Sporting empata em Belém com golo no último minuto

SportingClubePortugal / Facebook

-

Um golo de Carlos Mané, aos 90+5, permitiu hoje ao Sporting aumentar para 12 a série de jogos sem perder ao empatar com o Belenenses, por 1-1, em jogo da 21.ª jornada da LIga NOS.

A expulsão de Cédric, aos 82 minutos, quando o Belenenses estava a vencer graças ao golo de Rui Fonte, que se estreou a marcar na I Liga, poderia ter deitado tudo a perder, mas, ao cair do pano, Carlos Mané teve a frieza necessária para empatar e fazer com que o Sporting levasse um ponto para Alvalade.

A forte chuva, batida à vento, que se fez sentir em Belém dificultou a tarefa dos 22 jogadores, que viam a bola ora a perder ora a ganhar velocidade, sempre que jogada à flor da relva, o que se foi traduzindo num futebol demasiado físico com o avolumar dos minutos.

Ainda assim, nos minutos iniciais, o Sporting teve mais intensidade do que o Belenenses, com Carrillo e Nani a serem determinantes nas ações ofensivas, mas foi um erro defensivo dos ‘azuis’ que ia dando o primeiro tento aos ‘leões’.

Um mau atraso de Tikito para Ventura, aos 12 minutos, colocou em jogo Montero, que chegou ligeiramente atrasado à bola e permitiu a defesa do guarda-redes do Belenenses, mas Abel Camará, aos 19, testou os reflexos de Rui Patrício e ganhou um pontapé de canto e, aos 26, foi a vez de Miguel Rosa ‘assustar’ os adeptos ‘leoninos’ que se encontravam atrás da baliza de Rui Patrício.

Até ao intervalo o Sporting, disposto no habitual ‘4-3-3’, tentou chegar ao golo, mas o ‘4-2-3-1’ montado por Lito Vidigal conseguiu ir anulando a estratégia de Marco Silva, sobretudo por apostar em jogar como bloco defensivo mais alto no terreno o que obrigou os ‘leões’ a correr mais para chegar à baliza de Ventura.

O Sporting manteve em mente o objetivo da conquista dos três pontos e, no início do segundo tempo, colocou em campo Tanaka e Carlos Mané, para os lugares de Montero e João Mário, respetivamente, mas foi Adrien, aos 57 minutos, que esteve perto de fazer o gosto ao pé, contudo a bola, passou a escassos centímetros do poste direito da baliza de Ventura.

Quis o destino que um lance infeliz de Rui Patrício, que ao tentar aliviar a bola a atirou contra Paulo Oliveira, permitisse a Rui Fonte inaugurar o marcador, aos 69, numa altura em que a formação de Alvalade até estava a encostar o Belenenses ao último terço do terreno.

A tarefa dos ‘leões’ tornou-se mais complicada quando Cédric foi expulso, aos 83 minutos, após ver o segundo cartão amarelo na sequência de um derrube a Miguel Rosa.

Mas isso não foi suficiente para travas as ambições ‘leoninas’, já que, em cima do apito final, Carlos Mané igualou o encontro, depois de um corte de João Meira, em que a bola bateu no poste da baliza de Ventura e sobrou para o extremo do Sporting empatar a partida.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …