Standard & Poor’s baixa rating da dívida do Brasil para “lixo”

Marcelo Camargo / ABr

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff

A agência de ratings Standard & Poor’s reduziu esta quarta-feira o ‘rating’ da dívida soberana do Brasil para lixo, invocando a política do Governo da Presidente Dilma Rousseff para controlar as contas públicas e também a turbulência política.

“Estamos a reduzir os ‘ratings’ a longo prazo em moeda estrangeira e local sobre o Brasil para ‘BB+’ e ‘BBB-‘ com perspectiva negativa”, referiu em comunicado a agência, o que significa que há probabilidade de nova revisão para baixo no futuro.

Com a redução, o Brasil perde o grau de investimento, conferido a países considerados bons pagadores e seguros para investir.

No comunicado, a agência diz que o perfil de crédito do Brasil enfraqueceu desde 28 de julho, altura em que houve revisão da perspectiva de nota do país para negativa, ainda com manutenção do grau de investimento.

A S&P assinala que a proposta de orçamento do país para 2016, prevendo um déficit primário de 30,5 mil milhões de Reais em lugar do superávit de 0,7% estimado anteriormente, influenciou a decisão do rebaixamento.

Para a agência, a proposta de orçamento com déficit “reflete desacordo sobre a composição e magnitude das medidas necessárias para reparação da derrapagem das finanças públicas”.

A nota cita também a “falta de coesão” na relação entre o ministro das Finanças, Joaquim Levy, e a presidente Dilma Rousseff.

“Enquanto o ministro das Finanças está a trabalhar para levar adiante várias medidas para retomar a meta inicial de 0,7% de superávit, elas precisarão ser negociadas com o Congresso”, refere a agência.

“Mais importante, a série de eventos que levou à proposta orçamentária com déficit sugere uma coesão diminuída com o gabinete da presidente Dilma Rousseff e contribui para a nossa avaliação de um perfil de crédito mais fraco”, diz o comunicado.

Além da revisão da S&P da perspectiva da nota de crédito do país para negativa no fim de julho, a Fitch fez o mesmo em abril.

A Moody’s, por sua vez, também rebaixou o rating país em agosto, de Baa2 para Baa3, o que ainda significa grau de investimento.

ZAP / Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …

Eurodeputado húngaro opositor do casamento gay é apanhado em "orgia" homossexual

József Szájer foi autor da revisão constitucional que proíbe o casamento gay na Hungria. Este domingo, foi apanhado a quebrar o confinamento ao participar numa "orgia" num bar gay. O eurodeputado húngaro József Szájer foi autor …

Englobamento do IRS chumbou, mas Governo não desiste. "É para cumprir"

O englobamento do IRS foi, ao segundo Orçamento da legislatura, deixado novamente de fora. Ainda assim, o Ministério das Finanças garante que a ideia é para avançar até ao fim da legislatura. O englobamento do IRS …

Estranho artefacto encontrado no interior de uma múmia egípcia infantil

Uma equipa de cientistas norte-americanos encontrou uma misterioso artefacto no interior de uma múmia egípcia com 2.000 anos, revela uma nova investigação. Recorrendo a tecnologias avançadas de tomografia computorizada, combinadas com difração de raios X …

Ana Gomes tomou vacina da gripe que amiga lhe trouxe de França. Infarmed diz que é ilegal

A ex-eurodeputada, que se encontra na corrida à Belém, tomou vacina da gripe trazida por uma amiga de França, pois diz-se "farta" de esperar. Neste sentido, o Infarmed confirma que este tipo de ação é …

"Está próximo, próximo." Marcelo já escreveu discurso de recandidatura

Esta terça-feira, após as comemorações do 1.º de dezembro, o Presidente da República sinalizou que não faltará muito para anunciar a sua recandidatura. "Está próximo, está próximo", disse. De acordo com o semanário Expresso, Marcelo Rebelo …

Especialistas preparam ferramenta contra o terrorismo baseada no ADN ambiental

Especialistas australianos em ciências forenses estão a aperfeiçoar uma técnica desenhada para combater o terrorismo ao verificar o ADN ambiental em pó de roupas, bagagens ou até mesmo passaportes. A investigação, liderada por Jennifer Young, …