Stephen Hawking internado em Itália

NASA

O físico Stephen Hawking

O físico Stephen Hawking

O físico britânico Stephen Hawking, de 74 anos, foi internado esta sexta-feira no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, para a realização de exames.

Não há informações detalhadas sobre o estado de saúde de Stephen Hawking, mas a iniciativa de procurar um centro hospitalar terá partido dele próprio.

Segundo a agência Reuters, o seu estado não é grave. O Hospital Agostino Gemelli, considerado um dos melhores em Itália, é a unidade hospitalar onde os papas são tratados.

No início da semana, o cientista, um ateu declarado, foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano. Hawking está em Roma para participar na assembleia plenária da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, que discute os impactos da ciência sobre a sociedade e o meio ambiente.

O físico – que comunica através de um sintetizador de voz – sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença que o imobilizou numa cadeira de rodas.

A sua vida foi retratada no filme “A Teoria de Tudo”, que rendeu a Eddie Redmayne o Óscar de melhor actor.

A semana passada, o consagrado astrofísico, por muitos considerado o “Einstein do nosso tempo”, lançou o alerta de que, na sua opinião, o Apocalipse pelo impacto de asteróide vai mesmo acontecer – apenas não sabemos quando.

Hawking já tinha avisado que a humanidade se pode autodestruir nos próximos 100 anos, e realça agora que os “asteróides pesados” existentes no espaço são uma perigosa ameaça para a nossa espécie.

ZAP / Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica confirma saída de Salvio para o Boca. "Chorei como um bebé"

O extremo Eduardo Salvio transferiu-se do Benfica para o Boca Juniors, na Argentina, num negócio esta quinta-feira oficializado pelo clube da Luz, que não revelou os valores envolvidos. O argentino esteve oito temporadas no Benfica, as …

"É preciso reduzir os impostos às pessoas, nomeadamente aos salários, e taxar o carbono"

Para António Guterres, a "vontade política esmoreceu" depois do Acordo de Paris aprovado em 2015. Entre medidas propostas em prol do clima, o Secretário-Geral das Nações Unidas fala em "acabar com subsídios aos combustíveis fósseis". António …

Costa: Marcelo não se recandidatar seria "incompreensível para 80% dos portugueses"

O secretário-geral do PS, António Costa, declarou esta sexta-feira que uma eventual não recandidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa seria "incompreensível para 80% dos portugueses" e adiantou que Eduardo Ferro Rodrigues voltará a ser …

Há mais de 600 edifícios condenados à demolição (e trazem custos para o cidadão)

Nos últimos dez anos, centenas de construções de todo o país foram listadas para demolir. Destas, faltam destruir atualmente mais de 600, segundo um levantamento citado esta sexta-feira pelo Correio da Manhã. Questões de segurança, ilegalidades …

Nepotismo e "filé mignon". Bolsonaro admite beneficiar filho para cargo diplomático

O presidente brasileiro admitiu, na quinta-feira, que "pretende beneficiar" o terceiro filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, indicado para embaixador nos Estados Unidos, mas garantiu tratar-se apenas de uma estratégia de política externa. "Pretendo beneficiar um filho …

Ministério Público investiga ajustes diretos da Câmara do Porto a sociedade de advogados

A Câmara Municipal do Porto (CMP) diz que o valor dos contratos com a sociedade de advogados é de apenas 218 mil euros, e não meio milhão de euros como foi noticiado esta semana. O Ministério …

Lista de grande devedores. Deputados de mãos atadas pelo sigilo bancário

Depois de um esforço hercúleo para conseguir acesso à lista dos grandes devedores da banca, os deputados veem-se agora incapacitados devido ao sigilo bancário e ao fim da legislatura. A lista dos grandes devedores em incumprimento …

Costa promete baixar impostos à classe média (e prefere que Centeno não vá para o FMI)

Mais deduções e mais escalões de IRS para baixar os impostos para as famílias com os filhos e a classe média. Eis o que António Costa promete na antecâmara das eleições legislativas, numa entrevista onde …

Contadores de luz inteligentes acabam com leitura por estimativa

A EDP quer generalizar a instalação de contadores de eletricidade inteligentes. Esta tecnologia vai pôr fim à leitura por estimativa, que era razão de queixa de vários clientes. Os contadores inteligentes vão permitir pôr um fim …

Contas do Metro de Lisboa podem ter “buraco” de três mil milhões, alerta auditoria

As contas do Metropolitano de Lisboa (ML) referentes a 2018, enviadas esta quinta-feira pela empresa pública à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), podem evidenciar um eventual "buraco" de quase três mil milhões de …