Submarino soviético da 2ª Guerra Mundial encontrado no mar Báltico

(CC0/PD) Sputnik News

Os submarinos classe-S foram responsáveis por um 1/3 dos afundamentos da armada soviética durante a II Guerra Mundial

Marinheiros da Frota do Báltico da Marinha da Rússia descobriram um submarino soviético afundado no mar Báltico durante a II Guerra Mundial.

“A tripulação do caça-minas Aleksandr Obukhov da Frota do Báltico encontrou um submarino no fundo do mar Báltico. É possível que seja o submarino S-12 da Marinha Soviética, afundado durante a II Guerra Mundial”, informou o capitão-de-mar-e-guerra Roman Martov, porta-voz da Marinha da Rússia.

Martov acrescentou que, seguindo instruções do Ministério da Defesa da Rússia, a Frota do Báltico está a trabalhar para localizar e examinar os navios de guerra da Marinha Soviética afundados durante a II Guerra Mundial.

Os submarinos ofensivos classe-S, ou Srednyaya, faziam parte da frota submarina da União Soviética durante a Grande Guerra pela Pátria, nome dado pelos soviéticos à frente da II Guerra Mundial em que estiveram envolvidos. Estes submarinos foram responsáveis por um terço dos afundamentos conseguidos pela armada soviética.

De acordo com informações de arquivo, de setembro a novembro de 1942 o submarino diesel-eléctrico S-12 fez uma viagem de 62 dias, tendo registado inúmeras falhas mecânicas e falta de formação adequada da tripulação a bordo, além de ter sido alvo de bombardeamento por navios e aviões finlandeses.

Antes de desaparecer, o S-12 disparou todos os seus torpedos. Em 30 de julho de 1943, o submarino tentou atravessar um campo minado com redes anti-submarino. A partir daí, não há mais notícias da embarcação, e o S-12 entrou para a lista dos cinco submarinos soviéticos afundados em 1943.

Recentemente, oficiais da Marinha da Rússia estudaram documentos com as possíveis coordenadas da localização do S-12 no golfo da Finlândia, perto da ilha de Bolshoy Tyuters.

Depois de um estudo mais aprofundado, que recorreu a equipamento moderno de rastreamento, a tripulação do Aleksandr Obukhov encontrou,  a uma profundidade de 70 metros, o submarino afundado.

Após uma análise adicional, foi constatado que a aparência exterior e o armamento do submarino encontrado correspondem aos submarinos soviéticos da série S. “A Frota do Báltico planeia agora realizar treinos com equipamento específico para obter uma identificação final do submarino encontrado”, adiantou Roman Martov.

PARTILHAR

RESPONDER

China. Cientistas testam vacina contra a SIDA em seres humanos

Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da sida, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste género atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa …

Empresa de Sérgio Ramos multada em 250 mil euros por cortar dezenas de árvores ilegalmente

A cidade de Alcobendas, em Espanha, decidiu em sessão plenária extraordinária multar a empresa Aguileña de Inversiones SA, veiculada ao futebolista Sérgio Ramos, em 250.000 euros devido ao abate ilegal de dezenas de árvores. Segundo escreve a …

Postal enviado de Hong Kong em 1993 chegou aos Estados Unidos esta semana

Uma norte-americano recebeu, esta semana, um postal oriundo de Hong Kong e datado de 1993 em perfeitas condições de preservação. Agora, falta encontrar os verdadeiros destinatários. Tal como conta a emissora norte-americana CNN, a mulher, Kim …

Além de programas e subscritores, Netflix está a perder (sobretudo) confiança

A Netflix apresentou, neste segundo semestre do ano, um crescimento global aquém das expectativas e, pela primeira vez, assistiu a uma perda de subscritores naquele que é o seu principal mercado. Estes resultados não agradaram …

Criança descobre fóssil de crocodilo gigante pré-histórico que habitou Amazónia

O rapaz de onze anos estava a pescar com o pai, nas margens brasileiras do rio Acre, quando descobriu a mandíbula de um crocodilo gigante pré-histórico que habitou a Amazónia há oito milhões de anos. Uma …

Protestos, detidos e estado de emergência. Um super-telescópio está a agitar o Havai

Centenas de manifestantes estão reunidos, na base da montanha Mauna Kea, no Havai, para contestar a construção no seu pico de um super-telescópio, avaliado em mil milhões de dólares. Segundo o Washington Post, os anciãos havaianos, conhecidos …

A Brienne de A Guerra dos Tronos propôs-se a um Emmy. E conseguiu a nomeação

A atriz Gwendoline Christie, que interpreta a cavaleira Brienne of Tarth em A Guerra dos Tronos, propôs-se a um Emmy depois de a produtora HBO não a ter indicado para os maiores prémios da televisão. Christie …

Espiões nos recreios das escolas para ver se as crianças falavam Catalão

O Governo regional da Catalunha autorizou que elementos de uma organização não governamental se introduzissem nos recreios das escolas para aferirem se as crianças e os professores falavam Catalão ou Espanhol. A iniciativa foi levada a …

Bill Gates já não é o segundo homem mais rico do mundo

O fundador da Microsoft, Bill Gates, já não é o segundo homem mais rico do mundo. Segundo o ranking elaborado pela Bloomberg, o empresário foi destronado pelo francês Bernard Arnaut, dono da empresa de artigos …

Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares. O incidente …