Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial dá à costa em França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram numa praia em Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 pode agora ser vista quando a maré está baixa.

Desde o passado mês de dezembro que duas peças do submarino alemão UC-61, uma com cerca de oito metros e outra com cerca de três metros de comprimento, aparecem na praia de Wissant sempre que a maré recua.

“Todos os moradores de Wissant sabem que há aqui um submarino aqui. Mas durante a maior parte do tempo os destroços não estão visíveis. É nunca estiveram tão expostos“, diz o guia turístico Vincent Schmitt.

A embarcação da Marinha imperial alemã, que combateu na Primeira Guerra Mundial,  tinha 50 metros de comprimento, e chegou em julho de 1917 à costa francesa.

O submarino tinha como missão afundar navios mercantes inimigos e, segundo a historiadora Isabelle Delumeau, terá mesmo chegado a afundar uma embarcação de guerra. Antes de se render às autoridades francesas, a tripulação, composta por cerca de 20 pessoas, explodiu o submarino.

Os destroços de submarinos da I Guerra Mundial não são muito numerosos e ainda não muito conhecidos. Esta é, portanto, uma oportunidade muito rara de mos aproximarmos de um submarino da Primeira Guerra”, afirma Delumeau.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Wissant, Bernard Bracq, os destroços ficam visíveis durante um curto espaço de tempo, a cada dois ou três anos, dependendo das marés e do vento, que fazem com que a areia se mova. “Uma boa rajada de vento e os destroços vão desaparecer novamente“, alerta o autarca.

As autoridades locais não pretendem desenterrar a embarcação, alegando que não representa perigo para a população local. E enquanto o submarino centenário não desaparece novamente, os turistas apressam-se a chegar ao local – à procura de uma oportunidade de ver o que resta de um submarino com mais de 100 anos.

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …