Nos últimos três anos, uma equipa liderada pelo ex-diretor de robótica da Google, Aaron Edsinger, trabalhou secretamente num robô auxiliar, que se encarrega de algumas tarefas domésticas.
Recentemente, nasceu o Strecht, o robô que ajuda em algumas tarefas domésticas desenvolvido pelo antigo diretor de robótica da Google, Aaron Edsinger.
O Strecht tem um braço robótico, que pode estender-se ao longo de 52cm, está unido a uma base com rodas, muito semelhante a um robô aspirador. A máquina, que recebeu este nome graças ao seu “alcance extraordinário”, pode ser programada para realizar algumas tarefas domésticas, como tirar a roupa da máquina de secar ou aspirar.
Além disso, o robô, de 141 centímetros de altura e 23 kg, possui uma câmara 3D, um telémetro a laser e um computador embutido com cérebros de processamento Intel Core i5, 16 GB de RAM e 500 GB de armazenamento SSD.
Apesar de já ter um custo definido de 18 mil dólares, o robô ainda não está pronto para entrar no mercado. Para o pai Aaron Edsinger, falta aprimorar algumas definições e adicionar algumas melhorias.
“O design permite várias aplicações, como ajudar uma pessoa idosa em casa”, explicou Edsinger, em comunicado citado pelo Daily Mail. Pode, também, ser uma valiosa ajuda para aceder às “prateleiras de um supermercado ou para remover superfícies potencialmente infecciosas no local de trabalho”. No fundo, trata-se de “uma plataforma que oferece a investigadores um novo horizonte no futuro”.
A Hello Robot refere que o Stretch é o primeiro “manipulador móvel capaz de manobrar facilmente em casa ou no local de trabalho” e “pode ser transportado na mala de um carro”.