A Partícula de Deus pode destruir-nos a qualquer momento

NASA

O físico Stephen Hawking

O conceituado físico Stephen Hawking lançou o alerta: o bosão de Higgs, a famosa “Partícula de Deus”, pode a qualquer momento tornar-se instável e provocar o fim do mundo.

O cientista da Universidade de Cambridge, considerado um dos maiores físicos contemporâneos, afirma que, a níveis de energia muito altos, o bosão de Higgs pode tornar-se instável e tem o potencial de destruir o Universo.

Stephen Hawking, de 72 anos, afirma que a partícula pode provocar um “catastrófica implosão da matéria com uma bolha de vácuo a expandir-se à velocidade da luz”, que causaria o colapso do espaço e do tempo.

Segundo o carismático físico, NÃO teríamos qualquer aviso pré-aviso do acontecimento – nem presumivelmente necessidade dele para tomar irrelevantes medidas de qualquer género.

Tal ocorrência é, salienta Hawking, extremamente improvável – mas que a mera possibilidade exista “é de si muito excitante”.

Os comentários de Stephen Hawking foram publicados no prefácio de “Starmus, 50 Anos do Homem no Espaço“, uma colectânea de palestras de conhecidos astrónomos e cientistas, lançada em co-autoria com o festival Starmus, que estará nas bancas em Outubro.

O bosão de Higgs, também conhecido como a “Partícula de Deus”, foi baptizado em homenagem a Peter Higgs, o físico britânico que previu a sua existência, em 1964.

A existência da partícula viria a ser confirmada quase 50 anos depois, em 2012, por cientistas do CERN, o laboratório internacional sediado na Suíça que aloja o Large Hadron Collider (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo.

Maximilien Brice / CERN

O CERN e o acelerador LHC

O CERN e o acelerador de partículas LHC, o mais poderoso do mundo

A descoberta da fugidia partícula foi conseguida pelas equipas do CERN lançando raios de protões no acelerador, em direcções opostas, acelerando-os ao longo dos 27 km do anel de ímanes super-condutores, e provocando a sua colisão frontal.

Dos triliões de colisões provocadas, algumas centenas causaram detritos anómalos – indícios de que a colisão tinha gerado a partícula adivinhada por Higgs.

O LHC está agora a ser melhorado e a sua capacidade de aceleração – leia-se a energia libertada nas colisões – será brevemente duplicada.

“O conhecimento que temos a ganhar com o aumento da energia das colisões é demasiado importante para ser ignorado”, diz Hawking, citado pelo Australian.

Mas podemos estar descansados, o fim do mundo não está próximo.

“Para criar o bosão de Higgs com a energia que pudesse provocar o fim do mundo, tínhamos que ter um acelerador do tamanho do nosso planeta”, assegura o físico.

AJB, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. sera que a frase :
    “pode a qualquer momento tornar-se instável ”
    e “Tal ocorrência é, salienta Hawking, extremamente improvável”

    ligam?
    é o mesmo que dizer que me posso ganhar o euromilhoes a qualquer momento, mas que é extremamente improvavel que aconteca.

    google translator?

      • “Caro leitor,
        Efectivamente, pode a qualquer momento ganhar o Euromilhões, mas é extremamente improvável que aconteça.”
        Só pode Google translator mais engraçado é que ainda brincam com os próprios erros .

  2. Caro Joy,
    Obrigado pelo seu comentário, do qual lamentamos discordar.
    As duas frases estão em português 100% correcto, e são totalmente coerentes entre si.
    Mantemos que é coerente uma coisa poder acontecer em qualquer altura e ser extremamente improvável que aconteça.
    Lamentamos que tenha achado impróprio usar o próprio comentário do leitor para o discutir.
    Usemos então um outro exemplo: o Movimento Browniano dos corpos. Diz a física que se tivermos um copo com água, todas as moléculas estão num movimento caótico em todas as direcções, e pode a qualquer altura, num dado instante, calhar estarem todas a “mexer-se para cima” ao mesmo tempo.
    A água de um copo pode a qualquer altura saltar para fora do copo.
    Mas é ainda mais improvável do que ganhar o Euromilhões.

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …