Sporting contrata pérola africana que esteve perto de assinar pelo Liverpool

CAF / Twitter

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

O Sporting terá assegurado a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem promessa de 17 anos que estava a ser seguido pelo Liverpool.

No Gana, fala-se que Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi eleito o melhor jogador da última CAN de sub-20, já assinou pelo Sporting CP, devendo a transferência ser oficializada em janeiro.

O acordo será válido por três temporadas, revelou o agente do jogador, Prince Umar, em declarações à rádio Pure FM.

“Fatawu Issahaku é jogador do Sporting. Assinou por três anos. Ele fará 18 anos no dia 8 de março de 2022, mas a 8 de janeiro a transferência será finalizada”, disse o empresário, citado pelo jornal O JOGO.

Em junho, o jornal Record já falava que a transferência estaria fechada com o Steadfast FC, da segunda divisão ganesa. No entanto, a transferência acabou por não se realizar no verão.

O atacante deverá juntar-se à equipa B ou aos sub-23 dos ‘leões’. Enquanto isso, Issahaku poderá juntar-se ao Dreams, do primeiro escalão, até mudar-se para Lisboa.

O jovem esteve em destaque na Taça das Nações Africanas de sub-20, que conquistou ao serviço do Gana e na qual foi eleito o melhor jogador da prova com dois golos e uma assistência.

O esquerdino prefere alinhar na ala direita, onde procura usar a sua qualidade de drible para bater a linha defensiva adversária. Além de ter bom remate, também tem uma excelente capacidade de aceleração.

Recentemente, Issahaku estreou-se pela seleção principal do Gana, jogando 60 minutos de um jogo frente ao Zimbabué a contar para a qualificação para o Campeonato do Mundo.

O jovem de 17 anos já tinha traçado paralelos com Abedi Pelé — talvez a maior lenda do futebol ganês, pai de André e Jordan Ayew — ainda antes de sua convincente estreia, escreve o portal Goal.

“As suas atuações são mágicas”, disse Mohammed Gargo, técnico do Steadfast, ao Goal. “Há muito tempo que não vejo um jovem com este talento”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Eu acredito que ele é talentoso e tem sido fantástico em todas as partidas que jogou connosco e com as seleções nacionais”, acrescentou.

Desde a CAN de sub-20, o Liverpool tinha sido regularmente apontado como o destino de Issahaku, que acabou por optar pelo emblema de Alvalade. Ajax, Basileia, Red Bull Salzburgo e Bayer Leverkusen também sondaram a sua contratação.

“Ele sempre foi excelente, sempre pronto e dá mais de 100% de si mesmo em tudo o que faz em campo”, disse ainda o seu atual treinador. “Ele vai ser o próximo Abedi Pelé do Gana”.

  Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE