Sousa Cintra nomeado presidente da SAD do Sporting

Tiago Petinga / Lusa

O antigo presidente do Sporting, José Sousa Cintra, à saída da assembleia geral de destituição dos órgãos sociais

O antigo presidente do Sporting José Sousa Cintra foi nomeado para a presidência da SAD do clube, em substituição de Bruno de Carvalho, anunciou hoje a Comissão de Gestão do clube.

O presidente da Comissão de Gestão do Sporting, Artur Torres Pereira, anunciou este domingo que José Sousa Cintra, ex-presidente do Sporting, será o substituto do ex-presidente Bruno de Carvalho à frente da SAD no período que antecede as eleições, agendadas para 8 de setembro.

O anúncio feito por Artur Torres Pereira acontece depois de a maioria dos sócios do Sporting reunidos em Assembleia Geral no sábado ter votado a destituição do presidente do clube, Bruno de Carvalho, que era o representante do acionista Sporting na sociedade que gere o futebol profissional dos ‘leões’.

Artur Torres Pereira adiantou que “nenhum dos membros da comissão de gestão auferirá um cêntimo que seja até à realização das eleições”, marcadas para 8 de setembro, nem aceitará fazer “parte de qualquer lista nas eleições“.

Torres Pereira aproveitou para criticar a “forma como a comunicação social foi tratada no Sporting. A partir de agora, podem contra da nossa parte que serão sempre bem vindos, e que nunca vos mentiremos“.

O presidente da Comissão de Gestão disse ainda que nos próximos dias será feita realizada uma auditoria forense e serão feitas diligências no sentido de recompor a administração da SAD, em função dos resultados da AG extraordinária de sábado.

A partir de hoje, a SAD do Sporting tem um presidente, que sou eu. A minha missão é só até às próximas eleições“, declarou Sousa Cintra, de 73 anos. O novo presidente da SAD leonina prometeu “fazer tudo e honras todos os compromissos” do clube enquanto estiver à frente da SAD. “Vou fazer os impossíveis para que tudo corra bem”.

Sousa Cintra não se pronunciou para já sobre a a rescisão dos jogadores e recusou fazer comentários sobre o recentemente contratado treinador do clube. “É um assunto para falarmos depois”, disse o novo presidente da SAD do Sporting.

“Hoje, o Sporting voltou a ser um clube de confiança”, garantiu Sousa Cintra.

Este sábado, o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi destituído do cargo, por 71,36% dos votos dos sócios que participaram em Assembleia Geral extraordinária, este sábado, na Altice Arena, em Lisboa.

A AG foi convocada com o objetivo de decidir o afastamento ou a continuidade de Bruno de Carvalho, figura central de uma crise que se agudizou com a perda do segundo lugar na I Liga de futebol e a invasão de adeptos à Academia do Sporting, em Alcochete.

Sousa Cintra foi eleito presidente do Sporting Clube de Portugal, em 1989, com 65% dos votos de 15.299 votantes, tornando-se uma figura bem conhecida dos portugueses. Os seus mandatos, que vieram dar estabilidade ao clube depois de uma longa crise, foi marcado por sucessos nas modalidades e investimentos sucessivos no plantel de futebol.

Durante a sua presidência, Sousa Cintra construiu equipas de futebol competitivas, nas quais despontaram jogadores como Luís Figo e Balakov, mas não conseguiu chegar ao ambicionado título de campeão.

Como principais episódios marcantes da sua passagem pelo Sporting, conta-se o despedimento do treinador britânico Bobby Robson, numa altura em que a equipa se encontrava em primeiro lugar na Liga, e a contratação de Pacheco e Paulo Sousa, então jogadores do rival Benfica.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Era bom… Sai um gandim, entra outro. Às vezes chego a pensar que o futebol é um desporto que só pode ser gerido por padrinhos da máfia.

RESPONDER

"Indiana Jones do mundo da arte" recupera manuscrito do poeta persa Hafez

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril. O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos …

O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda. A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da …

Células estaminais podem ajudar a proteger os astronautas da radiação espacial

Assim que os astronautas deixam a proteção do campo magnético da Terra, ficam automaticamente expostos a níveis elevados de radiação cósmica. A Agência Espacial Europeia (ESA) está cada vez mais focada em investigações para reduzir …

Pandemia pode trazer nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas

A pandemia de Covid-19 pode trazer uma nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas como limpeza de superfícies infetadas ou vigiar pessoas em quarentena, afirmam esta quarta-feira alguns dos principais investigadores internacionais em …

Multimilionários refugiam-se da Covid-19 a bordo de iates

Vários multimilionários têm procurado refugiar-se da pandemia de Covid-19, que nasceu em dezembro passado na China, em alto mar, a bordo de iates de luxo. Em declarações ao jornal The Telegraph, Jonathan Beckett, executivo da …

Este mamífero consegue sobreviver a quase sete mil metros de altura

Cientistas pensam ter confirmado que um pequeno rato descoberto no vulcão Llullaillaco, nos Andes, é o mamífero que consegue viver à maior altitude já conhecida (6739 metros). Segundo o IFLScience, o Phyllotis xanthopygus rupestris foi descoberto, …

O glaciar Denman recuou quase cinco quilómetros nos últimos 22 anos

O glaciar Denman, na Antártica Oriental, recuou cerca de cinco quilómetros nos últimos 22 anos. Investigadores da Universidade da Califórnia, Irvine e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA estão preocupados coma topografia exclusiva …

Gruta em Setúbal mostra que os Neandertais também eram pescadores

Cientistas encontraram restos de alimentos numa gruta, no distrito de Setúbal, que comprovam que os Neandertais também se alimentavam de espécies marinhas. De acordo com o jornal espanhol ABC, restos encontrados por uma equipa de arqueólogos …

Associação alerta para riscos da mudança da hora em tempos de confinamento

O presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono advertiu hoje que os efeitos potencialmente adversos causados pela mudança da hora podem acentuar-se devido ao confinamento obrigatório das pessoas na sequência da pandemia …

Governo português legaliza estrangeiros ilegais. "A prioridade é a defesa da saúde"

O Governo português decidiu regularizar os estrangeiros com pedidos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, medida em vigor desde a declaração do estado de emergência, no dia 19, e que lhes garante os mesmos …