Sondagens mostram que Trump perde para seis candidatos democratas. São “fake”

Jason Szenes / EPA

Depois das fake news e dos fake news media, Donald Trump denuncia agora a existência de fake polling – ou seja, sondagens falsas.

Em causa está a sondagem nacional da Universidade Quinnipiac, publicada na terça-feira, que mostra que Trump perde para seis dos candidatos democratas, por uma diferença que vai dos cinco pontos aos 13 pontos percentuais.

A margem de diferença maior é para o ex-vice-presidente Joe Biden, mas na lista de eventuais vencedores democratas está também o senador do Vermont Bernie Sanders, a senadora da Califórnia Kamala Harris, a senadora do Massachusetts, Elizabeth Warren, o mayor de South Bend, Pete Buttigieg, e o senador de New Jersey Cory Booker.

O problema será também um artigo no The New York Times, sobre uma sondagem interna feita pela sua própria campanha que mostra que Trump estará alegadamente atrás de Biden em vários estados nos quais precisa de ganhar. O presidente teria dado ordens para que os seus assessores dissessem publicamente que havia outros dados que mostram que se está a sair bem em vários estados, segundo o mesmo artigo.

Como é habitual do presidente norte-americano, o assunto veio parar ao seu Twitter. “As fake news nunca foram mais desonestas do que são hoje. Graças a Deus que podemos combatê-las nas redes sociais. A sua nova arma são as sondagens falsas, às vezes referidas como sondagens de supressão (porque suprimem números). Já havia em 2016, mas isto agora é pior”, escreveu numa primeira mensagem.

“Os órgãos de comunicação (corruptos) falsos dizem que têm uma fuga de informação em relação a uma sondagem feita pela minha campanha que, a propósito e apesar da falsidade e da contínua caça às bruxas são os melhores números que já tivemos. Noticiam falsos números que inventaram e nem sequer existem. Vamos ganhar outra vez!”, acrescentou noutra mensagem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …

Desatualizados e com erros. IA vai vasculhar milhares de documentos da Casa Branca

O Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca (OMB) disse que as agências federais vão usar inteligência artificial (IA) para eliminar requisitos desatualizados, obsoletos e inconsistentes em dezenas de milhares de páginas de regulamentos …