Sondagem. Operação Marquês faz PS cair e PSD subir

ppdpsd / Flickr

Rui Rio, presidente do PSD, acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa

O PSD subiu quatro pontos percentuais na mais recente sondagem, enquanto o PS desceu dois pontos. A decisão da Operação Marquês pode ter tido influência nas intenções de voto.

A mais recente sondagem ICS/ISCTE para o Expresso e a SIC abrange o período de decisão da Operação Marquês e revela as repercussões da mesma. Enquanto o PSD subiu quatro pontos percentuais nas intenções de voto, o PS desceu dois pontos percentuais.

As intenções de voto no PS desceram dois pontos percentuais face a novembro, de 39% para 37%. Por sua vez, as do PSD subiram, no mesmo período, de 25% para 29%.

O trabalho de campo foi realizado entre 5 e 13 de abril, ou seja, incluindo já a sexta-feira em que o juiz Ivo Rosa proferiu a decisão instrutória da Operação Marquês.

Ainda assim, apesar do alvoroço gerado pela decisão da Operação Marquês, feitas as contas, fica quase tudo na mesma. PS e PSD ficam com intenções de voto semelhantes àquelas que tinham nas últimas eleições legislativas de 2019.

Ainda comparando com os resultados das legislativas, o Chega regista uma subida astronómica, passando de 1,3% para 6%. Em contrapartida, o CDS caiu de 4,2% para 1%.

Quanto aos outros partidos, o BE recolheu 9% das intenções de voto (+1 p.p.), a CDU mantém os mesmos 7% de novembro, o mesmo com o PAN, com 2% e com a Iniciativa Liberal, que reúne 1%.

Quanto à avaliação à atuação recente dos políticos, numa escala de 0 a 10, Marcelo Rebelo de Sousa mantém a nota de 7,5; o primeiro-ministro António Costa sobe para 6,2 (+0,2 pontos); e o líder do PSD, Rui Rio, sobe para 4,9 (+0,6 pontos).

Além disso, Catarina Martins perdeu 0,1 pontos, estando agora com 4,3; Jerónimo de Sousa mantém-se nos 3,8; André Silva segue-se com uma nota de 3,4 (+0,2 pontos); Francisco Rodrigues dos Santos com 3,1 (+0,3 pontos); João Cotrim Figueiredo com 2,9 (+0,4 pontos); André Ventura com 2,4 (-0,2 pontos) e, por fim, Joacine Katar Moreira, com 2,3 (+0,4 pontos).

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Sondagens para todos os gostos… Ou feitas por encomenda…(?) Alguns resultados são comparados ao mês de novembro, outros às últimas legislativas; quando alguns partidos nem sequer existiam! De salientar o pormenor de se relacionar a subida do PSD com a decisão do juíz Ivo Rosa… Mas alguém quer saber do Sócrates?? Já toda a gente sabe como vai acabar! Alguns crimes já prescreveram, outros vão acabar por prescrever, outros vão deixar de ser crime por causa de alguma alteração legislativa, e aqueles que na remota possibilidade de ter existido a sua moldura penal é tão insignificante (normalmente pena de multa) que o Sr. Sócrates ainda vai ficar com um crédito na “Pensão de Évora”… ou então o Zé Povinho ainda tem que lhe pagar!!

    • Tu deves ser um tolo do caraças. Andas a leste de tudo. Estás completamente errado… em tudo.
      Espera daqui a um ano para veres a decisão do tribunal da relação e vais começar a perceber o quão distante da realidade andas.

    • Uma treta feita de encomenda. O Iniciativa Liberal, apenas 1% ? Se calhar enganaram-se e queriam dizer Partido Livre! O Bloco com 9% e o Chega com 6% ? Tudo treta. A realidade não é nada disto. Resumindo, quiseram dizer que o povo se impressionou com a vigarice Sócrates, mas que no fundo isso “deixou tudo na mesma”. O contorcionismo destes fazedores de sondagens, é realmente admirável.

  2. “É cada um”, e cada dois… Bem podem ser milhares que não é por muitos dizerem uma mentira, que passa a ver verdade! Mas como diz o ditado “com papas e bolos se enganam os tolos”. Eu não gosto de papas nem de bolos. Deixo isso para os alienados!

    • Mais um que ainda não percebeu nada do que o envolve. Espera mais um pouco e daqui a um ano quando sair a decisão da Relação vais compreender tudo.
      Parece que ainda não compreenderam o que se está efetivamente a passar.

  3. Pois, pois!
    Mas o que interessa mesmo aos portugueses que não sejam Kagocefalos, e saber quanto o Sócrates roubou ao erário público. E isso é apenas isso que interessa!!! E depois contabilizem o que roubaram os BPN, o Rendeiro, o Isaltino, o Cavaco, etc todos ligados ao PSD. E depois é só fazer as contas!!!!
    E essa do Salgado ser do PS até faz rir as criancinhas..,,
    E em relação a governos, se o melhor foi o de Antonio Guterrres e o do Sócrates 2005/2009!
    Sim, que culpa tem o Sócrates duma crise financeira que veio de Fora? Os problemas gerados em Portugal por essa crise e culpa do Sócrates? Ou dos Bancos e quejandos?
    O problema é que o ódio instalou-se e tem que se arranjar um bode expiatório dum partido, e branquear o mal muito pior feito por elementos de outros partidos.

RESPONDER

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …

Esta tarde, discute-se a "ampla abertura". Máscaras em espaços fechados são para manter

As restrições impostas na sequência do combate à pandemia de covid-19 deverão deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês. Esta tarde, na reunião do Infarmed, os peritos vão propor a libertação. Esta quinta-feira, …

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …