Sousa Cintra nomeado presidente da SAD do Sporting

Tiago Petinga / Lusa

O antigo presidente do Sporting, José Sousa Cintra, à saída da assembleia geral de destituição dos órgãos sociais

O antigo presidente do Sporting José Sousa Cintra foi nomeado para a presidência da SAD do clube, em substituição de Bruno de Carvalho, anunciou hoje a Comissão de Gestão do clube.

O presidente da Comissão de Gestão do Sporting, Artur Torres Pereira, anunciou este domingo que José Sousa Cintra, ex-presidente do Sporting, será o substituto do ex-presidente Bruno de Carvalho à frente da SAD no período que antecede as eleições, agendadas para 8 de setembro.

O anúncio feito por Artur Torres Pereira acontece depois de a maioria dos sócios do Sporting reunidos em Assembleia Geral no sábado ter votado a destituição do presidente do clube, Bruno de Carvalho, que era o representante do acionista Sporting na sociedade que gere o futebol profissional dos ‘leões’.

Artur Torres Pereira adiantou que “nenhum dos membros da comissão de gestão auferirá um cêntimo que seja até à realização das eleições”, marcadas para 8 de setembro, nem aceitará fazer “parte de qualquer lista nas eleições“.

Torres Pereira aproveitou para criticar a “forma como a comunicação social foi tratada no Sporting. A partir de agora, podem contra da nossa parte que serão sempre bem vindos, e que nunca vos mentiremos“.

O presidente da Comissão de Gestão disse ainda que nos próximos dias será feita realizada uma auditoria forense e serão feitas diligências no sentido de recompor a administração da SAD, em função dos resultados da AG extraordinária de sábado.

A partir de hoje, a SAD do Sporting tem um presidente, que sou eu. A minha missão é só até às próximas eleições“, declarou Sousa Cintra, de 73 anos. O novo presidente da SAD leonina prometeu “fazer tudo e honras todos os compromissos” do clube enquanto estiver à frente da SAD. “Vou fazer os impossíveis para que tudo corra bem”.

Sousa Cintra não se pronunciou para já sobre a a rescisão dos jogadores e recusou fazer comentários sobre o recentemente contratado treinador do clube. “É um assunto para falarmos depois”, disse o novo presidente da SAD do Sporting.

“Hoje, o Sporting voltou a ser um clube de confiança”, garantiu Sousa Cintra.

Este sábado, o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi destituído do cargo, por 71,36% dos votos dos sócios que participaram em Assembleia Geral extraordinária, este sábado, na Altice Arena, em Lisboa.

A AG foi convocada com o objetivo de decidir o afastamento ou a continuidade de Bruno de Carvalho, figura central de uma crise que se agudizou com a perda do segundo lugar na I Liga de futebol e a invasão de adeptos à Academia do Sporting, em Alcochete.

Sousa Cintra foi eleito presidente do Sporting Clube de Portugal, em 1989, com 65% dos votos de 15.299 votantes, tornando-se uma figura bem conhecida dos portugueses. Os seus mandatos, que vieram dar estabilidade ao clube depois de uma longa crise, foi marcado por sucessos nas modalidades e investimentos sucessivos no plantel de futebol.

Durante a sua presidência, Sousa Cintra construiu equipas de futebol competitivas, nas quais despontaram jogadores como Luís Figo e Balakov, mas não conseguiu chegar ao ambicionado título de campeão.

Como principais episódios marcantes da sua passagem pelo Sporting, conta-se o despedimento do treinador britânico Bobby Robson, numa altura em que a equipa se encontrava em primeiro lugar na Liga, e a contratação de Pacheco e Paulo Sousa, então jogadores do rival Benfica.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Era bom… Sai um gandim, entra outro. Às vezes chego a pensar que o futebol é um desporto que só pode ser gerido por padrinhos da máfia.

RESPONDER

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …