Ex-diretor de robótica da Google desenvolveu o Strecht, o robô que se encarrega de tarefas domésticas

Nos últimos três anos, uma equipa liderada pelo ex-diretor de robótica da Google, Aaron Edsinger, trabalhou secretamente num robô auxiliar, que se encarrega de algumas tarefas domésticas.

Recentemente, nasceu o Strecht, o robô que ajuda em algumas tarefas domésticas desenvolvido pelo antigo diretor de robótica da Google, Aaron Edsinger.

O Strecht tem um braço robótico, que pode estender-se ao longo de 52cm, está unido a uma base com rodas, muito semelhante a um robô aspirador. A máquina, que recebeu este nome graças ao seu “alcance extraordinário”, pode ser programada para realizar algumas tarefas domésticas, como tirar a roupa da máquina de secar ou aspirar.

Além disso, o robô, de 141 centímetros de altura e 23 kg, possui uma câmara 3D, um telémetro a laser e um computador embutido com cérebros de processamento Intel Core i5, 16 GB de RAM e 500 GB de armazenamento SSD.

Apesar de já ter um custo definido de 18 mil dólares, o robô ainda não está pronto para entrar no mercado. Para o pai Aaron Edsinger, falta aprimorar algumas definições e adicionar algumas melhorias.

O design permite várias aplicações, como ajudar uma pessoa idosa em casa”, explicou Edsinger, em comunicado citado pelo Daily Mail. Pode, também, ser uma valiosa ajuda para aceder às “prateleiras de um supermercado ou para remover superfícies potencialmente infecciosas no local de trabalho”. No fundo, trata-se de “uma plataforma que oferece a investigadores um novo horizonte no futuro”.

A Hello Robot refere que o Stretch é o primeiro “manipulador móvel capaz de manobrar facilmente em casa ou no local de trabalho” e “pode ser transportado na mala de um carro”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …

Após o Brexit, a União Europeia prepara-se para restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

Política, economia e agora cultura. Depois do Reino Unido ter saído da União Europeia, a organização prepara-se para diminuir a quantidade de filmes e séries britânicas disponíveis nas estações de televisão e nos serviços de …