“Dia D”: Sporting oficializa três reforços e segura Bruno. Neymar (também) se queda

O último dia de mercado de verão no futebol acabou sem grandes surpresas. Neymar e Bruno Fernandes, que tanta tinta fizeram correr na imprensa nacional e internacional, ficaram nos seus clubes. Em Portugal, destaque ainda para o Sporting que aproveitou o “Dia D” para arrumar a casa e contratar.

O brasileiro Neymar, que prometia ser uma das transferências de verão mais sonantes, vai continuar no Paris Saint-Germain (PSG). Apesar de toda a especulação e de ter sido apontado ao Real Madrid e ao Barcelona, o jogador de 27 anos vai continuar em Paris.

Na manhã deste domingo, o jornal francês L’Équipe noticiava que Neymar tencionava continuar no clube, renunciado assim à saída do emblema espanhol. E assim foi. No final de contas, Neymar se queda – desta feita, em solo francês.

Em Espanha, onde o mercado fechou às 23h, não houve mudanças bombásticas. As eventuais chegadas de Neymar, Bruno Fernandes ou Pogba não se concretizaram. Apesar de um dia bem preenchido, não houve surpresas de maior no mercado espanhol.

Já em França, nem só da novela Neymar se fez o mercado de transferências. O guardião costa-riquenho Keylor Navas assinou pelo PSG por quatro épocas. Navas, de 32 anos, representou o Real Madrid nas últimas cinco temporadas.

Também o argentino Mauro Icardi foi confirmado em Paris. O futebolista deixou o Inter de Milão para se juntar à frente de ataque que conta já com Neymar, Mpappé e Cavani. O jogador sai por empréstimo com opção de compra de 70 milhões de euros.

Sporting reforça plantel e segura Bruno Fernandes

Em Portugal, foi o Sporting que mais mexeu no último dia de mercado de transferências. Marcel Keizer perdeu dois titulares e viu chegar três jogadores. Bruno Fernandes, um dos jogadores mais falados neste mercado, vai continuar de leão ao peito.

Os leões venderam Raphinha ao Rennes. O extremo brasileiro de 22 anos, que foi titular contra o Tondela no passado sábado, rumou ao emblema francês e assinou por cinco épocas. A imprensa desportiva fala num negócio de 21 milhões de euros, chegando já 10 milhões deste valor aos cofres de Alvalade.

Abdoulay Diaby, que é também extremo, também deixou o Sporting, chegando ao Besiktas por empréstimo. O clube turco, onde o jogador vai “herdar” a camisola 7 do português Quaresma, tem opção de compra do seu passe no final da época. Não são ainda conhecidos os valores da transferência.

O português Thierry Correia, titular em vários jogos oficiais dos leões nesta temporada, vai representar os espanhóis do Valência a título definitivo. O defesa direito de 20 anos deixa Alvalade por 12 milhões de euros.

Depois de vender dois extremos, o Sporting também se reforçou nesta posição. Os leões garantiram o extremo brasileiro Fernando por empréstimo. O futebolista de 20 anos chega ao plantel de Keizer oriundo do Shakthar Donetsk de Luís Castro.

O espanhol Jesé Rodríguez, de 26 anos, também foi confirmado no Sporting esta segunda-feira. Alvalade recebe o extremo por empréstimo do PSG por um ano, podendo depois acionar a opção de compra no final da temporada.

Nos últimos minutos de mercado, foi ainda anunciada a contratação de Yannnick Bolasie. O futebolista de 30 anos chega por empréstimo do Everton. O último dia de mercado ficou também marcado pela rescisão de dois jogadores do Sporting. Wallyson e Jefferson são agora jogadores livres.

Benfica e FC Porto sem grandes mudanças

Depois de o desportivo A Bola noticiar que Bruno Lage já fechou o plantel – apesar de o presidente do Benfica estar disposto a contratar mais um avançado -, Morato chega à Luz. Para já, o central brasileiro de 18 anos vai integrar a equipa B.

O jovem futebolista foi contratado aos brasileiros do São Paulo. De acordo com o MaisFutebol, terá custado 6 milhões de euros por 85% do passe. Luís Filipe Vieira confirmou na gala Quinas de Ouro, por volta das 22h, que o mercado estava fechado para as águias.

Também o FC Porto mexeu pouco no último dia de mercado. Os dragões emprestaram o guarda-redes brasileiro Vaná ao FC Famalicão, que lidera o campeonato isolado.

O Rio Ave garantiu o extremo brasileiro Piazon por empréstimo do Chelsea. Também o Vitória de Guimarães recorreu ao mercado inglês, tendo contratado o inglês Marcus Edwards. O avançado de 20 anos rescindiu com o Tottenham, clube onde cumpriu a sua formação.

Por sua vez, o Sporting de Braga foi mais ativo nos últimos minutos de mercado. Os minhotos oficializaram a chegada do central brasileiro Wallace por empréstimo depois de o ter vendido em 2016 à Lazio. Foi também confirmado o médio nigeriano Uche Agbo, que chega do Standard de Liège.

André Silva junta-se mesmo a Paciência e Bas Dost

Da Alemanha chegam confirmações. André Silva, formado nas camadas jovens do FC Porto, chegou a ser apontado ao Benfica e ao Sporting, mas a sua nova casa é mesmo em Frankfurt. O avançado português junta-se a Gonçalo Paciência no Eintracht Frankfurt, depois de o clube alemão ter chegado a um acordo de empréstimo com o AC Milan.

André Silva vai também encontrar o holandês Bas Dost, ex-Sporting, oficializado na última semana como reforço num negócio de sete milhões de euros.

Borussia Dortmund e Bayern Munique foram os emblemas com maior movimentação no mercado de verão. Ambos gastaram cerca de 135 milhões de euros em reforços. Lucas Hernandez foi a transferência mais cara, ao custar 80 milhões de euros ao Bayern Munique.

Félix, Hazard e Griezmann

João Félix, Antoine Griezmann e Eden Hazard são outros dos nomes incontornáveis do mercado de verão deste ano. O jovem português de 19 anos deixou o Benfica para assinar pelo Atlético de Madrid por 126 milhões de euros.

Griezmann e Hazard estão também no pódio das transferências mais avultadas. O francês, que representava Atlético de Madrid, saiu por 120 milhões de euros, sendo há muito desejado pelo Barcelona. História semelhante é a de Hazard que por 100 milhões de euros deixou o Chelsea para assinar pelo Real Madrid.

Destaque ainda para João Cancelo que deixou a Juventus para rumar ao Manchester City de Bernardo Silva, Buffon que, em sentido inverso, rumou à Juventus e Renato Sanches que conseguiu (finalmente) deixar o Bayern de Munique para rumar ao Lille.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Sim, “se queda”. Foi essa literalmente a expressão que Gerard Pique usou há dois anos para anunciar (precipitadamente) a permanência de Neymar no Barcelona.
      Tendo sido dita em castelhano, não deixa de ser correta em português.
      que·dar
      verbo intransitivo e pronominal
      1. Ficar; deter-se; permanecer; parar.
      2. Demorar-se.
      queda“, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

RESPONDER

Risco de pobreza em Portugal é o mais baixo de sempre. Mas há 330 mil menores em risco

O ano de 2017 trouxe melhorias às condições de vida da população, com o risco da pobreza a atingir 17,3% dos residentes em Portugal. É a taxa mais baixa desde que este indicador é tratado, …

Maria Martins conquista bronze nos Europeus de ciclismo de pista

Maria Martins venceu nesta quarta-feira a medalha de bronze no “scratch” feminino dos Europeus de ciclismo de pista, que nesta quarta-feira arrancaram em Apeldoorn, na Holanda. Depois de várias medalhas em Europeus sub-23, a ciclista de …

Carlos César: Firmar um acordo com o Bloco descriminaria os restantes partidos de esquerda

O dirigente socialista Carlos César mostrou-se esta quarta-feira confiante que o novo Governo será para quatro anos, considerando ainda que firmar um acordo com o Bloco de Esquerda seria discriminar os restantes partidos de esquerda. …

Médico que deixou bebé nascer sem rosto tem quatro processos na Ordem

O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos. A informação foi …

Tensão na Catalunha afeta realização do Barcelona-Real Madrid

A violência dos protestos na Catalunha está a fazer com que a Liga e a Federação de futebol espanholas repensem a ideia de o clássico entre Barcelona e Real Madrid se realizar em Camp Nou. O …

Assis critica novo Governo do PS. É "muito António Costa" e feito só para dois anos

O ex-eurodeputado do Partido Socialista (PS) Francisco Assis não poupou nas críticas ao novo Governo, que António Costa apresentou ao Presidente da República na terça-feira ao final do dia, considerando que este é um executivo …

PSD considera que não há novo Governo, mas "remodelação" com alargamento

O PSD defendeu na quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Depois do terramoto das legislativas, vem aí um Conselho Nacional difícil para o CDS

O CDS reúne esta noite o Conselho Nacional. Segundo o Público, Assunção Cristas deverá renunciar a lugar de deputada na Assembleia da República. O CDS deverá marcar esta quinta-feira o próximo congresso para janeiro de 2020. …

Rio quer abafar Montenegro ao fazer "multitasking" como líder partidário e parlamentar

Rui Rio pode acumular as funções de líder do partido e líder parlamentar. O objetivo passa por evitar divisões na bancada e esvaziar a oposição de Luís Montenegro. Rio parece já ter uma estratégia delimitada para …

Cabrita mostra desagrado pelo afastamento da mulher do Governo

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, partilhou no Facebook um texto de uma ativista ambiental algarvia crítico do afastamento da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, com quem é casado. Eduardo Cabrita, ministro da Administração …