/

Sporting: 4 golos em Guimarães, 8 registos invulgares

Hugo Delgado / Lusa

Vários registos merecem ser destacados, no último jogo do líder do campeonato. Até mete o guarda-redes dos “leões” pelo meio.

O Sporting confirmou (e mais tarde até reforçou) a liderança da I Liga, com uma vitória em Guimarães. Uma goleada sobre o Vitória local por 4-0, no sábado passado, que contou, não só com muitos golos, mas também com vários registos que ficam nas estatísticas, para os mais interessados.

1. O mais óbvio: golear no Estádio D. Afonso Henriques não é propriamente uma rotina. Este resultado quase igualou o melhor resultado de sempre dos “leões” no terreno minhoto: 0-5, que aconteceu somente há três anos.

2. Provavelmente poucos adeptos em casa repararam mas, em campo (e logo nos onzes iniciais), estiveram dois campeões europeus: Ricardo Quaresma pela equipa da casa e João Mário pelos visitantes. E Luís Neto, não tendo estado no Europeu em França, representou a seleção campeã europeia na última Taça das Confederações.

3. Ponto três, três golos de Nuno Santos. O avançado inaugurou o marcador em Guimarães e assim chegou ao trio de golos no campeonato (e três assistências), em sete jogos; na temporada passada, ao serviço do Rio Ave, em 32 encontros na I Liga apontou dois golos.

4. Pedro Gonçalves destacou-se novamente. Mais uma assistência, mais dois golos… O ex-Famalicão já marcou sete golos em sete jogos, nesta época. É o melhor marcador da I Liga. Na época anterior, em 40 jogos, marcou exatamente sete golos.

5. Nos três primeiros remates na direção da baliza de Bruno Varela, três golos do Sporting. João Mário tinha acertado na barra logo aos 44 segundos mas, oficialmente, as bolas que tocam nos ferros são contabilizados como remates para fora.

6. O terceiro golo contou com assistência de Antonio Adán. Algo raro no nosso campeonato (e em qualquer campeonato): assistência de um guarda-redes.

7. O Sporting conseguiu duas goleadas seguidas, ambas por 4-0: frente a Tondela e Vitória. Na época passada só conseguiu uma goleada durante o campeonato inteiro (Santa Clara, também por 4-0).

8. O Vitória de Guimarães tinha encaixado somente três golos até esta receção ao Sporting. Três golos sofridos em seis jogos, a melhor defesa do campeonato. Era a melhor defesa do campeonato: três golos sofridos em seis jogos, mas quatro só neste encontro.

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.