Revisão em baixa dos objetivos financeiros para 2024 originou uma descida de quase 13% na bolsa de Milão. Há problemas na América do Norte.
O construtor automóvel Stellantis está a cair a pique nesta segunda-feira na Bolsa de Milão, onde as ações estavam a desvalorizar-se 12,9%, depois de a empresa ter anunciado uma revisão em baixa dos objetivos financeiros para este ano.
Cerca das 11:00 em Lisboa, as ações da Stellantis estavam a cair para 12,67 euros, menos 12,97% que na sexta-feira (14,55 euros).
O grupo automóvel anunciou que reduziu os seus objetivos para ter em conta os problemas específicos que tem na América do Norte, mas também a deterioração do mercado automóvel devido à queda das vendas e à crescente concorrência chinesa.
A empresa disse, num comunicado, que espera agora uma margem operacional atual entre 5,5% e 7%, quando o seu objetivo era anteriormente de dois dígitos.
Já neste mês, foi noticiada uma carta dos concessionários (precisamente) norte-americanos, que avisava que as marcas Stellantis estão a enfrentar uma “degradação rápida” graças à “tomada de decisões de curto prazo” – que reduziu a quota de mercado da empresa e atingiu as marcas Jeep, Ram, Dodge e Chrysler.
Entre janeiro e junho deste ano, as receitas caíram 14% para 85 mil milhões de euros.
Os investidores queixam-se que a Stellantis aumentou em demasia os stocks em 2023, que foi quase obrigada a descontos excecionais, que gastou demasiado dinheiro em fusões, aquisições e investimentos, e não tinham fluxos de caixa disponíveis.
As vendas estagnaram, os lucros caíram e até já estão a chegar ofertas para a Stellantis se “desfazer” de algumas das suas marcas históricas.
Os concessionários nos EUA não hesitam: “O desastre chegou” a esta fabricante automóvel.
Agora a empresa tenta dar um impulso no seu negócio, através de um elétrico, em parceria com os chineses da Leapmotor. Vai chegar a Portugal nas próximas semanas.
ZAP // Lusa
Estranho associar uma foto de um Lexus a um texto sobre a Stellantis. Não nenhuma ligação directa (que se saiba).
Deve ser porque o L não é de Lexus . É de um Lantis Imaginário
Erro grave do responável pela notícia.
De facto, o grupo Stellantis nada tem a ver com a Lexus, subsidiária e marca de luxo da Toyota
Lamentavel.
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo, está corrigido.
Espero que Carlos Tavares consiga dar a volta por cima.
Portugal tem uma fábrica do grupo Stellantis, e outra fica muito próxima da fronteira (Vigo).
não me admira ! teem carros com defeitos nos motores 1.5 a diesel e não assumem o problema ! muita gente com Citroen e Peugeot ficaram sem o motor do carro por este defeito ! é só pesquisarem no portal da queixa !
O defeito é a corrent da Arvore de Cames que se parte por terem reduzido o diametro da corrente…. corrente esta que nunca deve partir e que nem está no registo das marcas como sendo uma peça que se troque numa revisão !
A MG estava condenada a desaparecer. Comprada pelos Chineses, aí está.
O objectivo sempre foi esse. Desindustrialização da Europa, para não poluir, aposta em “energia limpa”, para não poluir. Estamos no bom caminho para vivermos verdes.
Não importa que a Cinha poluia muito, é longe.
É, a aposta nos eléctricos está a funcionar muito bem para as marcas Europeias LOL.
E os motores 1200 a gasolina dos Peugeot, Citroen e Opel, no meu caso o motor consome 1 litro de oleo em 1000 km, e resolver está quieto
ui… se viditassem as instalações de Mangualde em plena pordução… certamente andariam mais a pé!!!
Quem comprar um carro deste grupo deve verificar se tem todas as peças que paga… já não falo aquelas que estão mais escondidas… só as que se vèm logo… coloquem 2 carros do mesmo modelo a par, um fabricado em Mangualde e outro, por exemplo em Vigo… vão encontrar bu’e diferenças… a olho nu!!!!!!!!!