Stephen Hawking diz que a Ciência explica o universo. Não há nenhum Deus

NASA

O físico britânico Stephen Hawking

O cientista britânico Stephen Hawking defende a importância de haver “licenciados com formação científica para garantir o desenvolvimento económico” e alertou para a dificuldade de os jovens optarem por carreiras científicas se os cortes no setor continuarem.

Num encontro organizado pelo diário espanhol El Mundo, o físico inglês deixou uma mensagem ao governo espanhol: “Não se pode incentivar os jovens a estudar carreiras científicas com cortes no campo da investigação“.

Stephen Hawking, que sofre de uma doença neuro-degenerativa desde os 21 anos, salientou na entrevista que gostaria de ser recordado pelo seu trabalho na cosmologia e nos buracos negros.

Também deixou claro a sua postura sobre a religião: “Antes de entendermos a ciência, o lógico era acreditar que Deus criou o Universo, mas agora a ciência oferece uma explicação mais convincente, não há nenhum Deus. Sou ateu”.

“A religião acredita nos milagres, mas estes não são compatíveis com a ciência”, acrescentou.

Sobre este tema, o cientista acredita que o homem irá acabar por entender a sua origem e a estrutura do universo.

“Na verdade, agora mesmo já estamos perto de alcançar esse objectivo. Na minha opinião, não há nenhum aspecto da realidade fora do alcance da mente humana”, disse.

O prestigiado científico, que usa um complexto sistema para comunicar através dos músculos do seu rosto, deverá intervir duas vezes no Festival Starmus: uma para explicar a sua teoria sobre como o Bosão de Higgs poderia causar a destruição do universo e outra para falar dos buracos negros. Segundo Hawking, também não há buracos negros.

Hawking intervém esta semana no Festival Starmus de Tenerife.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. “…Diz o insensato em seu coração: Não há Deus. Corromperam-se os homens, sua conduta é abominável, não há um só que faça o bem. (Salmo XIII; 1).

  2. “… dizem os crentes em sua ignorância: HÁ DEUS! Por isso os homens são integros, não se corrompem, não escravizam o outro homem sobre as mais diversas formas, naõ exploram o mais fraco, não praticam a pedófilia (incluindo na própria igreja), não ostentam o luxo, não se calam perante a fome no mundo, a sua conduta é imaculada, todos praticam o bem. E DEUS, assiste a isto impávido e sereno. (Realidade 2014:1)

    • Quão grande é a sapiência deste homem! Que mente tão brilhante e iluminada!
      Será porventura capaz de encontrar a cura para o seu atroz sofrimento, para o seu debilitado e miserável estado de saúde?

      “PORQUE A SABEDORIA DESTE MUNDO É LOUCURA DIANTE DE DEUS; POIS ESTÁ ESCRITO: ELE APANHA OS SÁBIOS NA SUA PRÓPRIA ASTÚCIA.” 1 coríntios 3:19

      Existe o livre-arbítrio, cada um decide o caminho que quer seguir, muitas vezes ignorando que:
      “SERÁ, PORÉM, QUE, SE NÃO DERES OUVIDOS À VOZ DO SENHOR TEU DEUS, PARA NÃO CUIDARES EM CUMPRIR TODOS OS SEUS MANDAMENTOS E OS SEUS ESTATUTOS, QUE HOJE TE ORDENO, ENTÃO VIRÃO SOBRE TI TODAS ESTAS MALDIÇÕES, E TE ALCANÇARÃO:
      deuteronômio 28:15
      (…) O SENHOR TE FERIRÁ COM ÚLCERAS MALIGNAS NOS JOELHOS E NAS PERNAS, DE QUE NÃO POSSAS SARAR, DESDE A PLANTA DO TEU PÉ ATÉ AO ALTO DA CABEÇA. deuteronômio 28:35 (…)

      O estado do mundo não é culpa de Deus, mas do Homem e das suas escolhas, o Homem é que decidiu afastar-se se Deus e ignorar a sua voz!

      Mesmo assim, ELE ama a sua criação e se o Homem quiser:
      “ELE É O QUE PERDOA TODAS AS TUAS INIQÜIDADES, QUE SARA TODAS AS TUAS ENFERMIDADES, salmos 103:3

      • Olha pra tuas palavras…suas não…do homem que escreveu este livro no qual você baseia suas atitudes….Se alguém aqui tem um estado miserável de saúde , mental, essa pessoa é você…essa pessoa do qual você comenta apesar de não ser tão “saudável” como você diz…possui uma mente única de um gênio, 3 filhos, passou por 2 casamentos, e continua nos contemplando com suas descobertas até hoje e continuará até seus ultimos dias, e você? Tão saudável e sã como o seu Deus lhe “permitiu” ser, o quê você tem a oferecer se não sua ideia doentia, iludida e cega de um Deus que lhe impuseram ????? Vai estudar, de verdade, larga esse gibi arcaico criado para manipular pessoas há séculos pelo império romano, saia dessa ilusão e abra seus olhos para o mundo real que você nunca conheceu…

      • Mas que DEUS TÃO TERRÍVEL!!!
        “(…) O SENHOR TE FERIRÁ COM ÚLCERAS MALIGNAS NOS JOELHOS E NAS PERNAS, DE QUE NÃO POSSAS SARAR, DESDE A PLANTA DO TEU PÉ ATÉ AO ALTO DA CABEÇA. deuteronômio 28:35 (…)”… Porra!!! Com um DEUS assim ninguém precisa de DIABOS!!!!!
        *** Não seria tudo tão mais fácil que esse DEUS fizesse o HOMEM de forma a não ter de o castigar justamente por uma falha na sua construção, construção por DEUS????
        É assim: Deus cria o Homem com capacidade de decisão, todavia se esse homem criado por esse DEUS não decidir com esse tal DEUS deseja que decida, vai castigo para cima do desgraçado.
        Óh pai do céu, se tu és pai, se és deus, se criaste tudo segundo a tua vontade, porque fizeste o homem mau? Para teres a primazia de o castigar?!
        POR FAVOR… POUPEM-ME!!!!
        A ALEXANDRA QUE ME DESCULPE, MAS ESSA TRETA DESSA CONVERSA QUE ESCREVEU, É MESMO CONVERSA DE BEATA!!!
        Quem escreveu afinal toda essa treta? Foi Deus? Não. Foi o homem -xico esperto- na tentativa de sair airoso na subjugação do próximo, em proveito próprio. REPARE-SE NA OESTENTAÇÃO DOS TEMPLOS RELIGIOSOS, E NA VIDA SEM DIFICULDADES (QUE NEM MINISTROS) DOS REPRESENTANTES DO TAL DEUS. ENTÃO E OS OUTROS?
        Falou-se em livre arbítrio. É livre arbítrio ter que decidir segundo a vontade de um DEUS???
        Falou-se em castigo do homem mau…Ok. E as criancinhas inocentes que sofrem e morrem… é castigo ou decisão infeliz de um DEUS que se está nas tintas para os prejuízos que causa??
        ÚNICO:
        deus não existe. deus é uma criação do homem com o intuito de servir de instrumento para a subjugação do próximo. O homem que mais pode é o que mais tem ou o que mais sabe. A forças das sociedades actuais reside nesses dois vectores, isolados ou em conjunto. Se não sabes e, ou, se não tens, nada vales para a sociedade. Isso não implica que, ainda assim, te sintas feliz e realizado […].
        Muito mais haveria de se dizer sobre este tema, mas isso é um caso de estudo e de discussão muito longo para este suporte.
        UM BEM HAJA A TODOS QUANTOS TIVERAM A CORAGEM E A PACIÊNCIA DE LER AS MINHAS PALAVRAS.

  3. Esse senhor é um obstinado. É um grande cientista, mas a sua arrogância impede-o de ver com clareza. Eu gostava de saber que bases cientificas tem esse senhor para afirmar com tanta convicção que Deus não existe, quando justamente existe investigação cientifica a comprovar que é impossível explicar a vida, a evolução, e o próprio universo sem uma inteligência criadora.
    Só mesmo sendo desonesto, ou um completo fanático materialista é que esse senhor continua a defender o que defende. parece que a arrogância deste homem é maior ainda que o seu QI.
    Eu costumo dizer: “eu não sou ateu, não tenho fé suficiente”. Em termos de fé, o Senhor Hawking é um crente materialista dos mais fervorosos…

  4. Agora é que eu gostei. As notícias científicas no ZAP normalmente recebem, em números redondos, 0 comentários! Fala-se num dos maiores cientistas dos nossos tempos. O título da notícia fala na negação da existência de Deus.

    E pronto caiu-lhes tudo aos pés! É só comentários a defender a ignorância do senhor e a existência de “deus”. Agora é que eu me ri!

  5. Deixai os crentes serem crentes! porque eles não são capazes de entender a ciência na sua actual plenitude.
    É normal e natural da mente humana, passar pela fase religiosa, de crente, de fé:
    Depois e com o estado actual da ciência, apenas alguns “conseguem” ser verdadeiramente introspectivos e questionar a sua religiosidade à luz da ciência.
    Mas são e foram esses poucos que ao longo dos séculos (e hoje) conseguiram fazer progredir a ciência e a humanidade, embora muito pouco, por “travão” e “impedimento” das religiões e estas a manterem-se pela “ajuda” que os diversos governos e organizações nos diversos países tiveram e continuam a ter.

  6. …são as sub-partículas que adoptam comportamentos simultaneamente de ‘ondas’ e ‘partículas’ ocupando espaços diferentes sem que se lhes detete a trajectória !

  7. 4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
    “Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há
    efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é
    obra do homem e a vossa razão responderá.”
    Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras
    da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da
    existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e
    avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.
    5. Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que
    todos os homens trazem em si, da existência de Deus?
    “A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento,
    se não tivesse uma base? É ainda uma conseqüência
    do princípio — não há efeito sem causa.”
    6. O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não
    poderia ser fruto da educação, resultado de idéias adquiridas?
    “Se assim fosse, por que existiria nos vossos selvagens
    esse sentimento?”
    Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse tão-
    -somente produto de um ensino, não seria universal e não existiria
    senão nos que houvessem podido receber esse ensino, conforme
    se dá com as noções científicas.
    7. Poder-se-ia achar nas propriedades íntimas da matéria a
    causa primária da formação das coisas?
    “Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades?
    É indispensável sempre uma causa primária.”
    Atribuir a formação primária das coisas às propriedades íntimas
    da matéria seria tomar o efeito pela causa, porquanto essas
    propriedades são, também elas, um efeito que há de ter uma causa.
    8. Que se deve pensar da opinião dos que atribuem a formação
    primária a uma combinação fortuita da matéria, ou,
    por outra, ao acaso?
    “Outro absurdo! Que homem de bom-senso pode
    considerar o acaso um ser inteligente? E, demais, que é o
    acaso? Nada.”
    A harmonia existente no mecanismo do Universo patenteia
    combinações e desígnios determinados e, por isso mesmo, revela
    um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso é
    insensatez, pois que o acaso é cego e não pode produzir os efeitos
    que a inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso.
    9. Em que é que, na causa primária, se revela uma inteligência
    suprema e superior a todas as inteligências?
    “Tendes um provérbio que diz: Pela obra se reconhece
    o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. O orgulho
    é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada
    admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a si
    mesmo de espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus
    pode abater!”
    Do poder de uma inteligência se julga pelas suas obras. Não
    podendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, a
    causa primária é, conseguintemente, uma inteligência superior à
    Humanidade.
    Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência humana
    tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior for
    o que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela inteligência
    superior é que é a causa primária de todas as coisas, seja
    qual for o nome que lhe dêem.
    ATRIBUTOS DA DIVINDADE
    10. Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus?
    “Não; falta-lhe para isso o sentido.”
    11. Será dado um dia ao homem compreender o mistério da
    Divindade?
    “Quando não mais tiver o espírito obscurecido pela matéria.
    Quando, pela sua perfeição, se houver aproximado
    de Deus, ele o verá e compreenderá.”
    A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite
    compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da Humanidade,
    o homem o confunde muitas vezes com a criatura, cujas
    imperfeições lhe atribui; mas, à medida que nele se desenvolve o
    senso moral, seu pensamento penetra melhor no âmago das coisas;
    então, faz idéia mais justa da Divindade e, ainda que sempre
    incompleta, mais conforme à sã razão.

    In: “O Livro dos Espíritos” Allan Kardec

  8. Sou físico e não há nenhuma teoria física que prove a inexistência de Deus. Alias, nem sequer temos qualquer teoria que unifique todos os fenómenos que conhecemos. Como tal, não podemos negar a existência de algo sem ter prova que tal não é possível com as VÁRIAS teorias actuais. A extrapolação através de afirmações sem fundamento, como as que Hawking faz, metade das vezes são erradas, estatisticamente. Logo, a extrapolação que pode levar a desafios de descobrir novas teorias e explicação de novos fenómenos pode também criar obstáculos para ver algo para o qual ainda não conhecemos a explicação. Não se pode dizer que Deus não existe, pois quem o afirma nem fundamento tem para o que Deus é. Porque negam a existência de algo? Estão à espera do qué? Que chegue algo que diga que existe uma figura humanoide com cabelos e barba branca sentada num trono etereo? Santa ignorância… Deus pode ser algo tão abstrator como a inteligência coletiva de um sistema complexo como o que existe no universo. Estudem um pouco de teoria de informação e informem-se sobre inteligência. Há mais no Universo do que podem observar… No entanto, não parece estar muito presente em alguns indivíduos, como os auto-proclamados ateus. Os agnósticos eu entendo, pois não negam de imediato algo, precisam informações concretas. Agora os ateus, parece que negam a existência de Deus simplesmente porque sim. Estudem mas é, informem-se primeiro antes de negar seja o que for. Não sejam prepotentes ao negarem algo sobre o qual não têm a miníma noção. Estudassem…

  9. Após ler estes comentários… e… os outros que se seguirão…fica-se com a nítida impressão de que só o futuro dirá o porquê da necessidade dum génio querer ser conhecido no âmbito da ciência e dos não cientistas. Os grandes sábios que empurraram o conhecimento aparentemente foi sempre para bem da humanidade. Será que está barafunda dos buracos negros em miniatura é para uma sociedade melhor? ou corrobora com o fim da Terra na vingança de ser obrigado a não aceitar a diferença.

RESPONDER

Mais cinco minutos? Adiar o despertador não é uma boa ideia

Mais cinco minutos na cama ou acordar mal toque o despertador? Apesar de esse cochilo parecer inofensivo, a verdade é que adiar o despertador não é uma boa ideia. Se faz parte da equipa dos mais …

Há uma planta na Austrália que é masculina, feminina e bissexual

Cientistas da Bucknell University (Austrália) descobriram uma espécie de planta que pode ser masculina, feminina e bissexual. Os investigadores publicaram a descoberta na revista PhytoKeys e chamaram a amostra, que foi descrita em 1970, mas não …

Astrónomos descobrem a mais antiga colisão de galáxias conhecida

Uma equipa internacional de investigadores descobriram o exemplo mais antigo de uma colisão entre duas galáxias. A luz dessa fusão teve de viajar durante 13 mil milhões de anos para chegar até nós, uma vez …

Asteróide do tamanho da Torre Eiffel vai passar pela Terra. É a segunda maior aproximação em 120 anos

Na segunda-feira, dia de S. João no Porto, um asteróide muito grande - que pode ser tão grande como a Torre Eiffel - vai passar pela Terra a mais de 45 mil quilómetros por hora. O …

As eleições foram repetidas em Istambul. Erdogan voltou a perder (e por mais)

O candidato da oposição Ekrem Imamoglu ganhou hoje de novo as eleições municipais em Istambul, após a anulação de uma primeira votação, infligindo ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o pior revés eleitoral em 17 …

No Azerbaijão, há chamas que ardem há quatro mil anos

Chamas altas dançam sem descanso num trecho de 10 metros de encosta. É o Yanar Dag - que significa "montanha em chamas" - na Península Absheron, no Azerbaijão. "Este fogo queimou 4.000 anos e nunca parou", …

A lendária Cidade Perdida do Deus Macaco é um refúgio de espécies "extintas"

A Cidade Branca, imponente sítio arqueológico detetado em 2012 nas selvas das Honduras, é também um "ecossistema prístino e próspero, cheio de espécies raras e únicas". A ONG americana Conservation International chegou a essa conclusão depois …

As mulheres têm mais doenças autoimunes do que os homens. A culpa pode ser da placenta

A hipótese da compensação da gravidez mostra que a evolução pode ter tido um papel importante no sistema imunológico das mulheres. Há cerca de 65 milhões de aos, depois da época dos dinossauros, surgiu o primeiro …

Cientistas conseguiram registar canto de uma das baleias mais raras do mundo

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, registar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena japonica). Pela primeira vez, investigadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) conseguiram gravar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena …

Único racismo português "é contra os ciganos" (e Portugal devia pedir-lhes desculpa)

O antropólogo e investigador José Pereira Bastos defendeu este domingo que Portugal deveria pedir desculpa aos ciganos e resolver o problema da habitação, apontando que não adianta de nada haver um Dia Nacional do Cigano. O …