Star Wars homenageia estudante que morreu ao salvar colegas em tiroteio na escola

O estudante norte-americano Riley Howell, morto durante um tiroteio na Universidade da Carolina do Norte, EUA

Um estudante norte-americano que foi morto morto ao tentar proteger os seus colegas de turma durante um tiroteio em massa foi homenageado e transformado num mestre Jedi no último filme da saga Star Wars (A Guerra das Estrelas).

A produtora Lucasfilm disse à família de Riley Howell, de 21 anos, que “queria prestar uma homenagem especial” ao estudante depois de saber que este era fã da saga, informou a Sky News, citada pelo Independent.

O jovem foi morto durante um tiroteio que ocorreu na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos (EUA), a 30 de abril. A polícia disse que Howell lutou contra o atirador quando este abriu fogo, ajudando a evitar mortes. Durante o tiroteio foi morreu ainda Ellis Reed Parlier, um estudante de 19 anos, enquanto outros quatro ficaram feridos.

Um representante da Lucasfilm informou os familiares sobre o facto de Howell ser homenageado no último filme, The Rise of Skywalker, quase um mês após o início das filmagens. “A coragem e o altruísmo de Riley traz à tona os Jedi em todos nós”, escreveu o representante numa carta enviada à família.

O nome de Howell foi então reinventado para o nome de um Jedi – descrito como guardião da paz e da justiça na República Galáctica do universo Star Wars – na parte do “dicionário visual” do filme.

“Esperamos que vocês se regozijem na sua memória, e nos unamos a vocês ao honrar a sua vida e o seu exemplo”, continuou o porta-voz, na carta. “A Força estará com Riley, e com todos vocês, sempre”.

O dicionário foi publicado no início deste mês, intitulado Star Wars: The Rise of Skywalker – The Visual Dictionary, tendo o jovem sido nomeado como a personagem Ri-Lee Howell. Ri-Lee Howell foi descrito como um “mestre e historiador Jedi”, creditado com a compilação de “muitos dos primeiros relatos de exploração e codificação de The Force“.

A namorada de longo prazo de Howell comemorou o tributo num vídeo publicado no TikTok, no qual agradeceu à Lucasfilm pelo tributo: “Tenho muita sorte em conhecer um mestre Jedi”. “Obrigado por dar ao meu amor o melhor presente de Natal deste ano e fazer dele parte do universo Star Wars para sempre”, escreveu a jovem.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …