Submarino soviético da 2ª Guerra Mundial encontrado no mar Báltico

(CC0/PD) Sputnik News

Os submarinos classe-S foram responsáveis por um 1/3 dos afundamentos da armada soviética durante a II Guerra Mundial

Marinheiros da Frota do Báltico da Marinha da Rússia descobriram um submarino soviético afundado no mar Báltico durante a II Guerra Mundial.

“A tripulação do caça-minas Aleksandr Obukhov da Frota do Báltico encontrou um submarino no fundo do mar Báltico. É possível que seja o submarino S-12 da Marinha Soviética, afundado durante a II Guerra Mundial”, informou o capitão-de-mar-e-guerra Roman Martov, porta-voz da Marinha da Rússia.

Martov acrescentou que, seguindo instruções do Ministério da Defesa da Rússia, a Frota do Báltico está a trabalhar para localizar e examinar os navios de guerra da Marinha Soviética afundados durante a II Guerra Mundial.

Os submarinos ofensivos classe-S, ou Srednyaya, faziam parte da frota submarina da União Soviética durante a Grande Guerra pela Pátria, nome dado pelos soviéticos à frente da II Guerra Mundial em que estiveram envolvidos. Estes submarinos foram responsáveis por um terço dos afundamentos conseguidos pela armada soviética.

De acordo com informações de arquivo, de setembro a novembro de 1942 o submarino diesel-eléctrico S-12 fez uma viagem de 62 dias, tendo registado inúmeras falhas mecânicas e falta de formação adequada da tripulação a bordo, além de ter sido alvo de bombardeamento por navios e aviões finlandeses.

Antes de desaparecer, o S-12 disparou todos os seus torpedos. Em 30 de julho de 1943, o submarino tentou atravessar um campo minado com redes anti-submarino. A partir daí, não há mais notícias da embarcação, e o S-12 entrou para a lista dos cinco submarinos soviéticos afundados em 1943.

Recentemente, oficiais da Marinha da Rússia estudaram documentos com as possíveis coordenadas da localização do S-12 no golfo da Finlândia, perto da ilha de Bolshoy Tyuters.

Depois de um estudo mais aprofundado, que recorreu a equipamento moderno de rastreamento, a tripulação do Aleksandr Obukhov encontrou,  a uma profundidade de 70 metros, o submarino afundado.

Após uma análise adicional, foi constatado que a aparência exterior e o armamento do submarino encontrado correspondem aos submarinos soviéticos da série S. “A Frota do Báltico planeia agora realizar treinos com equipamento específico para obter uma identificação final do submarino encontrado”, adiantou Roman Martov.

PARTILHAR

RESPONDER

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …