Stephen Hawking internado em Itália

NASA

O físico Stephen Hawking

O físico Stephen Hawking

O físico britânico Stephen Hawking, de 74 anos, foi internado esta sexta-feira no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, para a realização de exames.

Não há informações detalhadas sobre o estado de saúde de Stephen Hawking, mas a iniciativa de procurar um centro hospitalar terá partido dele próprio.

Segundo a agência Reuters, o seu estado não é grave. O Hospital Agostino Gemelli, considerado um dos melhores em Itália, é a unidade hospitalar onde os papas são tratados.

No início da semana, o cientista, um ateu declarado, foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano. Hawking está em Roma para participar na assembleia plenária da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, que discute os impactos da ciência sobre a sociedade e o meio ambiente.

O físico – que comunica através de um sintetizador de voz – sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença que o imobilizou numa cadeira de rodas.

A sua vida foi retratada no filme “A Teoria de Tudo”, que rendeu a Eddie Redmayne o Óscar de melhor actor.

A semana passada, o consagrado astrofísico, por muitos considerado o “Einstein do nosso tempo”, lançou o alerta de que, na sua opinião, o Apocalipse pelo impacto de asteróide vai mesmo acontecer – apenas não sabemos quando.

Hawking já tinha avisado que a humanidade se pode autodestruir nos próximos 100 anos, e realça agora que os “asteróides pesados” existentes no espaço são uma perigosa ameaça para a nossa espécie.

ZAP / Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …