Empate técnico com Moreira. Sondagem lança euforia na candidatura de Pizarro

Estela Silva / Lusa

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (E), acompanhado pelo candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro

As sondagens da Católica/JN dão um empate técnico entre Rui Moreira (34%) e Manuel Pizarro (33%). Por outro lado, as sondagens da Aximage/CMTV, dão a vitória a Rui Moreira (39,9%), ainda que longe da maioria.

Duas sondagens foram reveladas esta sexta-feira sobre a intenção de voto para a Câmara Municipal do Porto, nas autárquicas de 1 de outubro. Como consequência das duas sondagens, que apontam para resultados diferentes, pode estar uma agitada campanha na cidade.

A sondagem do JN em conjunto com a Católica aponta, pela primeira vez, a possibilidade de Rui Moreira não vencer estas eleições.

Os 34% do atual presidente concorrem contra 33% de Manuel Pizarro, candidato do PS, com um ponto percentual a separar os dois candidatos, num valor inferior à margem técnica de erro do estudo, que se situa nos 2,8%.

Se até então a dúvida seria se Rui Moreira vence as eleições com ou sem maioria absoluta, o caso agora muda de figura, avança o Expresso.

Por outro lado, no mesmo o dia, a Aximage em conjunto com o Correio da Manhã lançaram uma sondagem sobre a intenção de voto dos portuenses que aponta para resultados bastante diferentes.

Este segundo estudo aponta para uma confortável vitória do atual presidente, ainda que sem maioria absoluta – 39,9% de Rui Moreira contra 20,4% de Pizarro.

Segundo o Expresso, a sondagem do JN/Católica relança a campanha para uma última semana que será “muito agitada”, com “o PS a dar tudo por tudo para continuar a subir” e “Rui Moreira a ter de expor-se mais e a arriscar“, depois de uma pré-campanha “em que esteve discreto” e em que “nem cartazes colocou na cidade”.

De acordo com o Observador, a sondagem do JN/Católica só vem reforçar a necessidade futura de chegar a acordos pós-eleitorais.

Relativamente aos restantes candidatos à autarquia, o PSD continua com sondagens que sinalizam uma forte quebra em relação aos resultados de há quatro anos, o que levou Rui Rio a afirmar que há de “falar, não vou ficar calado”.

A coligação PSD/PPM, do candidato Álvaro Almeida, consegue 13% na sondagem, o que fica bastante aquém dos 21% de Luís Filipe Menezes em 2013. A  CDU repete o desempenho nas últimas autárquicas e pode aspirar à eleição de Ilda Figueiredo como vereadora com 8%. Surpresa nesta sondagem é também o Bloco de Esquerda, que quase duplica, chegando agora aos 6%), a anterior votação e pode também eleger João Teixeira Lopes como vereador.

Na sondagem Aximage/CM, relativamente à candidatura de Álvaro Almeida, o estudo aponta para 11,8%. Ilda Figueiredo da CDU consegue 8,9% e João Teixeira Lopes, do Bloco, chega aos 5,3%.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. vou repetir…. sondagem feita para números fixos de clientes particulares durante o horário laboral… Nestas condições é muito fácil obter resultados favoráveis ao PS (desempregados e reformados). E até estou admirado do Piçarro não ter maioria absoluta.

  2. espera se que o psd… desista da candidatura em favor de moreira ou contra pizarro.. a ordem dos fatores nao importa. pelo menos façam um favor a cidade do porto e evitem que a geringonça chegue a cidade invicta!!!!.
    caso nao tenham coragem de assumir essa desistencia, os eleitores pensem duas vezes antes de votar no psd na cidade do porto. seria deploravel que a arrogancia e o oportunismo do ps levasse a geringonça (pizarro ilda e lopes)a tomar o poder no porto por interesses muito mesquinhos.
    haja bom senso

RESPONDER

Regresso de Manuel Monteiro aceite no CDS por unanimidade

Está confirmado o regresso de Manuel Monteiro ao CDS, partido que chegou a liderar. Em reunião, na noite desta segunda-feira, a concelhia da Póvoa de Varzim aprovou a reinscrição por unanimidade. Monteiro acabou por decidir reinscrever-se …

Sismo de magnitude de 6,3 abala Porto Rico, que se prepara para uma tempestade tropical

Um sismo de 6,3 de magnitude na escala de Richter foi registado na segunda-feira à noite em Porto Rico, informou o Serviço Meteorológico Nacional de San Juan. Não existem, até ao momento, registo de vítimas …

Há um reservatório submerso de gás desconhecido na costa do Japão

Perto da costa de Okinawa, no sudoeste do Japão, há um grande reservatório e um gás desconhecido numa área onde a crosta terrestre está a ser separada. Uma nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista …

Descoberto "portal" através do qual os cometas se aproximam do Sol

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu uma espécie de portal orbital através do qual os cometas passam antes de se aproximam do Sol, revelou uma nova investigação, que pode alterar fundamentalmente a compreensão científica sobre …

Vénus terá sido habitável durante três mil milhões de anos

Vénus é conhecida hoje como "infernal" com temperaturas de 462ºC. Mas um novo estudo sugere que o clima era bem diferente no passado. Até há 700 milhões de anos, o planeta Vénus terá tido um clima …

Sporting 1-2 Famalicão | Líder “Fama” desespera Alvalade

O Famalicão segurou a liderança da Liga NOS, dando seguimento ao arranque de sonho neste regresso ao principal escalão do futebol português. Os famalicenses foram ao Estádio José Alvalade bater o Sporting pela primeira vez …

Nick Cave lança álbum duplo na próxima semana

O músico australiano anunciou, esta segunda-feira, que vai lançar um novo álbum já na próxima semana. Chama-se "Ghosteen" e é um álbum duplo. Segundo o Observador, a notícia foi avançada pelo próprio Nick Cave no seu …

Revelada fotografia do misterioso material do lado oculto da Lua

A agência espacial chinesa já tinha anunciado a descoberta de uma espécie de gel numa cratera lunar. Não satisfeita com as primeiras imagens, fez regressar o Yutu-2 ao local para recolher mais fotografias. Em julho, imagens …

Na hora da despedida, Draghi defende capacidade orçamental própria da zona euro

O presidente cessante do Banco Central Europeu (BCE) defendeu, em Bruxelas, a existência de um "instrumento orçamental central" na zona euro, ainda que "perfeitamente consciente das dificuldades políticas" para o criar, devido à "falta de …

Narcotraficante português processa Estado por causa de escutas telefónicas

O narcotraficante português Franklim Lobo avançou com uma ação contra o Estado por alegadas escutas telefónicas ilegais, no âmbito da designada Operação Aquiles, pedindo uma indemnização de mil euros a entregar a uma instituição social. Na …