Submarino soviético da 2ª Guerra Mundial encontrado no mar Báltico

(CC0/PD) Sputnik News

Os submarinos classe-S foram responsáveis por um 1/3 dos afundamentos da armada soviética durante a II Guerra Mundial

Marinheiros da Frota do Báltico da Marinha da Rússia descobriram um submarino soviético afundado no mar Báltico durante a II Guerra Mundial.

“A tripulação do caça-minas Aleksandr Obukhov da Frota do Báltico encontrou um submarino no fundo do mar Báltico. É possível que seja o submarino S-12 da Marinha Soviética, afundado durante a II Guerra Mundial”, informou o capitão-de-mar-e-guerra Roman Martov, porta-voz da Marinha da Rússia.

Martov acrescentou que, seguindo instruções do Ministério da Defesa da Rússia, a Frota do Báltico está a trabalhar para localizar e examinar os navios de guerra da Marinha Soviética afundados durante a II Guerra Mundial.

Os submarinos ofensivos classe-S, ou Srednyaya, faziam parte da frota submarina da União Soviética durante a Grande Guerra pela Pátria, nome dado pelos soviéticos à frente da II Guerra Mundial em que estiveram envolvidos. Estes submarinos foram responsáveis por um terço dos afundamentos conseguidos pela armada soviética.

De acordo com informações de arquivo, de setembro a novembro de 1942 o submarino diesel-eléctrico S-12 fez uma viagem de 62 dias, tendo registado inúmeras falhas mecânicas e falta de formação adequada da tripulação a bordo, além de ter sido alvo de bombardeamento por navios e aviões finlandeses.

Antes de desaparecer, o S-12 disparou todos os seus torpedos. Em 30 de julho de 1943, o submarino tentou atravessar um campo minado com redes anti-submarino. A partir daí, não há mais notícias da embarcação, e o S-12 entrou para a lista dos cinco submarinos soviéticos afundados em 1943.

Recentemente, oficiais da Marinha da Rússia estudaram documentos com as possíveis coordenadas da localização do S-12 no golfo da Finlândia, perto da ilha de Bolshoy Tyuters.

Depois de um estudo mais aprofundado, que recorreu a equipamento moderno de rastreamento, a tripulação do Aleksandr Obukhov encontrou,  a uma profundidade de 70 metros, o submarino afundado.

Após uma análise adicional, foi constatado que a aparência exterior e o armamento do submarino encontrado correspondem aos submarinos soviéticos da série S. “A Frota do Báltico planeia agora realizar treinos com equipamento específico para obter uma identificação final do submarino encontrado”, adiantou Roman Martov.

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …