O antigo presidente do Sporting José Sousa Cintra foi nomeado para a presidência da SAD do clube, em substituição de Bruno de Carvalho, anunciou hoje a Comissão de Gestão do clube.
O presidente da Comissão de Gestão do Sporting, Artur Torres Pereira, anunciou este domingo que José Sousa Cintra, ex-presidente do Sporting, será o substituto do ex-presidente Bruno de Carvalho à frente da SAD no período que antecede as eleições, agendadas para 8 de setembro.
O anúncio feito por Artur Torres Pereira acontece depois de a maioria dos sócios do Sporting reunidos em Assembleia Geral no sábado ter votado a destituição do presidente do clube, Bruno de Carvalho, que era o representante do acionista Sporting na sociedade que gere o futebol profissional dos ‘leões’.
Artur Torres Pereira adiantou que “nenhum dos membros da comissão de gestão auferirá um cêntimo que seja até à realização das eleições”, marcadas para 8 de setembro, nem aceitará fazer “parte de qualquer lista nas eleições“.
Torres Pereira aproveitou para criticar a “forma como a comunicação social foi tratada no Sporting. A partir de agora, podem contra da nossa parte que serão sempre bem vindos, e que nunca vos mentiremos“.
O presidente da Comissão de Gestão disse ainda que nos próximos dias será feita realizada uma auditoria forense e serão feitas diligências no sentido de recompor a administração da SAD, em função dos resultados da AG extraordinária de sábado.
“A partir de hoje, a SAD do Sporting tem um presidente, que sou eu. A minha missão é só até às próximas eleições“, declarou Sousa Cintra, de 73 anos. O novo presidente da SAD leonina prometeu “fazer tudo e honras todos os compromissos” do clube enquanto estiver à frente da SAD. “Vou fazer os impossíveis para que tudo corra bem”.
Sousa Cintra não se pronunciou para já sobre a a rescisão dos jogadores e recusou fazer comentários sobre o recentemente contratado treinador do clube. “É um assunto para falarmos depois”, disse o novo presidente da SAD do Sporting.
“Hoje, o Sporting voltou a ser um clube de confiança”, garantiu Sousa Cintra.
Este sábado, o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi destituído do cargo, por 71,36% dos votos dos sócios que participaram em Assembleia Geral extraordinária, este sábado, na Altice Arena, em Lisboa.
A AG foi convocada com o objetivo de decidir o afastamento ou a continuidade de Bruno de Carvalho, figura central de uma crise que se agudizou com a perda do segundo lugar na I Liga de futebol e a invasão de adeptos à Academia do Sporting, em Alcochete.
Sousa Cintra foi eleito presidente do Sporting Clube de Portugal, em 1989, com 65% dos votos de 15.299 votantes, tornando-se uma figura bem conhecida dos portugueses. Os seus mandatos, que vieram dar estabilidade ao clube depois de uma longa crise, foi marcado por sucessos nas modalidades e investimentos sucessivos no plantel de futebol.
Durante a sua presidência, Sousa Cintra construiu equipas de futebol competitivas, nas quais despontaram jogadores como Luís Figo e Balakov, mas não conseguiu chegar ao ambicionado título de campeão.
Como principais episódios marcantes da sua passagem pelo Sporting, conta-se o despedimento do treinador britânico Bobby Robson, numa altura em que a equipa se encontrava em primeiro lugar na Liga, e a contratação de Pacheco e Paulo Sousa, então jogadores do rival Benfica.
ZAP // Lusa
Era bom… Sai um gandim, entra outro. Às vezes chego a pensar que o futebol é um desporto que só pode ser gerido por padrinhos da máfia.