Spray nasal com anticorpos de galinhas pode ser a próxima arma contra a covid-19

Foram iniciadas investigações sobre o uso de um spray nasal para proteger temporariamente a população do SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, em situações de alto risco. O produto usa anticorpos retirados de galinhas.

A ideia é que as pessoas possam aplicar um spray rápido no nariz antes de entrar no hospital, por exemplo, e revestir a cavidade nasal com anticorpos protetores. Enquanto permanecerem neste ambiente de risco, serão brevemente protegidas da covid-19.

Num ensaio clínico de fase I, cientistas da Universidade de Stanford e da Pesquisa Clínica Linear de Perth estão a investigar um spray nasal protetor que usa anticorpos retirados de gemas de ovo de galinhas.

Conforme detalhado no site SPARK at Stanford, as galinhas são infetadas com a proteína spike do SAR-CoV-2, causando uma enorme resposta imune e a produção de anticorpos específicos para galinhas, conhecidos como imunoglobulina Y (IgY). Estes anticorpos devem chegar aos ovos, que os investigadores depois irão colher e integrar ao spray nasal.

Em teoria, os anticorpos deveriam bloquear a proteína spike do vírus e evitar que o patógeno invada as células.

“O agente de imunidade que estamos a testar não é uma vacina tradicional, que atua de modo a estimular o sistema imunológico de uma pessoa a reconhecer e combater permanentemente um vírus. Em vez disso, as gotas nasais fornecem proteção ao capturar e neutralizar o coronavírus que causa a covid-19 antes deste entrar no corpo”, explica Daria Mochly-Rosen, fundadora do SPARK, num comunicado.

Para testar a eficácia desse método, o spray nasal com anti-corpos de galinhas está a ser testado em 48 pessoas na Austrália. A conclusão do teste está prevista para dezembro de 2020 e, se tudo correr bem, o tratamento pode estar disponível já no início do próximo ano.

O spray nasal protegeria apenas temporariamente contra o vírus e ainda não se sabe por quanto tempo a proteção pode durar, por isso esta só poderá ser uma solução a curto prazo.

No entanto, os investigadores estão otimistas de que podem fornecer uma maneira fácil de manter as pessoas mais ​​seguras durante a pandemia de covid-19 até que uma vacina seja desenvolvida.

As gotas nasais não irão substituir as vacinas e medidas como o uso de máscaras, distanciamento social e lavagem das mãos”, disse Mochly-Rosen. “Contudo, podem desempenhar um papel vital em manter as pessoas seguras enquanto a comunidade médica procura opções para acabar com a pandemia”, destaca.

Segundo o IFLScience, a equipa estima que o custo de uma dose dos anticorpos derivados de galinha seja apenas de 1 dólar (cerca de 84 cêntimos).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …