Sporting e FC Porto empatam no clássico de Alvalade

1a_5742

O Sporting e o FC Porto empataram 1-1, em jogo da sexta jornada da Primeira Liga cujo resultado final traduz o domínio total dos “leões” na primeira parte e a reação dos “dragões” na segunda.

A entrada fortíssima do Sporting traduziu-se em golo logo aos dois minutos, por intermédio do jovem defesa-esquerdo argentino Jonathan Silva, mas o FC Porto reagiu na etapa complementar e igualou aos 56 minutos, beneficiando de um autogolo do defesa-central francês Naby Sarr.

O Sporting conseguiu surpreender o FC Porto, pressionando alto e colocando níveis de agressividade elevados, quer na recuperação da bola quer nas saídas para o ataque, o que lhe permitiu ter capacidade para circular a bola e, sobretudo, não a perder.

A entrada forte foi coroada com o golo madrugador, aos dois minutos, quando Nani, num rasgo de inspiração, segurou a bola entre vários adversários, colocou-a no lado oposto para a entrada de Carrillo, cujo cruzamento apanhou Jonathan Silva no coração da área e este finalizou de cabeça.

O FC Porto não conseguiu responder à pressão alta do Sporting, os seus jogadores perderam quase todos os duelos individuais na primeira meia-hora e assim nunca conseguiu assentar o seu jogo.

Aos 10 e 15 minutos, o Sporting desperdiçou duas oportunidades flagrantes para ampliar, ambas por João Mário, tendo o Sporting sido dono e senhor do jogo até à meia-hora, quando começou a baixar um pouco a intensidade de jogo, embora conservando claro ascendente perante um FC Porto manietado e irreconhecível perante a qualidade coletiva e individual de Wiliam Carvalho, Adrien, João Mário, Nani e Carrillo, em noite inspirada.

Ainda antes do intervalo, aos 39 minutos, Carrillo ultrapassou vários adversários e ofereceu o golo a Nani, que, em pleno coração da área, rematou em força, tendo a bola embatido no corpo de Fabiano.

Lopetegui tinha de mexer para tentar mudar o rumo dos acontecimentos e retirou os dois únicos portugueses da equipa, Quaresma e Rúben Neves, as duas unidades de mais fraca produção, para a entrada de Oliver Torres e Tello.

Domínio do Sporting, reacção do FC Porto

Quatro minutos depois do intervalo, Brahimi isolou Jackson Martinez, mas o avançado coloniano não foi capaz de bater Rui Patrício, que se saiu ao seu encontro, numa falha de marcação a meio-campo dos “leões”.

O cariz do jogo mudou, porque o Sporting não foi capaz de manter a mesma intensidade de jogo e porque o FC Porto passou a ter com Oliver Torres mais bola e com Tello mais objetividade no flanco.

Finalmente, a equipa podia respirar e explanar um jogo mais consentâneo com as suas capacidades coletivas.

Não obstante a subida de rendimento portista, foi com alguma felicidade que o FC Porto chegou ao empate, num autogolo de Naby Sarr, após um cruzamento de direita de Danilo, a quem o Sporting, ao contrário do que sucedeu na primeira parte, passou a ter muito mais dificuldades em travar as suas incursões.

O golo reforçou a confiança dos jogadores portistas na segunda parte, cujo primeiro quarto de hora lhes pertenceu por inteiro, dando sinais de quererem tomar conta do jogo, mas o Sporting foi reagindo gradualmente, recuperando confiança e alma, tendo a partida entrado numa fase de equilíbrio, em que o resultado podia pender para um ou outro lado.

Marco Silva trocou Carrillo, esgotado, por Capel, procurando explorar a velocidade do espanhol, numa altura em que a equipa estava menos subida e menos pressionante e em que sobravam mais espaços nas costas da defesa portista.

O esquerdino espanhol dos “leões” rematou com estrondo à barra aos 80 minutos, mas o FC Porto esteve mais perto do 2-1 por duas vezes, ambas por Tello, aos 82 e aos 90 minutos, em que não teve engenho para desfeitear Rui Patrício, quando tinha boas condições para o fazer.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …