Sporting e FC Porto empatam no clássico de Alvalade

1a_5742

O Sporting e o FC Porto empataram 1-1, em jogo da sexta jornada da Primeira Liga cujo resultado final traduz o domínio total dos “leões” na primeira parte e a reação dos “dragões” na segunda.

A entrada fortíssima do Sporting traduziu-se em golo logo aos dois minutos, por intermédio do jovem defesa-esquerdo argentino Jonathan Silva, mas o FC Porto reagiu na etapa complementar e igualou aos 56 minutos, beneficiando de um autogolo do defesa-central francês Naby Sarr.

O Sporting conseguiu surpreender o FC Porto, pressionando alto e colocando níveis de agressividade elevados, quer na recuperação da bola quer nas saídas para o ataque, o que lhe permitiu ter capacidade para circular a bola e, sobretudo, não a perder.

A entrada forte foi coroada com o golo madrugador, aos dois minutos, quando Nani, num rasgo de inspiração, segurou a bola entre vários adversários, colocou-a no lado oposto para a entrada de Carrillo, cujo cruzamento apanhou Jonathan Silva no coração da área e este finalizou de cabeça.

O FC Porto não conseguiu responder à pressão alta do Sporting, os seus jogadores perderam quase todos os duelos individuais na primeira meia-hora e assim nunca conseguiu assentar o seu jogo.

Aos 10 e 15 minutos, o Sporting desperdiçou duas oportunidades flagrantes para ampliar, ambas por João Mário, tendo o Sporting sido dono e senhor do jogo até à meia-hora, quando começou a baixar um pouco a intensidade de jogo, embora conservando claro ascendente perante um FC Porto manietado e irreconhecível perante a qualidade coletiva e individual de Wiliam Carvalho, Adrien, João Mário, Nani e Carrillo, em noite inspirada.

Ainda antes do intervalo, aos 39 minutos, Carrillo ultrapassou vários adversários e ofereceu o golo a Nani, que, em pleno coração da área, rematou em força, tendo a bola embatido no corpo de Fabiano.

Lopetegui tinha de mexer para tentar mudar o rumo dos acontecimentos e retirou os dois únicos portugueses da equipa, Quaresma e Rúben Neves, as duas unidades de mais fraca produção, para a entrada de Oliver Torres e Tello.

Domínio do Sporting, reacção do FC Porto

Quatro minutos depois do intervalo, Brahimi isolou Jackson Martinez, mas o avançado coloniano não foi capaz de bater Rui Patrício, que se saiu ao seu encontro, numa falha de marcação a meio-campo dos “leões”.

O cariz do jogo mudou, porque o Sporting não foi capaz de manter a mesma intensidade de jogo e porque o FC Porto passou a ter com Oliver Torres mais bola e com Tello mais objetividade no flanco.

Finalmente, a equipa podia respirar e explanar um jogo mais consentâneo com as suas capacidades coletivas.

Não obstante a subida de rendimento portista, foi com alguma felicidade que o FC Porto chegou ao empate, num autogolo de Naby Sarr, após um cruzamento de direita de Danilo, a quem o Sporting, ao contrário do que sucedeu na primeira parte, passou a ter muito mais dificuldades em travar as suas incursões.

O golo reforçou a confiança dos jogadores portistas na segunda parte, cujo primeiro quarto de hora lhes pertenceu por inteiro, dando sinais de quererem tomar conta do jogo, mas o Sporting foi reagindo gradualmente, recuperando confiança e alma, tendo a partida entrado numa fase de equilíbrio, em que o resultado podia pender para um ou outro lado.

Marco Silva trocou Carrillo, esgotado, por Capel, procurando explorar a velocidade do espanhol, numa altura em que a equipa estava menos subida e menos pressionante e em que sobravam mais espaços nas costas da defesa portista.

O esquerdino espanhol dos “leões” rematou com estrondo à barra aos 80 minutos, mas o FC Porto esteve mais perto do 2-1 por duas vezes, ambas por Tello, aos 82 e aos 90 minutos, em que não teve engenho para desfeitear Rui Patrício, quando tinha boas condições para o fazer.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …