/

Stellantis: eléctrico de 18.900 euros quase a chegar a Portugal

5

Leapmotor T03 é uma “jogada inteligente do todo-poderoso caçador de pechinchas” da Stellantis, o português Carlos Tavares.

Carro eléctrico, 5 portas com tracção dianteira, apenas 3,62m de comprimento por 1,57m de largura. Pesa 1.175kg, tem bateria de iões de lítio com 37,3 kWh e uma potência de 70 kW/95 CV.

Vá decorando estes números porque o Leapmotor T03 vai chegar a Portugal em breve.

É um modelo eléctrico da marca chinesa Leapmotor, que numa parceria com a Stellantis, já chegou à Alemanha.

E com um preço que não estamos habituados a ver em eléctricos: o mais barato custa 18.900 euros.

O Leapmotor T03 já chegou à Alemanha e vai em breve chegar a diversos países da União Europeia, incluindo Portugal. Em princípio aparecerá no mercado português já em Outubro.

Por cá, os preços deverão oscilar entre os 18.900 euros e os 36.400 euros – embora ainda não tenham sido divulgados os preços finais para o mercado português, salienta o Razão Automóvel.

O carro pequeno, e mais acessível, é o primeiro modelo da Leapmotor a ser produzido na Europa, pela Stellantis – mais concretamente na Polónia.

Parece o Fiat 500, sim. E tem alguns “extras” que o (também mais barato) Dacia Spring não tem: grande tecto panorâmico com protecção solar eléctrica a bordo, ar condicionado automático, vidros eléctricos a toda a volta, painel de instrumentos de 8 polegadas e monitor de 10 polegadas com navegação integrada – mas bastante lenta.

Segundo a Leapmotor, um carregamento chega para conduzir 400 km dentro da cidade. Consome menos de 10 kWh por cada 100 km; números a considerar. Um carregamento caseiro pode demorar 3h30m.

Este empreendimento conjunto, ou joint venture, começou há quase um ano quando a Stellantis adquiriu 21% da Leapmotor e detém uma participação maioritária de 51% nessa parceria. Em troca, o grupo Stellantis recebe, entre outros, acesso à mais recente tecnologia dos chineses.

Foi uma uma “jogada inteligente do todo-poderoso caçador de pechinchas” da Stellantis, o português Carlos Tavares, descreve o jornal Handelsblatt.

Assim, a Stellantis consegue tecnologia pioneira – e mais barata do que rivais, o que permite vender também carros mais baratos.

Por outro lado, a Leapmotor beneficia da rede de vendas internacionais e das instalações de produção do seu novo parceiro em mais de 30 mercados.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

5 Comments

  1. Já agora… segundo outra notícia vinda da Alemanha (https://www.it-times.de/news/elektroauto-produktion-in-polen-stellantis-und-leapmotor-starten-t03-fertigung-161029/), o Leapmotor T03 custa entre 400 a 500 euros a produzir na Polónia (daí a Stellantis ter decidido produzir lá em vez de Itália, porque em Itália custava o dobro) e é vendido por quase 19.000 euros! Agora se vê o quanto os consumidores são roubados para poderem pagar os prémios a estes senhores e aos seus accionistas… é uma vergonha o que se passa actualmente, onde metade da riqueza mundial está apenas em 1% da população mundial! Por mim estes gananciosos não recebem um tostão…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.