S&P mantém rating de Portugal em lixo

B64 / Wikimedia

Sede da Standard & Poor's em Manhattan, Nova Iorque

Sede da Standard & Poor’s em Manhattan, Nova Iorque

A Standard & Poor’s estima que o défice orçamental alcance os 3% e o crescimento da economia portuguesa fique pelos 1,3% em 2015, previsões piores do que as inscritas pelo Governo na proposta de Orçamento do Estado.

Num comunicado divulgado esta sexta-feira pela agência de notação financeira, o défice orçamental no próximo ano deverá ficar 0,3 pontos percentuais acima dos 2,7% inscritos pelo executivo na proposta de Orçamento.

Já as estimativas de crescimento económico para 2015 da Standard & Poor’s (S&P), cujas notações atribuídas a Portugal não são solicitadas, ficam 0,2 pontos abaixo dos 1,5% previstos pelo Governo.

A agência de notação antecipa uma dívida pública de 124% do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano, acima dos 123,7% estimados pelo Governo.

Ainda para este ano, a S&P confirma a previsão do Governo de um défice de 4,8% do PIB, antecipa que a dívida pública se fixe nos 127% e é ligeiramente menos otimista quanto ao crescimento económico, esperando que o PIB aumente 0,9%.

O executivo liderado por Pedro Passos Coelho estima um crescimento económico de 1% este ano e uma dívida pública de 127,2%.

Para 2016, a agência prevê um défice de 2,5%, um ponto percentual acima do que o Executivo inscreveu para esse ano no Documento de Estratégia Orçamental (DEO) divulgado no final de abril.

Para esse ano, a S&P confirma a estimativa de crescimento de 1,7% antecipada pelo Governo e estima uma dívida pública de 122,2% do PIB, ligeiramente abaixo dos 122,7% inscritos no DEO.

As previsões da agência de notação financeira encerram uma semana de várias estimativas macroeconómicas desfavoráveis relativamente às do Governo.

A Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) antecipam, respetivamente, défices acima de 3,3% e de 3,4% do PIB em 2015, acima não só da meta de 2,7% inscrita na proposta de OE2015, mas também dos 3% que foram assumidos como “ponto de honra” pelo executivo para o país sair do Procedimento de Défices Excessivos.

A Standard & Poor’s informou hoje também que manteve o ‘rating’ de Portugal em ‘BB’ atribuído à dívida de longo prazo, permanecendo num nível de ‘lixo’, mantendo também as perspetivas estáveis.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Por esta notícia se prova que valeu a pena fazer todos os sacrifícios que esta pandilha a que chama Governo impôs ao povo português desde 2011.

RESPONDER

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …