SpaceX já escolheu o primeiro turista espacial que vai dar a volta à Lua

SpaceX

O super-lançador Falcon Heavy vai ter um irmão ainda mais poderoso

A companhia aeroespacial SpaceX, fundada por Elon Musk, vai levar o primeiro turista ao espaço para que voe à volta da Lua.

A SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, revelou esta quinta-feira no Twitter que já escolheu quem será a primeira pessoa a dar uma volta à Lua no BFR, o seu novo foguete lançador.

“A SpaceX assinou com o primeiro passageiro privado do mundo para que voe à volta da Lua a bordo do nosso veículo de lançamento Big Falcon Rocket (BFR)”, afirmou a empresa.

A identidade do primeiro turista da SpaceX será revelada na próxima segunda-feira. Todo o evento poderá ser acompanhado em tempo real no canal de youtube da empresa. A empresa diz que esta missão é um “grande passo” para que “as pessoas comuns que sonham em viajar para o espaço” possam atingir o seu objetivo no futuro.

De acordo com os planos da companhia, o novo super-foguete deverá ser usado para viagens privadas à volta Terra, para a Lua e até mesmo para Marte. O BFR, com os seus 31 motores e capacidade de produzir até cinco vezes mais impulso do que os motores do Falcon, ainda precisa de ser devidamente testado.

As primeiras provas estão marcadas para 2019 e é estimado que o novo foguete alcance velocidades na ordem dos 27 mil quilómetros por hora, ultrapassando os atuais Falcon 9 e Falcon Heavy.

A SpaceX está na vanguarda da exploração espacial, mas está longe de estar sozinha. Outras empresas como a Virgin Galactic de Richard Branson, e a Blue Origin, de Jeff Bezos, que tem nos seus planos levar pessoas a 100 quilómetros de distância da Terra numa cápsula chama Blue Shepard, estão a disputar palmo a palmo este mercado.

Concebida como uma empresa com enormes ambições, entre elas levar o Homem até Marte, a SpaceX será responsável, no próximo ano, por levar quatro astronautas da NASA para o espaço nas naves Crew Dragon e Dragon 2 – um passo de gigante para a empresa, que até agora apenas lançou ao espaço um crash test dummy ao volante de um Tesla.

A NASA, que depois de ter encerrado o programa Space Shuttle deixou de ter autonomia para levar cargas e astronautas ao espaço (e depende para isso das Soyuz da agência russa Roscosmos), contratou a SpaceX e a Boeing – uma colaboração entre os setores públicos e privado com a qual quer recuperar o controlo das viagens espaciais para os EUA.

ZAP // Canal Tech / EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Carles Puigdemont entregou-se às autoridades belgas

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont apresentou-se voluntariamente às autoridades belgas na sequência do mandado de detenção emitido pelo Tribunal Supremo de Espanha, disseram à EFE fontes ligadas ao político catalão. Na passada segunda-feira segunda-feira, o …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …