Sonho de menino aconteceu, um regresso a casa, uma reviravolta. Último dia de mercado

1

Algumas confirmações, negócios que estavam em dúvida até às ultimas horas, uma saída pela linha lateral e uma reviravolta no tempo de descontos. O último dia do mercado de verão 2023.

Afinal aconteceu mesmo: João Félix cumpriu o sonho de menino e vai juntar-se a João Cancelo no Barcelona.

Um ano depois de ter saído para o Ajax, Francisco Conceição está de regresso a casa: volta ao FC Porto, por empréstimo do clube holandês.

Já não havia condições: Vlachodimos deixa o Benfica, após cinco anos na Luz, e ruma à Premier League. No último dia de mercado, os encarnados emprestaram Schjelderup ao Nordsjaelland e Paulo Bernardo ao Celtic. O lateral esquerdo Mihailo Ristic ruma ao Celta, com quem firmou um contrato definitivo por 3 anos.

Em sentido contrário, chega ao Benfica o lateral esquerdo espanhol Juan Bernat, por empréstimo, sem opção de compra, do Paris Saint-Germain.

A transferência estava acertada, o jogador assinou, tirou fotografias, mas o Fulham cancelou o negócio. João Palhinha não vai ser jogador do Bayern de Munique.

João Félix emprestado ao Barcelona

O futebolista internacional português João Félix, de 23 anos, vai jogar no FC Barcelona por empréstimo do Atlético de Madrid até ao final da temporada, num negócio sem opção de compra, anunciaram hoje os dois clubes.

“O FC Barcelona e o Atlético de Madrid chegaram a um entendimento para o empréstimo do jogador João Félix até 30 de junho de 2024. O negócio não inclui qualquer opção de compra com vista a uma transferência definitiva”, informam os catalães, em comunicado no site oficial.

“O clube quer agradecer publicamente ao jogador pelo esforço financeiro que fez e pelo desejo manifestado em envergar a camisola do ‘Barça’”, acrescenta o comunicado

Por seu lado, o Atlético de Madrid também oficializou a cedência, anunciando ainda que, antes de rumar à Catalunha, o internacional português renovou contrato por mais duas temporadas, até 2029.

Sem espaço nos ‘colchoneros’, que pagaram 120 milhões de euros ao Benfica em 2019/20, e depois de ter sido emprestado aos ingleses do Chelsea, João Félix ruma à Catalunha, tornando-se no 11.º português a vestir a camisola ‘culé’.

Antes, no Camp Nou, alinharam Jorge Mendonça, Luís Figo, Vítor Baía, Fernando Couto, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Deco, André Gomes, Nélson Semedo e Francisco Trincão.

O ‘golden boy’ de 2019, após conquistar a I Liga de 2018/19 com a camisola do Benfica, marcou 34 golos nos 131 jogos que disputou pelo Atlético de Madrid, em quatro temporadas, tendo somado quatro tentos nos 20 encontros em que alinhou pelo Chelsea, na época passada.

Mesmo sem qualquer jogo disputado esta temporada, o avançado, campeão em Espanha em 2020/21, integra a convocatória do selecionador Roberto Martínez para os embates de qualificação para o Euro2024 com Eslováquia e Luxemburgo da seleção portuguesa, com a qual conquistou a Liga das Nações em 2019.

Com a camisola das ‘quinas’, esteve no Euro2020 e no Mundial2022, totalizando 31 internacionalizações e cinco golos.

João Cancelo também ruma ao Barça

O defesa João Cancelo vai alinhar no FC Barcelona, por empréstimo do Manchester City, que, tal como na época passada, cede o internacional português, anunciou hoje o clube da Liga espanhola de futebol.

“FC Barcelona e Manchester City chegaram a acordo para a cedência do jogador João Cancelo até 30 de junho de 2024. Não existe opção de compra”, lê-se no sítio oficial dos campeões espanhóis na Internet, pouco depois de ter confirmado a contratação de  João Félix, também por empréstimo, mas do Atlético de Madrid.

Cancelo, de 29 anos, volta a Espanha, para onde saiu em 2014/15, para jogar no Valência, então após cumprir a formação e chegar à equipa principal do Benfica.

O lateral direito, natural do Barreiro, jogou três temporadas completas no emblema valenciano, rumando, depois, ao Inter Milão e à Juventus, que pagou 40 milhões de euros (ME) ao clube espanhol, até assinar pelo Manchester City, em 2019/20, por um montante de 65 ME.

Após três temporadas e meia nos ‘citizens’, coroados com três títulos de campeão, uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga e a Liga dos Campeões da época passada, foi cedido ao Bayern Munique, clube no qual conquistou a Bundesliga.

O defesa, com contrato com os ‘citizens’ até 30 de junho de 2026, que disputou o Mundial2022, foi um dos 24 jogadores chamados por Roberto Martínez para os jogos de qualificação frente a Eslováquia e Luxemburgo, apesar de não ter qualquer minuto de utilização em partidas oficiais esta temporada.

Depois de ter deixado de ser uma opção habitual para o ‘onze’ do catalão Pep Guardiola, Cancelo deixa o plantel que conta com os portugueses Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes para se juntar a João Félix.

Francisco Conceição regressa ao FC Porto

O avançado internacional sub-21 português Francisco Conceição está de regresso ao FC Porto por empréstimo do Ajax, fazendo o percurso inverso ao do verão passado, anunciaram hoje os vice-campeões nacionais de futebol.

Em comunicado no seu site, os ‘azuis e brancos’ confirmaram a chegada do sexto reforço para 2023/24, sem pormenorizarem se o negócio tem opção de compra.

Filho de Sérgio Conceição, treinador dos ‘dragões’, o extremo tinha assinado por cinco temporadas com o clube neerlandês no verão passado, mas fez apenas um golo e três assistências nos 28 jogos disputados em 2022/23 pela equipa principal – seis dos quais enquanto titular -, intercalados com sete duelos e cinco tentos no conjunto ‘secundário’.

Francisco Conceição, de 20 anos, viu o Ajax ativar a sua cláusula de rescisão de cinco milhões de euros (ME) junto do FC Porto, pelo qual se estreou a nível profissional, após passagens pelas camadas jovens de Sporting (de 2011 a 2017) e Padroense (2017/18).

Dividido entre as equipas B e principal dos ‘dragões’ em 2020/21, o dianteiro fixou-se em definitivo no plantel de Sérgio Conceição na temporada seguinte e arrebatou a I Liga e a Taça de Portugal, despedindo-se com três tentos e três passes para golo em 50 duelos.

Francisco Conceição é a sexta contratação assegurada pelo FC Porto na atual janela de transferências e junta-se ao defesa Jorge Sánchez, que chegou igualmente esta semana por cedência do Ajax, aos médios Alan Varela (ex-Boca Juniors) e Nico González (ex-FC Barcelona) e aos avançados Iván Jaime (ex-Famalicão) e Fran Navarro (ex-Gil Vicente).

Vlachodimos deixa o Benfica

O guarda-redes grego Odysseas Vlachodimos está de saída do Benfica ao fim de cinco anos na Luz, transferindo-se para o Nottingham Forest, da Liga inglesa de futebol, anunciaram hoje os dois clubes.

Obrigado, Odysseas! Após cinco anos a defender as cores do Sport Lisboa e Benfica, o guarda-redes transfere-se para o Nottingham Forest”, informaram os campeões nacionais no site oficial, num extenso texto em que recordam o percurso do guardião na Luz, mas sem revelarem os valores envolvidos na transferência.

Por seu lado, o Nottingham Forest também oficializou a contratação na sua página oficial, dando conta de que Vlachodimos assinou um vínculo de quatro temporadas, até 2027.

O guardião grego começou a época como titular no Benfica, atuando diante de FC Porto, na Supertaça, e Boavista, na primeira jornada do campeonato, mas acabou por ser afastado das escolhas após a derrota no Estádio do Bessa, falhando as partidas com Estrela da Amadora e Gil Vicente, em que nem esteve no banco de suplentes e foi rendido por Samuel Soares.

Formado no Estugarda, Vlachodimos, de 29 anos, chegou ao Benfica em 2018, proveniente do Panathinaikos, tendo, desde então, realizado 225 partidas com a camisola benfiquista, tornando-se o guarda-redes estrangeiro com mais jogos pelos ‘encarnados’, superando o belga Michel Preud’Homme (199).

Deixa a Luz com dois títulos de campeão nacional (2018/19 e 2022/23) no currículo, além de duas supertaças Cândido de Oliveira (2019 e este ano).

Apesar de nunca ter sido consensual entre os adeptos do Benfica, o helénico – mas nascido na Alemanha – acabou por ser quase sempre o ‘dono e senhor’ da baliza das ‘águias’, exceção feita à temporada 2020/21, em que perdeu a titularidade para Helton Leite, então sob o comando de Jorge Jesus.

Se nessa temporada participou somente em 26 partidas oficiais, nas restantes nunca fez menos de 45, sendo que, na época passada, teve o melhor registo desta passagem por Portugal, com 54 encontros realizados.

Nas últimas semanas, viu chegar à Luz um novo concorrente pelo lugar, no caso o ucraniano Anatoliy Trubin, proveniente do Shakhtar Donetsk.

Reviravolta: negócio Palhinha caiu

Caiu no último instante a transferência de João Palhinha do Fulham para o Bayern Munique.

Os dois clubes acertaram o negócio, que envolvia 65 milhões de euros pagos pelos clube bávaro para contratar o internacional português, mas os britânicos não conseguiram encontrar substituto para Palhinha e cancelou o negócio.

O médio português, que já tinha feito exames médicos em Munique e tirado fotografias oficiais, aguardava no centro de treinos do Bayern pela conclusão do negócio.

Fica a perder o Sporting, que há dois anos vendeu Palhinha ao Fulham por 20 milhões, com direito a 10% da mais-valia de uma futura transferência — que renderiam agora ao clube de Alvalade cerca de 7 milhões de euros.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.