Sporting: 4 golos em Guimarães, 8 registos invulgares

Hugo Delgado / Lusa

Vários registos merecem ser destacados, no último jogo do líder do campeonato. Até mete o guarda-redes dos “leões” pelo meio.

O Sporting confirmou (e mais tarde até reforçou) a liderança da I Liga, com uma vitória em Guimarães. Uma goleada sobre o Vitória local por 4-0, no sábado passado, que contou, não só com muitos golos, mas também com vários registos que ficam nas estatísticas, para os mais interessados.

1. O mais óbvio: golear no Estádio D. Afonso Henriques não é propriamente uma rotina. Este resultado quase igualou o melhor resultado de sempre dos “leões” no terreno minhoto: 0-5, que aconteceu somente há três anos.

2. Provavelmente poucos adeptos em casa repararam mas, em campo (e logo nos onzes iniciais), estiveram dois campeões europeus: Ricardo Quaresma pela equipa da casa e João Mário pelos visitantes. E Luís Neto, não tendo estado no Europeu em França, representou a seleção campeã europeia na última Taça das Confederações.

3. Ponto três, três golos de Nuno Santos. O avançado inaugurou o marcador em Guimarães e assim chegou ao trio de golos no campeonato (e três assistências), em sete jogos; na temporada passada, ao serviço do Rio Ave, em 32 encontros na I Liga apontou dois golos.

4. Pedro Gonçalves destacou-se novamente. Mais uma assistência, mais dois golos… O ex-Famalicão já marcou sete golos em sete jogos, nesta época. É o melhor marcador da I Liga. Na época anterior, em 40 jogos, marcou exatamente sete golos.

5. Nos três primeiros remates na direção da baliza de Bruno Varela, três golos do Sporting. João Mário tinha acertado na barra logo aos 44 segundos mas, oficialmente, as bolas que tocam nos ferros são contabilizados como remates para fora.

6. O terceiro golo contou com assistência de Antonio Adán. Algo raro no nosso campeonato (e em qualquer campeonato): assistência de um guarda-redes.

7. O Sporting conseguiu duas goleadas seguidas, ambas por 4-0: frente a Tondela e Vitória. Na época passada só conseguiu uma goleada durante o campeonato inteiro (Santa Clara, também por 4-0).

8. O Vitória de Guimarães tinha encaixado somente três golos até esta receção ao Sporting. Três golos sofridos em seis jogos, a melhor defesa do campeonato. Era a melhor defesa do campeonato: três golos sofridos em seis jogos, mas quatro só neste encontro.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …