Sporting contrata pérola africana que esteve perto de assinar pelo Liverpool

CAF / Twitter

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

O Sporting terá assegurado a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem promessa de 17 anos que estava a ser seguido pelo Liverpool.

No Gana, fala-se que Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi eleito o melhor jogador da última CAN de sub-20, já assinou pelo Sporting CP, devendo a transferência ser oficializada em janeiro.

O acordo será válido por três temporadas, revelou o agente do jogador, Prince Umar, em declarações à rádio Pure FM.

“Fatawu Issahaku é jogador do Sporting. Assinou por três anos. Ele fará 18 anos no dia 8 de março de 2022, mas a 8 de janeiro a transferência será finalizada”, disse o empresário, citado pelo jornal O JOGO.

Em junho, o jornal Record já falava que a transferência estaria fechada com o Steadfast FC, da segunda divisão ganesa. No entanto, a transferência acabou por não se realizar no verão.

O atacante deverá juntar-se à equipa B ou aos sub-23 dos ‘leões’. Enquanto isso, Issahaku poderá juntar-se ao Dreams, do primeiro escalão, até mudar-se para Lisboa.

O jovem esteve em destaque na Taça das Nações Africanas de sub-20, que conquistou ao serviço do Gana e na qual foi eleito o melhor jogador da prova com dois golos e uma assistência.

O esquerdino prefere alinhar na ala direita, onde procura usar a sua qualidade de drible para bater a linha defensiva adversária. Além de ter bom remate, também tem uma excelente capacidade de aceleração.

Recentemente, Issahaku estreou-se pela seleção principal do Gana, jogando 60 minutos de um jogo frente ao Zimbabué a contar para a qualificação para o Campeonato do Mundo.

O jovem de 17 anos já tinha traçado paralelos com Abedi Pelé — talvez a maior lenda do futebol ganês, pai de André e Jordan Ayew — ainda antes de sua convincente estreia, escreve o portal Goal.

“As suas atuações são mágicas”, disse Mohammed Gargo, técnico do Steadfast, ao Goal. “Há muito tempo que não vejo um jovem com este talento”.

“Eu acredito que ele é talentoso e tem sido fantástico em todas as partidas que jogou connosco e com as seleções nacionais”, acrescentou.

Desde a CAN de sub-20, o Liverpool tinha sido regularmente apontado como o destino de Issahaku, que acabou por optar pelo emblema de Alvalade. Ajax, Basileia, Red Bull Salzburgo e Bayer Leverkusen também sondaram a sua contratação.

“Ele sempre foi excelente, sempre pronto e dá mais de 100% de si mesmo em tudo o que faz em campo”, disse ainda o seu atual treinador. “Ele vai ser o próximo Abedi Pelé do Gana”.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.