Leapmotor T03 é uma “jogada inteligente do todo-poderoso caçador de pechinchas” da Stellantis, o português Carlos Tavares.
Carro eléctrico, 5 portas com tracção dianteira, apenas 3,62m de comprimento por 1,57m de largura. Pesa 1.175kg, tem bateria de iões de lítio com 37,3 kWh e uma potência de 70 kW/95 CV.
Vá decorando estes números porque o Leapmotor T03 vai chegar a Portugal em breve.
É um modelo eléctrico da marca chinesa Leapmotor, que numa parceria com a Stellantis, já chegou à Alemanha.
E com um preço que não estamos habituados a ver em eléctricos: o mais barato custa 18.900 euros.
O Leapmotor T03 já chegou à Alemanha e vai em breve chegar a diversos países da União Europeia, incluindo Portugal. Em princípio aparecerá no mercado português já em Outubro.
Por cá, os preços deverão oscilar entre os 18.900 euros e os 36.400 euros – embora ainda não tenham sido divulgados os preços finais para o mercado português, salienta o Razão Automóvel.
O carro pequeno, e mais acessível, é o primeiro modelo da Leapmotor a ser produzido na Europa, pela Stellantis – mais concretamente na Polónia.
Parece o Fiat 500, sim. E tem alguns “extras” que o (também mais barato) Dacia Spring não tem: grande tecto panorâmico com protecção solar eléctrica a bordo, ar condicionado automático, vidros eléctricos a toda a volta, painel de instrumentos de 8 polegadas e monitor de 10 polegadas com navegação integrada – mas bastante lenta.
Segundo a Leapmotor, um carregamento chega para conduzir 400 km dentro da cidade. Consome menos de 10 kWh por cada 100 km; números a considerar. Um carregamento caseiro pode demorar 3h30m.
Este empreendimento conjunto, ou joint venture, começou há quase um ano quando a Stellantis adquiriu 21% da Leapmotor e detém uma participação maioritária de 51% nessa parceria. Em troca, o grupo Stellantis recebe, entre outros, acesso à mais recente tecnologia dos chineses.
Foi uma uma “jogada inteligente do todo-poderoso caçador de pechinchas” da Stellantis, o português Carlos Tavares, descreve o jornal Handelsblatt.
Assim, a Stellantis consegue tecnologia pioneira – e mais barata do que rivais, o que permite vender também carros mais baratos.
Por outro lado, a Leapmotor beneficia da rede de vendas internacionais e das instalações de produção do seu novo parceiro em mais de 30 mercados.
Pareceu-me imediatamente ser chinês antes de ler.
Na noticia alemã mencionada não falam em 400km de autonomia, mas sim 265km apenas…
sim 265 km (WLTP)
Já agora… segundo outra notícia vinda da Alemanha (https://www.it-times.de/news/elektroauto-produktion-in-polen-stellantis-und-leapmotor-starten-t03-fertigung-161029/), o Leapmotor T03 custa entre 400 a 500 euros a produzir na Polónia (daí a Stellantis ter decidido produzir lá em vez de Itália, porque em Itália custava o dobro) e é vendido por quase 19.000 euros! Agora se vê o quanto os consumidores são roubados para poderem pagar os prémios a estes senhores e aos seus accionistas… é uma vergonha o que se passa actualmente, onde metade da riqueza mundial está apenas em 1% da população mundial! Por mim estes gananciosos não recebem um tostão…
Parece ser muito parecido com o Renault Twingo EV. Tem autonomia de 200 Km