Sousa Cintra nomeado presidente da SAD do Sporting

Tiago Petinga / Lusa

O antigo presidente do Sporting, José Sousa Cintra, à saída da assembleia geral de destituição dos órgãos sociais

O antigo presidente do Sporting José Sousa Cintra foi nomeado para a presidência da SAD do clube, em substituição de Bruno de Carvalho, anunciou hoje a Comissão de Gestão do clube.

O presidente da Comissão de Gestão do Sporting, Artur Torres Pereira, anunciou este domingo que José Sousa Cintra, ex-presidente do Sporting, será o substituto do ex-presidente Bruno de Carvalho à frente da SAD no período que antecede as eleições, agendadas para 8 de setembro.

O anúncio feito por Artur Torres Pereira acontece depois de a maioria dos sócios do Sporting reunidos em Assembleia Geral no sábado ter votado a destituição do presidente do clube, Bruno de Carvalho, que era o representante do acionista Sporting na sociedade que gere o futebol profissional dos ‘leões’.

Artur Torres Pereira adiantou que “nenhum dos membros da comissão de gestão auferirá um cêntimo que seja até à realização das eleições”, marcadas para 8 de setembro, nem aceitará fazer “parte de qualquer lista nas eleições“.

Torres Pereira aproveitou para criticar a “forma como a comunicação social foi tratada no Sporting. A partir de agora, podem contra da nossa parte que serão sempre bem vindos, e que nunca vos mentiremos“.

O presidente da Comissão de Gestão disse ainda que nos próximos dias será feita realizada uma auditoria forense e serão feitas diligências no sentido de recompor a administração da SAD, em função dos resultados da AG extraordinária de sábado.

A partir de hoje, a SAD do Sporting tem um presidente, que sou eu. A minha missão é só até às próximas eleições“, declarou Sousa Cintra, de 73 anos. O novo presidente da SAD leonina prometeu “fazer tudo e honras todos os compromissos” do clube enquanto estiver à frente da SAD. “Vou fazer os impossíveis para que tudo corra bem”.

Sousa Cintra não se pronunciou para já sobre a a rescisão dos jogadores e recusou fazer comentários sobre o recentemente contratado treinador do clube. “É um assunto para falarmos depois”, disse o novo presidente da SAD do Sporting.

“Hoje, o Sporting voltou a ser um clube de confiança”, garantiu Sousa Cintra.

Este sábado, o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi destituído do cargo, por 71,36% dos votos dos sócios que participaram em Assembleia Geral extraordinária, este sábado, na Altice Arena, em Lisboa.

A AG foi convocada com o objetivo de decidir o afastamento ou a continuidade de Bruno de Carvalho, figura central de uma crise que se agudizou com a perda do segundo lugar na I Liga de futebol e a invasão de adeptos à Academia do Sporting, em Alcochete.

Sousa Cintra foi eleito presidente do Sporting Clube de Portugal, em 1989, com 65% dos votos de 15.299 votantes, tornando-se uma figura bem conhecida dos portugueses. Os seus mandatos, que vieram dar estabilidade ao clube depois de uma longa crise, foi marcado por sucessos nas modalidades e investimentos sucessivos no plantel de futebol.

Durante a sua presidência, Sousa Cintra construiu equipas de futebol competitivas, nas quais despontaram jogadores como Luís Figo e Balakov, mas não conseguiu chegar ao ambicionado título de campeão.

Como principais episódios marcantes da sua passagem pelo Sporting, conta-se o despedimento do treinador britânico Bobby Robson, numa altura em que a equipa se encontrava em primeiro lugar na Liga, e a contratação de Pacheco e Paulo Sousa, então jogadores do rival Benfica.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Era bom… Sai um gandim, entra outro. Às vezes chego a pensar que o futebol é um desporto que só pode ser gerido por padrinhos da máfia.

RESPONDER

Colaborador de Macron investigado por agredir manifestante

A justiça francesa anunciou a abertura de uma investigação preliminar após a transmissão de imagens de um colaborador do Presidente Emmanuel Macron a agredir um manifestante no 1º de maio. A investigação também tem como alvo …

Mbappé vai doar todo o dinheiro que ganhou no Mundial

O jogador francês Kylian Mbappé prometeu oferecer os ganhos financeiros obtidos no Mundial 2018. E vai mesmo cumprir com a sua promessa. Kylian Mbappé prometeu e vai cumprir. O jogador da seleção francesa vai oferecer a totalidade …

MP abre inquérito sobre alegadas irregularidades na reconstrução de casas de Pedrógão

O Ministério Público abriu um inquérito para investigar alegadas irregularidades na reconstrução de casas afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017, disse à agência Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR). "Confirma-se a …

Bruxelas quer passageiros portugueses a pagar taxa aeroportuária em Lisboa

A Comissão Europeia considera que ao cobrar esta taxa apenas a não residentes, Portugal está a discriminar em função da nacionalidade. A Comissão Europeia enviou, esta sexta-feira, um parecer fundamentando a Portugal reclamando que a taxa …

Justiça espanhola recusa extradição de Puigdemont apenas por peculato

O Tribunal Supremo espanhol decidiu cancelar o mandado europeu de detenção do ex-presidente do Governo catalão, recusando-se a julgar o independentista em fuga apenas pelo alegado delito de peculato e não pelo de rebelião. O juiz …

Militante envolvido na falsificação de fichas do PS nomeado para administrador de saúde

Um dos novos administradores que o Governo nomeou para o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro, António João Paredes, é um militante que esteve envolvido no processo de fichas falsas do PS de …

Francisco J. Marques constituído arguido no caso dos e-mails

Francisco J. Marques foi interrogado pela PJ a em março deste ano, na qualidade de arguido, no âmbito do chamado caso dos e-mails, relacionado com a divulgação, no Porto Canal, de correio eletrónico do Benfica. O …

Facebook vai banir notícias falsas e violência (mas não a negação do Holocausto)

O Facebook vai remover informações falsas publicadas na rede social que possam contribuir para atos de violência iminente, anunciou a empresa, que já testou a medida no Sri Lanka, recentemente abalado pelos conflitos inter-religiosos. “Estamos a …

João Benedito formaliza candidatura à presidência do Sporting

O antigo guarda-redes e ex-capitão da equipa de futsal do Sporting apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura às eleições do Sporting. João Benedito, o mais recente candidato à presidência do Sporting, apareceu juntamente com a sua …

China lança centro de investigação para clonar primatas

A China lançou um centro de investigação para clonar primatas, na cidade de Xangai, que permitirá avançar no diagnóstico e tratamento de doenças celebrais, informou esta quinta-feira a imprensa local. O centro, que faz parte de …