Sondagem. Operação Marquês faz PS cair e PSD subir

ppdpsd / Flickr

Rui Rio, presidente do PSD, acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa

O PSD subiu quatro pontos percentuais na mais recente sondagem, enquanto o PS desceu dois pontos. A decisão da Operação Marquês pode ter tido influência nas intenções de voto.

A mais recente sondagem ICS/ISCTE para o Expresso e a SIC abrange o período de decisão da Operação Marquês e revela as repercussões da mesma. Enquanto o PSD subiu quatro pontos percentuais nas intenções de voto, o PS desceu dois pontos percentuais.

As intenções de voto no PS desceram dois pontos percentuais face a novembro, de 39% para 37%. Por sua vez, as do PSD subiram, no mesmo período, de 25% para 29%.



O trabalho de campo foi realizado entre 5 e 13 de abril, ou seja, incluindo já a sexta-feira em que o juiz Ivo Rosa proferiu a decisão instrutória da Operação Marquês.

Ainda assim, apesar do alvoroço gerado pela decisão da Operação Marquês, feitas as contas, fica quase tudo na mesma. PS e PSD ficam com intenções de voto semelhantes àquelas que tinham nas últimas eleições legislativas de 2019.

Ainda comparando com os resultados das legislativas, o Chega regista uma subida astronómica, passando de 1,3% para 6%. Em contrapartida, o CDS caiu de 4,2% para 1%.

Quanto aos outros partidos, o BE recolheu 9% das intenções de voto (+1 p.p.), a CDU mantém os mesmos 7% de novembro, o mesmo com o PAN, com 2% e com a Iniciativa Liberal, que reúne 1%.

Quanto à avaliação à atuação recente dos políticos, numa escala de 0 a 10, Marcelo Rebelo de Sousa mantém a nota de 7,5; o primeiro-ministro António Costa sobe para 6,2 (+0,2 pontos); e o líder do PSD, Rui Rio, sobe para 4,9 (+0,6 pontos).

Além disso, Catarina Martins perdeu 0,1 pontos, estando agora com 4,3; Jerónimo de Sousa mantém-se nos 3,8; André Silva segue-se com uma nota de 3,4 (+0,2 pontos); Francisco Rodrigues dos Santos com 3,1 (+0,3 pontos); João Cotrim Figueiredo com 2,9 (+0,4 pontos); André Ventura com 2,4 (-0,2 pontos) e, por fim, Joacine Katar Moreira, com 2,3 (+0,4 pontos).

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Sondagens para todos os gostos… Ou feitas por encomenda…(?) Alguns resultados são comparados ao mês de novembro, outros às últimas legislativas; quando alguns partidos nem sequer existiam! De salientar o pormenor de se relacionar a subida do PSD com a decisão do juíz Ivo Rosa… Mas alguém quer saber do Sócrates?? Já toda a gente sabe como vai acabar! Alguns crimes já prescreveram, outros vão acabar por prescrever, outros vão deixar de ser crime por causa de alguma alteração legislativa, e aqueles que na remota possibilidade de ter existido a sua moldura penal é tão insignificante (normalmente pena de multa) que o Sr. Sócrates ainda vai ficar com um crédito na “Pensão de Évora”… ou então o Zé Povinho ainda tem que lhe pagar!!

    • Tu deves ser um tolo do caraças. Andas a leste de tudo. Estás completamente errado… em tudo.
      Espera daqui a um ano para veres a decisão do tribunal da relação e vais começar a perceber o quão distante da realidade andas.

    • Uma treta feita de encomenda. O Iniciativa Liberal, apenas 1% ? Se calhar enganaram-se e queriam dizer Partido Livre! O Bloco com 9% e o Chega com 6% ? Tudo treta. A realidade não é nada disto. Resumindo, quiseram dizer que o povo se impressionou com a vigarice Sócrates, mas que no fundo isso “deixou tudo na mesma”. O contorcionismo destes fazedores de sondagens, é realmente admirável.

  2. “É cada um”, e cada dois… Bem podem ser milhares que não é por muitos dizerem uma mentira, que passa a ver verdade! Mas como diz o ditado “com papas e bolos se enganam os tolos”. Eu não gosto de papas nem de bolos. Deixo isso para os alienados!

    • Mais um que ainda não percebeu nada do que o envolve. Espera mais um pouco e daqui a um ano quando sair a decisão da Relação vais compreender tudo.
      Parece que ainda não compreenderam o que se está efetivamente a passar.

  3. Pois, pois!
    Mas o que interessa mesmo aos portugueses que não sejam Kagocefalos, e saber quanto o Sócrates roubou ao erário público. E isso é apenas isso que interessa!!! E depois contabilizem o que roubaram os BPN, o Rendeiro, o Isaltino, o Cavaco, etc todos ligados ao PSD. E depois é só fazer as contas!!!!
    E essa do Salgado ser do PS até faz rir as criancinhas..,,
    E em relação a governos, se o melhor foi o de Antonio Guterrres e o do Sócrates 2005/2009!
    Sim, que culpa tem o Sócrates duma crise financeira que veio de Fora? Os problemas gerados em Portugal por essa crise e culpa do Sócrates? Ou dos Bancos e quejandos?
    O problema é que o ódio instalou-se e tem que se arranjar um bode expiatório dum partido, e branquear o mal muito pior feito por elementos de outros partidos.

RESPONDER

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …