/

Subida do desemprego é a mais grave desde a troika: dura há quase um ano

9

Paulo Novais / Lusa

Ciclo de subida de desemprego mantém-se desde novembro de 2022 — o maior ciclo de agravamento desde a troika. São os mais jovens, em particular, que se encontram novamente entre os mais afetados. 

É um ciclo de subida que dura há quase um ano, de acordo com os novos dados oficiais apurados até setembro, divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O novo relatório confirma que já se acumulam 11 meses seguidos — desde novembro de 2022 — de aumento no capítulo do desemprego. E são os jovens, em particular, que se encontram novamente entre os mais afetados.

Este cenário será o maior ciclo de agravamento de desemprego desde o passado recente de dificuldades económicas severas que levaram à intervenção externa da troika e à implementação de medidas de austeridade pelo governo do PSD-CDS, relembra o Dinheiro Vivo.

Nessa altura, o agravamento do desemprego durou quatro anos e meio — entre o início de 2009 e meados de 2013 — sem interrupção.

Números mais recentes do IEFP também revalidam este cenário: a subida do desemprego não era tão agressiva desde a troika — no final dos primeiros nove meses deste ano, estava a aumentar a um ritmo que ultrapassava já os 4%. Sem contar com o auge da pandemia, a atual subida homóloga acumulada do desemprego registado pelo IEFP é a pior desde julho de 2013.

É no alojamento e restauração (mais 1254 casos), nas atividades imobiliárias (mais 8587 desempregados), na indústria do couro (mais 969) e nas fábricas de vestuário (mais 1137 casos) que se registam os maiores aumentos de desemprego.

No entanto, a economia ainda tem a capacidade de gerar empregos — em termos homólogos subiu 1,2% face a setembro de 2022.

Mas há um problema novo: o volume de emprego caiu entre agosto e setembro, algo que é bastante raro de acontecer nesta altura do ano.

Esta situação, destacada após análise dos dados do INE pelo Dinheiro Vivo, sugere uma tendência desfavorável no mercado de trabalho português.

ZAP //

9 Comments

  1. Gostava de saber como é que a Presidência, o Governo, e os partidos políticos que se encontram na Assembleia da República (AR) pretendem dar trabalho aos Portugueses que querem trabalhar e qual o plano para dar início ao desenvolvimento integral da Pátria.
    Não existe trabalho nem economia em Portugal desde 2012, foram dois dos sectores destruídos pelas más políticas intencionais do XIXº Governo liderado pelo ex-Primeiro-Ministro, Pedro Coelho, e que têm continuidade nos Governos do Sr.º Primeiro-Ministro, António Costa.
    A gigantesca crise económica que tem vindo a ser adiada desde 2020 assim como a implosão da união europeia (ue) que se encontra falida, já não será possível de conter, e até agora nem a Presidência, nem o Governo, nem os partidos políticos na Assembleia da República (AR) foram capazes de apresentar uma estratégia para limitar o choque e danos que serão causados pela crise económica.

  2. O governo não tem que dar trabalho a ninguém. Isso era na URSS e viu-se o resultado. Deixe de lado as palas ideológicas pk o PS governou a grande maioria dos anos desde o 25 de abril.

  3. Acho muito miope culpar Passos Coelho pelo desemprego.
    A crise que forçou a chamada da troika e mudança do governo em Portugal para PSD foi por culpa do PS.
    Anos de governo PS levou o pais ao limiar de banca rota, sem capacidade para obter financiamento para pagar as despesas.
    Isto por si só devia ser a principal razão para apontar o estado actual do pais.

    .. o governo gasta mais que a receita que tem dos impostos
    .. aumento de impostos\colecta, geralmente para tapar crise como o caso PSD\CDS empurrado pela troika
    .. economia desequilibra se
    .. desemprego

    Estamos a entrar no mesmo ciclo, desta vez sem troika mas porque os impostos subiram com governo PS sem restante melhoria na infraestrutura e alivio à economia real
    A economia não cresce e o desemprego aparece.

    E em Portugal ainda há quem acho que é o governo que tem de dar empregos…
    O papel do governo é decidir legislação e não se intrometer na economia
    O governo tem de dinamizar o mercado e descer impostos tornando mais atrativo empregar e criar empresas, só assim isto avança.
    Devia se seguir parte do exemplo irlandes, abaixo de 4% de desemprego e economia forrte algo de bom devem ter feito

  4. Digam o que disserem os únicos Culpados são o PS e o PSD porque desde que governam e são os únicos é só desvios de dinheiro para os Amigos e Tachos.
    Em relação a Agricultura o Grande Culpado foi A Mumia do Cavaco Silva que acabou com a Agricultura e Pescas.Talvez criando universidades para novos agricultores e começando a desenvolver o Alentejo seja uma boa Opção , conheço muita gente que disse que se pudesse trabalhava na Agricultura.

  5. o desemprego vai continuar aumentar porque o OE 2024 não tem uma vertente de alavancagem da economia e portanto não havendo uma politica de desagravamento fiscal para as empresas não haverá empresários a arriscar o seu capital.

  6. a troika e as medidas a aplicar foram negociados pelo governo PS e seu 1 ministro Socrates. PSD limitou-se a implementar.
    devemos dizer as coisas como são e não tentar subverter as narrativas!

  7. O que acho estranho é que não se faça a correlação entre o aumento brutal de imigrantes que trabalham no mercado do “salário mínimo” e o aumento exponencial do desemprego nestes sectores…

  8. O PUAR não quer saber dos portugueses, ele está interessado em povoar o país com judeus e outros estrangeiros que fogem da guerra nos seus países provocadas pela OTAN.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.