Sónia Brazão: MP pede pelo menos 4 anos de prisão

A atriz Sónia Brazão (foto: reprodução / Facebook)

A atriz Sónia Brazão (foto: reprodução / Facebook)

O Ministério Público pediu hoje uma pena de prisão não inferior a quatro anos para Sónia Brazão, por considerar que a actriz, numa tentativa de suicídio, provocou a explosão do seu apartamento de Oeiras, em 2011.

Sónia Brazão, que ficou com queimaduras graves depois de uma explosão no seu apartamento de Algés a 03 de Junho de 2011, está acusada de “libertação de gases asfixiantes por conduta negligente com intenção de pôr termo à vida”.

Apesar de, na primeira audiência de julgamento, ter dito que não tinha intenção de se suicidar e que só se lembra de tomar medicamentos para dormir, para a procuradora do Ministério Público ficou provado que os bicos do fogão foram ligados propositadamente para expelir gás “com o propósito de fazer explodir a sua habitação e a dos vizinhos“.

“Não restam dúvidas de que a arguida, pretendendo cometer suicídio, ligou propositadamente os bicos do fogão”, sustentou a procuradora hoje no Tribunal de Oeiras.

O Ministério Público pediu “uma pena de prisão não inferior a quatro anos“.

 

Durante a tarde, o advogado da actriz, Jorge Pracana, afirmou que as dúvidas sobre o que aconteceu naquele dia “não foram esclarecidas” em julgamento, Sónia Brazão só pode ser absolvida.

“No que diz respeito à libertação [de gás] e à explosão não houve ali qualquer intervenção humana. Tratou-se de um lamentável acidente que penalizou dezenas de pessoas”, disse.

O advogado contestou ainda a tese do Ministério Público de que a actriz pretendia pôr termo à vida, alegando que Sónia Brazão “é uma pessoa positiva”, que se envolvia com a comunidade que a rodeia.

A juíza do processo agendou a leitura da sentença para 22 de Novembro, às 14:00, no Tribunal de Oeiras.

 

A 03 de Junho de 2011, uma explosão ocorrida no quarto andar do número 73 da Avenida da República, em Algés, na casa da atriz, causou dois feridos e provocou estragos em dezenas de viaturas e várias casas vizinhas.

Segundo os exames toxicológicos realizados ao sangue e à urina, a actriz acusou, um dia após a explosão, 0,98 gramas/litro de álcool no sangue, além de substâncias canabinoides, opiáceos e benzodiazepinas (ansiolíticos).

Perante estes dados, os responsáveis pelas análises concluíram que a arguida, no momento do incidente, teria uma taxa de 4,27 g/l de álcool no sangue.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quem devolver uma garrafa de plástico vai receber entre dois e cinco cêntimos

A devolução de embalagens de bebidas feitas com plástico não reutilizável vai passar a ser recompensada: os consumidores poderão receber entre dois e cinco cêntimos por cada garrafa devolvida, tendo em conta a sua capacidade. Esta …

Exército francês vai contratar equipa de ficção científica para prever ameaças

O Ministério da Defesa de França vai criar uma "equipa vermelha" de escritores de ficção científica que vão ter como missão imaginar possíveis ameaças futuras, para ajudar as Forças Armadas do país a prepararem-se para …

Óculos grátis e consultas do SNS ao sábado. As promessas eleitorais do PS

O PS apresenta este sábado em Lisboa a versão final do seu programa eleitoral, que dá prioridade ao reforço do investimento público e à melhoria dos serviços públicos. Uma das apostas dos socialistas para a melhoria …

Fisco também vai ter acesso aos dados de todos os passageiros que usam avião

Além da PJ, da PSP, da GNR e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) também as Finanças vão ter acesso à base de dados dos passageiros que usam avião. O chamado registo de identificação de …

Afinal, Gibraltar não foi o último refúgio dos neandertais

A primeira extração de ADN antigo dos célebres restos mortais neandertais de Gibraltar revelou que este local não se trata do último refúgio desta espécie humana antes da sua extinção. O novo estudo, liderado pelo Museu …

Berardo põe Banco de Portugal em tribunal para obter documentos

José Berardo foi para os tribunais para ter acesso a documentos do Banco de Portugal. A Fundação com o seu nome já tinha pedido ao supervisor dados de 2007, quando foi autorizado o seu reforço …

Reviravolta em Espanha. Pablo Iglesias recua e cede lugar no governo

O líder do Podemos anunciou esta sexta-feira que desiste de integrar o governo, alegando que não quer ser a desculpa do Partido Socialista Operário Espanhol para que não haja um executivo de coligação de …

Drácula tinha razão. Transfusões de sangue jovem podem ajudar a rejuvenescer

https://vimeo.com/349081827 Transfusões de sangue jovem podem ajudar a combater o envelhecimento. Uma equipa de cientistas identificou duas proteínas rejuvenescedoras do cérebro em sangue jovem. As transfusões de sangue jovem são um tópico que tem causado grande controvérsia …

Presenças-fantasma no Parlamento. Duas deputadas do PSD constituídas arguidas

A Assembleia da República aprovou o levantamento da imunidade parlamentar de vários deputados do PSD requerido Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. A Assembleia da República autorizou o pedido de levantamento da imunidade parlamentar a cinco …

Irão apreende dois petroleiros britânicos no Estreito de Ormuz

Um petroleiro com bandeira britânica foi alegadamente apreendido pela Guarda Revolucionária Iraniana nas águas do Golfo. Mas não foi o único. De acordo com a BBC, os proprietários do Stena Impero — o nome do navio …