Sporting e FC Porto na luta por seis títulos

José Coelho / EPA

Final da Liga Europeia de hóquei em patins foi o exemplo mais recente. Mas já aconteceram outros casos; e outros surgirão ainda nesta temporada.

Quando, em julho de 2020, FC Porto e Sporting protagonizaram o jogo do título da I Liga de futebol, na altura com vitória e título portistas, provavelmente ninguém previu que aqueles dois “grandes” do desporto português estariam, juntos, em destaque na época seguinte, ao batalhar por diversos títulos ao mais alto nível.

Hóquei

A final da Liga Europeia de hóquei em patins foi o caso mais recente. Neste domingo o jogo decisivo da maior competição europeia de clubes contou com os dois rivais. No Luso, o conjunto de Alvalade levou a melhor e foi novamente campeão europeu da modalidade, vencendo os homens do Dragão por 4-3, após prolongamento. Foi a segunda conquista seguida da Liga Europeia, para o Sporting; na final anterior a vitória foi conseguida também contra o FC Porto.

Também no hóquei, a nível interno, FC Porto e Sporting ficaram nos 2 primeiros lugares na fase de todos contra todos, com o FC Porto na frente e o Sporting no segundo posto. O campeonato está na fase das meias-finais, onde os dois rivais estão; mas o FC Porto perdeu o primeiro jogo contra o Benfica, enquanto o Sporting está mais perto da final porque derrotou o Óquei de Barcelos no primeiro duelo.

Futebol

No futebol, o FC Porto era o campeão nacional e partia como favorito para a nova Liga, ao lado do reforçado Benfica. No entanto os portistas lutaram (e perderam) com o outro rival de Lisboa. O Sporting voltou a ser campeão nacional, 19 anos depois do último título. O FC Porto vai terminar no segundo lugar.

Ainda no futebol, mas na Taça da Liga, Sporting e FC Porto encontraram-se numa fase decisiva. Não na final, neste caso, mas na meia-final: o Sporting ganhou esse jogo e viria a ganhar também a final, contra o Sporting de Braga, conquistando assim o torneio.

Andebol

No Andebol 1, até há poucas semanas, FC Porto e Sporting apareciam como os dois maiores candidatos ao título. Até que houve encontro entre os dois candidatos há somente 10 dias: os “dragões” venceram os “leões” e as dúvidas praticamente terminaram (ainda menos dúvidas ficaram quando, neste fim-de-semana, o FC Porto venceu o Benfica). Só faltam três jornadas para o campeonato acabar e o líder venceu os 27 jogos disputados, estando muito próximo de novo título.

A final da Taça de Portugal de andebol também pode envolver FC Porto e Sporting. As duas equipas estão nas meias-finais, nas quais os portistas terão pela frente a Águas Santas, enquanto os verdes e brancos vão encontrar o vizinho Benfica – numa espécie de cimeira em Pinhel entre as quatro melhores formações portuguesas.

Basquetebol

No basquetebol estão definidos os finalistas da Liga Placard, que serão…Sporting e FC Porto. Na fase regular o Sporting ficou na frente, com somente mais um ponto do que o FC Porto.

A Taça de Portugal de basquetebol seguiu para Alvalade. O Sporting venceu na final o surpreendente Imortal mas, nas meias-finais, havia levado a melhor sobre o FC Porto.

FC Porto ausente

No voleibol e no futsal esta rivalidade não se repetiu porque o FC Porto não está no escalão maior masculino destas duas modalidades.

O Benfica foi campeão nacional de voleibol e vai encontrar o Sporting na final do campeonato de futsal, caso ambos superem as meias-finais. O Sporting sagrou-se campeão europeu de futsal, tal como em 2019. Curiosamente, em 2019 e em 2021 o Sporting foi campeão europeu de futsal e de hóquei em patins.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …