Ativistas atiram sopa de tomate a pintura de Van Gogh em protesto contra petróleo

3

Damien Gayle / Twitter

Ativistas do Just Stop Oil atiram sopa aos “Girassóis” de Van Gogh.

Ativistas atiraram sopa de tomate à pintura “Girassóis de Van Gogh e depois colaram-se à parede, em protesto contra o petróleo.

Dois ativistas do movimento Just Stop Oil atiraram sopa de tomate à famosa pintura “Girassóis” de Van Gogh, que está em exibição na National Gallery, em Londres.

O protestos dos ativistas, que depois se colaram à parede onde estava exposta a pintura, aconteceu esta sexta-feira. De acordo com a National Gallery, “há pequenos danos na moldura, mas a pintura está intacta”.

“O que vale mais, a arte ou a vida? Estão mais preocupados com a proteção de uma obra do que com a do planeta e das pessoas?”, questionaram os ativistas, que atiraram sopa a uma pintura estimada em cerca de 86 milhões de euros.

“Milhões de famílias com fome e frio não podem pagar petróleo, não conseguem sequer aquecer uma lata de sopa”, alertaram os ativistas. A polícia foi depois chamada ao local e deteve ambos, avança o Público.

Os ativistas recorrem várias vezes a ações com obras de arte para protestarem, como foi o caso de manifestantes da Extinction Rebellion que, ainda esta semana, invadiram a National Gallery of Victoria, em Melbourne, na Austrália, e colaram as mãos ao “Massacre na Coreia de Pablo Picasso.

“Sabíamos que podíamos fazer esta ação sem prejudicar a própria obra de arte. A nossa intenção era colar-nos ao acrílico, mas protegê-lo”, contou um dos ativistas ao The Guardian. Os manifestantes também acabaram detidos.

Em julho, dois ativistas do mesmo movimento cobriram a pintura “A Carroça de Feno” com uma versão alternativa e colaram-se à moldura.

“Se não há água, de que serve a arte?”, questionaram na altura. No mesmo mês, colaram-se a uma cópia de “A Última Ceia”, que se acredita ter sido pintada por dois alunos de Leonardo da Vinci.

O movimento Just Stop Oil pretende que o Governo britânico acabe imediatamente com qualquer novo projeto de petróleo ou gás. Nos últimos dias têm bloqueado pontes e ruas em Londres, sendo que o Governo britânico abriu agora uma ronda de licenciamento para a exploração de petróleo e gás no Mar do Norte.

ZAP //

3 Comments

  1. Que ridiculos. A quantidade de coisas que esses activistas usam á custa de combustiveis derivados do petróleo. E tantas coisas do dia a dia que se obtem á custa do petróleo. Como por exemplo as sapatilhas que eles calçam……tanta coisa. Teriam que ir parar á idade da pedra se quisessem deixar totalmente de usar petróleo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.