S&P mantém rating de Portugal em lixo

B64 / Wikimedia

Sede da Standard & Poor's em Manhattan, Nova Iorque

Sede da Standard & Poor’s em Manhattan, Nova Iorque

A Standard & Poor’s estima que o défice orçamental alcance os 3% e o crescimento da economia portuguesa fique pelos 1,3% em 2015, previsões piores do que as inscritas pelo Governo na proposta de Orçamento do Estado.

Num comunicado divulgado esta sexta-feira pela agência de notação financeira, o défice orçamental no próximo ano deverá ficar 0,3 pontos percentuais acima dos 2,7% inscritos pelo executivo na proposta de Orçamento.

Já as estimativas de crescimento económico para 2015 da Standard & Poor’s (S&P), cujas notações atribuídas a Portugal não são solicitadas, ficam 0,2 pontos abaixo dos 1,5% previstos pelo Governo.

A agência de notação antecipa uma dívida pública de 124% do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano, acima dos 123,7% estimados pelo Governo.

Ainda para este ano, a S&P confirma a previsão do Governo de um défice de 4,8% do PIB, antecipa que a dívida pública se fixe nos 127% e é ligeiramente menos otimista quanto ao crescimento económico, esperando que o PIB aumente 0,9%.

O executivo liderado por Pedro Passos Coelho estima um crescimento económico de 1% este ano e uma dívida pública de 127,2%.

Para 2016, a agência prevê um défice de 2,5%, um ponto percentual acima do que o Executivo inscreveu para esse ano no Documento de Estratégia Orçamental (DEO) divulgado no final de abril.

Para esse ano, a S&P confirma a estimativa de crescimento de 1,7% antecipada pelo Governo e estima uma dívida pública de 122,2% do PIB, ligeiramente abaixo dos 122,7% inscritos no DEO.

As previsões da agência de notação financeira encerram uma semana de várias estimativas macroeconómicas desfavoráveis relativamente às do Governo.

A Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) antecipam, respetivamente, défices acima de 3,3% e de 3,4% do PIB em 2015, acima não só da meta de 2,7% inscrita na proposta de OE2015, mas também dos 3% que foram assumidos como “ponto de honra” pelo executivo para o país sair do Procedimento de Défices Excessivos.

A Standard & Poor’s informou hoje também que manteve o ‘rating’ de Portugal em ‘BB’ atribuído à dívida de longo prazo, permanecendo num nível de ‘lixo’, mantendo também as perspetivas estáveis.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Por esta notícia se prova que valeu a pena fazer todos os sacrifícios que esta pandilha a que chama Governo impôs ao povo português desde 2011.

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …