Juiz “fanático benfiquista” para julgar Rui Pinto gera polémica

Mário Cruz / Lusa

O processo de Rui Pinto foi distribuído para julgamento, esta semana, ao juiz Paulo Registo, do Tribunal Central Criminal de Lisboa, que também vai julgar o processo “e-toupeira”.

A informação foi transmitida, hoje, à agência Lusa por fonte judicial, acrescentando que Paulo Registo, do Juiz 18, será o presidente do coletivo de juízes, composto também pelas juízas Ana Paula Conceição e Helena Leitão, não havendo ainda data para o início do julgamento, no qual Rui Pinto vai responder por 90 crimes.

Este coletivo de juízes é o mesmo que vai julgar o processo “e-toupeira” (que aguarda ainda decisão de um recurso pendente), que tem como principal arguido o antigo assessor jurídico da SAD do Benfica Paulo Gonçalves, mas neste caso a titular do processo é a juíza Ana Paula Conceição.

Segundo o jornal Público, a escolha de Paulo Registo já motivou polémica. No Twitter, a ex-eurodeputada Ana Gomes já partilhou os vários tweets de Pedro Bragança, um dos administradores dos “Truques da Imprensa Portuguesa”.

“Um juiz especial, adepto de futebol, fanático, plenamente inserido nas rivalidades entre clubes e apaixonado pelo seu Benfica. Demonstra-o com orgulho nas redes sociais”, aponta Pedro Bragança, que também costuma comentar no Porto Canal.

“Mais graves ainda são as interações do juiz com publicações que se referem ao arguido Rui Pinto como ‘Rui Pirata Pinto’ ou a Ana Gomes, ironicamente, como ‘Ana Heroína Gomes’. Estará o julgamento feito ainda antes de começar?”, questiona.

Em declarações ao Tribuna Expresso, o advogado de Rui Pinto, Teixeira da Mota, já manifestou a sua preocupação. “Estou muito preocupado com o que vi. Não vou dizer mais nada porque ainda tenho de reunir com os meus colegas, mas o que vi deixa-me muito preocupado”.

De acordo com o semanário, há agora três hipóteses em cima da mesa: O juiz e o advogado consideram que a imparcialidade do magiaaaaaastrado não está em causa e mantém-se tudo na mesma; a defesa pode levantar um incidente de recusa ou o próprio juiz pode considerar que não tem condições para fazer o julgamento.

Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, foi colocado em prisão domiciliária a 8 de abril, mas em habitações disponibilizadas pela Polícia Judiciária (PJ) e sem acesso à Internet, com o despacho da juíza de instrução criminal (JIC), Cláudia Pina, a justificar que o arguido apresenta “agora um sentido crítico e uma disponibilidade para colaborar com a justiça”.

Em janeiro deste ano, o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu levar a julgamento o advogado Aníbal Pinto (apenas pelo crime de tentativa de extorsão à Doyen), e Rui Pinto por 90 crimes de acesso ilegítimo, acesso indevido, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão, mas deixou cair 57 dos 147 crimes pelos quais o arguido havia sido acusado pelo Ministério Público (MP).

Contudo, a procuradora do MP, Patrícia Barão, recorreu da decisão instrutória para o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), defendendo que o arguido deve ser julgado pelos 147 crimes que constam da acusação, aguardando-se ainda por essa decisão, que não tem efeito suspensivo do julgamento.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. A sério que alguém ainda leva a sério estas “acusações”/”alegações” dos propagandistas da torres das antas?
    É tudo benfiquistas a tentar tramar o fcp. Tenham dó. Essa conversa já enjoa.
    Se não têm nada a temer então enfrentem a justiça ou será que a única justiça para o fcp é a que é controlado por eles?

  2. Podes ficar enjoado à vontade, até ficares vermelho de náusea. Quando se tratar de enfrentar a justiça vamos ver quem treme, ou estavam a contar que as multidões de advogados pagos a peso de ouro que trabalham para a SAD do Benfica, mais os juízes todos que tem vindo a ser expostos como se pavoneavam nos camarotes e tribuna VIP da Luz já tinham garantido o veredicto? Parece bem claro quem quer levar cartas na manga para a decisāo de todos estes processos. Só demonstra que a confiança é pouca e a consciência pesa e muito. É o cheiro a medo que se nota ao longe.

  3. Há 3 juizes. 1 alegadamente será do Benfica. E os outros 2 são dos dragartos?
    O julgamento do pirata nada tem a ver com o Benfica. Será julgado pelo futebol leaks na sequência de uma queixa da Doyen e dos sapos.
    Marrem no vermelho, mas marrem com força…

  4. Pensava que o que ia a julgamento era uma queixa da Doyen e dos sapos contra o Rui Pinto.
    O que tem o Benfica a ver com isto? Será para beneficiar a Doyen, o Sporting ou o Rui Pinto?

  5. Mas haverá ainda alguém que acredite que isto seja para condenar os culpados? Está tudo montado para queimar o rapaz e qualquer causa que toque no Benfica fica à partida sem efeito, vão todas a jeito!

  6. Como benfiquista espero que toda a verdade venha ao cimo.
    Agora parece é que o pessoal do fcp está com medo de alguma coisa. Se calhar têm o rabo preso…
    Deixem o rapaz dizer tudo o que sabe. Se calhar teremos alguma supresas.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …