Stephen Hawking internado em Itália

NASA

O físico Stephen Hawking

O físico Stephen Hawking

O físico britânico Stephen Hawking, de 74 anos, foi internado esta sexta-feira no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, para a realização de exames.

Não há informações detalhadas sobre o estado de saúde de Stephen Hawking, mas a iniciativa de procurar um centro hospitalar terá partido dele próprio.

Segundo a agência Reuters, o seu estado não é grave. O Hospital Agostino Gemelli, considerado um dos melhores em Itália, é a unidade hospitalar onde os papas são tratados.

No início da semana, o cientista, um ateu declarado, foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano. Hawking está em Roma para participar na assembleia plenária da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, que discute os impactos da ciência sobre a sociedade e o meio ambiente.

O físico – que comunica através de um sintetizador de voz – sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença que o imobilizou numa cadeira de rodas.

A sua vida foi retratada no filme “A Teoria de Tudo”, que rendeu a Eddie Redmayne o Óscar de melhor actor.

A semana passada, o consagrado astrofísico, por muitos considerado o “Einstein do nosso tempo”, lançou o alerta de que, na sua opinião, o Apocalipse pelo impacto de asteróide vai mesmo acontecer – apenas não sabemos quando.

Hawking já tinha avisado que a humanidade se pode autodestruir nos próximos 100 anos, e realça agora que os “asteróides pesados” existentes no espaço são uma perigosa ameaça para a nossa espécie.

ZAP / Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

Federação Portuguesa de Futebol condena jogadores por viciação de resultados

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou dois futebolistas e dois treinadores por manipulação de resultados no âmbito do caso "Jogo Duplo". O Público chama-lhe "uma decisão histórica". No âmbito do caso "Jogo …

Diferendo entre Galp/REN e ERSE pode custar 179 milhões de euros aos consumidores

As empresas de gás da Galp e da REN Portgás voltaram a impugnar as tarifas reguladas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e avançaram com o décimo processo judicial. Caso vençam, os clientes …

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …

Canadá. Trudeau luta por segundo mandato depois de meses de casos polémicos

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, corre o risco de perder a maioria nas legislativas de segunda-feira, tornando-se o primeiro chefe de governo canadiano apoiado por uma maioria parlamentar a falhar a reeleição desde 1935. Para …

Exumação de Francisco Franco já tem data marcada

Os restos mortais do ditador espanhol serão trasladados, esta quinta-feira, da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério Pardo, nos subúrbios da capital espanhola. Em comunicado, o Governo espanhol adianta que, esta quinta-feira, …

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …