/

Squid Game inspirou uma criptomoeda, mas não passou de uma fraude. Investidores perderam 3 milhões

A febre da série Squid Game inspirou a criação de uma criptomoeda, que não passou de mais uma fraude.

Squid Game tornou-se num dos maiores sucessos da plataforma de streaming Netflix. Além de ter conquistado fãs pelo mundo, inspirou a criação de uma nova criptomoeda.

Em menos de 24 horas, o preço da SQUID disparou dos 30 dólares (25 euros) para os 2.861 (2.446 euros). Mas como nem tudo são rosas, a moeda digital viu o seu valor cair para zero, depois de os seus criadores terem retirado cerca de 3,3 milhões de dólares (aproximadamente 2,9 milhões de euros) aos investidores iniciais.

Segundo o Gizmodo, os criadores anónimos do projeto esvaziaram quase toda a liquidez da moeda. Atualmente, está a ser comercializada por 0,0035 dólares, de acordo com o site CoinMarketCap.

O esquema é conhecido como rug pull ou “puxar o tapete” e acontece quando os criadores de um projeto cripto o abandonam, levando consigo o dinheiro dos investidores.

O portal escreve que o projeto já tinha feito soar alguns alarmes, uma vez que permitia que os investidores comprassem a moeda, mas não a podiam vender.

Além disso, o site do projeto, entretanto já apagado, continha vários erros ortográficos e as páginas de Twitter e Telegram não permitiam respostas dos utilizadores.

Squid Game, disponível na Netflix, leva os espectadores numa viagem de alto suspense ao longo de nove episódios, onde um grupo de pessoas atoladas em dívidas e infortúnios pessoais entra numa série de seis jogos de sobrevivência, inspirados em jogos infantis sul-coreanos.

Os perdedores morrerão por um processo implacável de eliminação, e o único vencedor levará 46,5 mil milhões de wons sul-coreanos (cerca de 34 milhões de euros).

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.