Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros uma visão panorâmica do mundo aquático, irá explorar o oceano em grande profundidade.

O Triton 13000/2 Titanic Explorer será o submarino com bolha de acrílico com capacidade para atingir maior profundidade já construído – esta irá permitir que os passageiros consigam observar tudo o que os rodeia durante a viagem.

O veículo será capaz de mergulhar até 4.000 m de profundidade, tornando-se ao único veículo de esfera transparente que pode levar os passageiros até ao local do naufrágio do Titanic (a cerca de 3.800 m de profundidade).

Em 2019, o TE fez parte de uma missão de exploração que visitou os destroços do Titanic, mas para isso foi necessário usar o monstruoso submarino 36000/2 que tem um casco de esfera de titânio.

No entanto, agora há a possibilidade de visitar o local do naufrágio mais famoso do mundo a bordo de um submarino com bolha transparente, o que permite aos passageiros visualizar tudo à sua volta.

Além disso, o submarino tem outro ponto bastante apelativo: um conjunto de enormes asas articuladas que saem do topo. Estas são capazes de se dobrar contra as laterais da bolha para que se crie uma forma hidrodinâmica escorregadia que ajuda a subir ou a descer dentro de água, o que significa que a viagem até as profundezas do oceano pode demorar apenas duas horas.

As asas são ainda equipadas com luzes, dando ao passageiro a capacidade de tirar fotografias ou fazer vídeos. “De que adianta descer se não se consegue ver nada quando chegamos lá? Por isso mesmo, desenvolvemos as asas de gaivota”, explicou um dos engenheiros da empresa.

Estas também contêm as unidades de propulsão do submarino, sendo que se o submarino estiver perto do fundo do mar, ou de um naufrágio delicado, pode aumentar a largura dos propulsores antes de se mover.

Um outro recurso de funcionamento do submarino permite que este faça “curvas suaves”, detete objetos, ou deslize em direção a um alvo de forma controlada, sem usar propulsores, de modo a não perturbar a vida selvagem ou introduzir ruídos numa gravação de vídeo.

Segundo o New Atlas, o Titanic Explorer terá capacidade para uma bateria que suporta uma expedições de duas pessoas com uma duração de mais de 12 horas. O veículo usa quatro propulsores elétricos principais e quatro auxiliares de acionamento direto.

“As pessoas estão a começar a pensar em submarinos e na exploração dos oceanos de uma maneira totalmente nova, por isso estamos entusiasmados em trazer esta tecnologia”, conclui Patrick Lahey, co-fundador da Triton.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir. A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços …

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …