Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega ter adiantado os ‘dragões’.

O extremo foi uma das apostas para desempatar o encontro do treinador do Sporting, Ruben Amorim, aos 78 minutos, mas, um minuto depois, Marega ensaiou uma jogada monumental e marcou o primeiro golo da partida.

Mesmo assim, Jovane Cabral arrebatou o protagonismo do encontro, ao marcar os dois golos ‘leoninos’, aos 86 e 90+4, qualificando o Sporting para a final da competição, frente a Benfica ou Sporting de Braga, que se defrontam na quarta-feira, também na cidade leiriense.

Após a polémica da véspera, o líder da I Liga apresentou-se sem Nuno Mendes e Sporar e com o esquema tático habitual, com os três centrais Gonçalo Inácio, Coates e Feddal e os laterais Pedro Porro e Antunes, os médios Palhinha e João Mário e um ataque com Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Tiago Tomás.

Face às ausências dos ‘titulares’ Otávio, Sérgio Oliveira, Luís Diáz e Taremi, Sérgio Conceição recriou a disposição ‘leonina’, com Marega no centro do ataque, apoiado por Corona e Felipe Anderson, à frente dos médios defensivos Uribe e Grujic.

Mais atrás, os centrais Diogo Leite, Pepe e Mbemba estiveram à frente de Diogo Costa, com João Mário e Zaidu nas laterais.

O ‘encaixe’ foi praticamente perfeito e foi até o menos rotinado nesta formação FC Porto a demonstrar melhor desenvoltura, conseguindo, logo na primeira parte, algumas oportunidades de finalização, uma delas embatendo no poste da baliza ‘verde e branca’.

Marega foi o protagonista do lance mais flagrante da primeira metade, aos 40 minutos, depois de João Mário se desenvencilhar de Antunes e obrigar Coates a um corte perto da linha de golo, que deixou a bola à mercê do maliano, que acertou no poste.

José Coelho / Lusa

Antes, aos 20, já Marega tinha aproveitado o mau tempo de salto de Feddal a um passe longo do guarda-redes Diogo Costa, para servir Corona, que rematou por cima do ‘alvo’.

Do lado ‘verde e branco’, o guarda-redes Adán mostrou-se eficaz, a defender um cabeceamento de Diogo Leite, aos 11, e a sair-se aos pés de Grujic, aos 18.

Na primeira parte, o setor mais ofensivo do Sporting ressentiu-se das incursões dos laterais, Porro, na direita, onde se deparava com Felipe Anderson, e Antunes, que, com Corona, também não se aventurou como Nuno Mendes.

Assim, os ‘leões’ não conseguiram melhor do que as aparições de Pedro Gonçalves, aos 34, quando atirou por cima da baliza ‘azul e branca’, e Nuno Santos, dois minutos depois, após passe de Tiago Tomás, sem conseguir evitar a saída de Diogo Costa.

A segunda parte começou praticamente com novo desperdício dos ‘dragões’, aos 47, quando Uribe, em zona central, atirou muito por cima da baliza sportinguista, após um passe da linha de fundo de Marega.

O tal ‘encaixe’, alimentado pelas cautelas e pelas picardias normais de um clássico, concentrava o jogo no meio-campo, excetuando-se as bolas paradas e alguns lançamentos diretos, como os dois protagonizados por Nuno Santos e Diogo Costa.

O extremo ‘leonino’, após iniciativa de Pedro Gonçalves, chegou a conseguir posição de remate, aos 68, mas encontrou o guarda-redes ‘azul e branco’, que, cinco minutos depois, se viu obrigado a sair até à entrada do meio-campo para desarmar Nuno Santos.

Depois, surgiu Marega com uma arrancada fulminante, conseguindo, mesmo com a oposição de Antunes, inaugurar o marcador, aos 79, com um remate fraco e rasteiro, mas colocado, que deixou Adán sem reação.

Apesar de próximo do fim, o jogo não estava resolvido e Jovane Cabral, que tinha substituído Tiago Tomás, chegou ao empate, aos 86, com um ‘tiro’ cruzado, à entrada da área, após um corte da defensiva ‘azul e branca’, sem hipóteses para o guarda-redes ‘azul e branco’.

O extremo ‘leonino’ acabou por sentenciar o encontro, quando faltavam 20 segundos para o fim dos quatro minutos de compensação, batendo Diogo Costa, após um lance de contra-ataque conduzido por Pedro Gonçalves.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1351650522172948481

O Sporting, vencedor da Taça da Liga em 2017/18 e 2018/19, vai disputar a final da Taça da Liga pela quinta vez, no sábado, a partir das 19:45, frente ao vencedor do embate entre Benfica e Sporting de Braga, marcado para quarta-feira.

// F365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O que disse o Sr. Pinto da Costa no fim do jogo? “Ó Conceiçom, meu grande morcom… Entom tu tiras o Mairega e o Curona?? Tu num sabes que o Curona é o mais prigoso?! Anda cá qu’eu bou-te dar um grande puxom nestas orelhas… pensou eu de que…

RESPONDER

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …