, tendo registado inúmeras falhas mecânicas e falta de formação adequada da tripulação a bordo, além de ter sido alvo de bombardeamento por navios e aviões finlandeses.

Antes de desaparecer, o S-12 disparou todos os seus torpedos. Em 30 de julho de 1943, o submarino tentou atravessar um campo minado com redes anti-submarino. A partir daí, não há mais notícias da embarcação, e o S-12 entrou para a lista dos cinco submarinos soviéticos afundados em 1943.

Recentemente, oficiais da Marinha da Rússia estudaram documentos com as possíveis coordenadas da localização do S-12 no golfo da Finlândia, perto da ilha de Bolshoy Tyuters.

Depois de um estudo mais aprofundado, que recorreu a equipamento moderno de rastreamento, a tripulação do Aleksandr Obukhov encontrou,  a uma profundidade de 70 metros, o submarino afundado.

Após uma análise adicional, foi constatado que a aparência exterior e o armamento do submarino encontrado correspondem aos submarinos soviéticos da série S. “A Frota do Báltico planeia agora realizar treinos com equipamento específico para obter uma identificação final do submarino encontrado”, adiantou Roman Martov.

Avatar ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia fala em terrorismo

Um homem esfaqueou, esta quarta-feira, um grupo de pessoas na vila de Vetlanda, na Suécia. Há pelo menos oito feridos, que foram transportados para o hospital, e as autoridades policiais suspeitam de um “ataque terrorista”. O …

China testa moeda digital nacional nas principais cidades

A mudança para a moeda digital dá aos governos mais controle sobre o seu dinheiro. É o que procura a China, onde o Executivo está a testar a eCNY, lançada em 2020, em cidades como …

TdC dá luz verde a Linha Rosa e prolongamento da Amarela do Metro do Porto

O Tribunal de Contas (TdC) deu luz verde às empreitadas de construção da Linha Rosa do Metro do Porto e de prolongamento da linha Amarela até Vila d’ Este, em Gaia, disse esta quarta-feira à …

Presidência Trump deixou democracia dos EUA ao nível do Panamá e da Roménia

Um novo recuo de direitos políticos e liberdades no final da presidência de Donald Trump deixou os Estados Unidos ao nível da Roménia e do Panamá, segundo a organização não-governamental Freedom House. No último ano da …