Empate técnico com Moreira. Sondagem lança euforia na candidatura de Pizarro

Estela Silva / Lusa

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (E), acompanhado pelo candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro

As sondagens da Católica/JN dão um empate técnico entre Rui Moreira (34%) e Manuel Pizarro (33%). Por outro lado, as sondagens da Aximage/CMTV, dão a vitória a Rui Moreira (39,9%), ainda que longe da maioria.

Duas sondagens foram reveladas esta sexta-feira sobre a intenção de voto para a Câmara Municipal do Porto, nas autárquicas de 1 de outubro. Como consequência das duas sondagens, que apontam para resultados diferentes, pode estar uma agitada campanha na cidade.

A sondagem do JN em conjunto com a Católica aponta, pela primeira vez, a possibilidade de Rui Moreira não vencer estas eleições.

Os 34% do atual presidente concorrem contra 33% de Manuel Pizarro, candidato do PS, com um ponto percentual a separar os dois candidatos, num valor inferior à margem técnica de erro do estudo, que se situa nos 2,8%.

Se até então a dúvida seria se Rui Moreira vence as eleições com ou sem maioria absoluta, o caso agora muda de figura, avança o Expresso.

Por outro lado, no mesmo o dia, a Aximage em conjunto com o Correio da Manhã lançaram uma sondagem sobre a intenção de voto dos portuenses que aponta para resultados bastante diferentes.

Este segundo estudo aponta para uma confortável vitória do atual presidente, ainda que sem maioria absoluta – 39,9% de Rui Moreira contra 20,4% de Pizarro.

Segundo o Expresso, a sondagem do JN/Católica relança a campanha para uma última semana que será “muito agitada”, com “o PS a dar tudo por tudo para continuar a subir” e “Rui Moreira a ter de expor-se mais e a arriscar“, depois de uma pré-campanha “em que esteve discreto” e em que “nem cartazes colocou na cidade”.

De acordo com o Observador, a sondagem do JN/Católica só vem reforçar a necessidade futura de chegar a acordos pós-eleitorais.

Relativamente aos restantes candidatos à autarquia, o PSD continua com sondagens que sinalizam uma forte quebra em relação aos resultados de há quatro anos, o que levou Rui Rio a afirmar que há de “falar, não vou ficar calado”.

A coligação PSD/PPM, do candidato Álvaro Almeida, consegue 13% na sondagem, o que fica bastante aquém dos 21% de Luís Filipe Menezes em 2013. A  CDU repete o desempenho nas últimas autárquicas e pode aspirar à eleição de Ilda Figueiredo como vereadora com 8%. Surpresa nesta sondagem é também o Bloco de Esquerda, que quase duplica, chegando agora aos 6%), a anterior votação e pode também eleger João Teixeira Lopes como vereador.

Na sondagem Aximage/CM, relativamente à candidatura de Álvaro Almeida, o estudo aponta para 11,8%. Ilda Figueiredo da CDU consegue 8,9% e João Teixeira Lopes, do Bloco, chega aos 5,3%.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. vou repetir…. sondagem feita para números fixos de clientes particulares durante o horário laboral… Nestas condições é muito fácil obter resultados favoráveis ao PS (desempregados e reformados). E até estou admirado do Piçarro não ter maioria absoluta.

  2. espera se que o psd… desista da candidatura em favor de moreira ou contra pizarro.. a ordem dos fatores nao importa. pelo menos façam um favor a cidade do porto e evitem que a geringonça chegue a cidade invicta!!!!.
    caso nao tenham coragem de assumir essa desistencia, os eleitores pensem duas vezes antes de votar no psd na cidade do porto. seria deploravel que a arrogancia e o oportunismo do ps levasse a geringonça (pizarro ilda e lopes)a tomar o poder no porto por interesses muito mesquinhos.
    haja bom senso

RESPONDER

Contrariando as autoridades, Hong Kong assinala aniversário de Tiananmen. "Podem reprimir as nossas atividades mas não o nosso espírito"

Evocando razões de saúde pública devido à pandemia, as autoridades de Hong Kong proibiram a vigília de quinta-feira que visava assinalar o 31.º aniversário do massacre de Tiananmen. As aglomerações com mais de oito pessoas …

Governo pondera criar nova contribuição sobre a banca para financiar Segurança Social

O Governo de António Costa está a estudar a criação de uma contribuição adicional de solideriedade sobre o setor bancário para ajudar a financiar a Segurança Social e fazer face aos custos de resposta à …

Arqueólogos encontram rara ferramenta de caça com 300 mil anos

Arqueólogos encontraram uma ferramenta de madeira utilizada na caça há 300 mil anos. É muito raro encontrar artefactos paleolíticos feitos de madeira, realça o autor do estudo. Uma equipa de investigadores da Universidade de Tübingen e …

Twitter não descarta suspender conta de Donald Trump

Um alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump caso o Presidente norte-americano prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras daquela rede social. Com 81,7 milhões …

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …

Asteróide que matou os dinossauros criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que Yellowstone

O asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que a caldeira do supervulcão Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, conclui um novo estudo agora divulgado. De acordo …

Encontrar uma agulha num palheiro cósmico. Astrónomos resolvem mistério do primeiro Anel de Einstein

Determinados a encontrar uma agulha num palheiro cósmico, um par de astrónomos viajou no tempo através dos arquivos de dados antigos do Observatório W. M. Keck em Mauankea e do Observatório de Raios-X Chandra da …