Sporting domina época: quatro campeonatos e dois títulos europeus

Último sucesso de uma época recheada de troféus aconteceu no hóquei em patins. Futsal e hóquei em destaque.

O Sporting é o novo campeão nacional de hóquei em patins. Neste domingo, no quarto jogo da final, os homens de Alvalade venceram no Dragão Arena por 6-5, derrotando o FC Porto com um total de 3-1, em jogos.

Em mais um grande jogo do nosso campeonato, Xavier Barroso e Rafa marcaram para os portistas, mas a figura foi novamente Gonçalo Alves, que apontou três golos – mas falhou uma grande penalidade a oito segundos do final.

Do lado lisboeta, dois jogadores bisaram: Ferran Font e Toni Pérez. Gonzalo Romero e Telmo Pinto também marcaram e entregaram o troféu ao Sporting, que “rouba” o campeonato precisamente ao FC Porto, campeão em 2019 (o campeonato não acabou no ano passado).

Este foi o nono título do Sporting no escalão principal de hóquei em patins. O último havia sido em 2018.

Muitos troféus para o museu do Sporting

O Sporting foi também campeão nacional de futebol, 19 anos depois do último campeonato conquistado. E foi curiosamente o 19.º título.

O Sporting foi também campeão nacional de basquetebol, 39 anos depois do último troféu na modalidade. São agora nove campeonatos para Alvalade.

O Sporting foi também campeão nacional de futsal, recuperando o troféu conquistado pela última vez há três anos. Nesta modalidade o Sporting é, de longe, o recordista: já foi campeão 16 vezes.

Ou seja, entre as principais modalidades coletivas em Portugal, só “fugiram” de Alvalade os títulos de voleibol (Benfica) e andebol (FC Porto).

Em todas as modalidades em que isso era possível, a luta pelo título decorreu entre Sporting e FC Porto: futebol e andebol (formato todos contra todos), basquetebol e hóquei em patins (os dois rivais estiveram na final). No voleibol e no futsal o FC Porto não participa.

O hóquei e o futsal destacaram-se também nesta temporada porque, além do título nacional, o Sporting foi campeão europeu nessas duas modalidades – repetindo o registo de 2019.

A época recheada de sucesso em Alvalade englobou ainda a conquista de diversas taças e de troféus noutras modalidades, quer coletivas, quer individuais: ténis de mesa, râguebi feminino, futebol de praia, atletismo (Auriol Dongmo e Patrícia Mamona campeãs europeias, por Portugal) e judo (Jorge Fonseca campeão mundial).

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …