Sondagem prevê segunda volta em França só com a direita e vitória de Fillon sobre Le Pen

Ian Langsdon / EPA

François Fillon

François Fillon

François Fillon, eleito este domingo para concorrer pela centro-direita francesa às eleições de 2017, ganharia largamente a corrida contra a candidata de extrema-direita Marine Le Pen.

O antigo primeiro-ministro francês venceu este domingo a segunda volta das primárias da direita, com 67% dos votos, contra 33% de Alain Juppé, e é o candidato para as presidenciais de 2017.

Segundo uma sondagem da Harris Interactive, François Fillon conseguiria 26% dos votos na primeira volta das eleições, contra 24% para a presidente da Frente Nacional, Marine le Pen.

Na segunda volta, Fillon venceria com 67% contra 33% para Le Pen.

O ex-ministro da Economia Emmanuel Macron, que anunciou recentemente a candidatura às presidenciais, ficaria em terceiro lugar, quer seja o actual presidente François Hollande, quer seja o actual primeiro-ministro Manuel Valls a candidatar-se pela esquerda francesa.

A sondagem foi realizada este domingo à noite, após a divulgação dos resultados das primárias da direita francesa, com uma amostra de 6.093 franceses maiores de 18 anos.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E as sondagens estão muito fiáveis ultimamente! Isto está a ficar bonito com os extremistas a ganhar eleições democráticas. Veja-se só a ironia.

  2. Vença Fillon, vença Marine, os islâmicos que invadiram a Europa e a França, podem começar a comprar bilhete de regresso. A menos que o Costa os queira receber…

  3. Que a esquerda francesa sofra uma grande derrota nada me admira porque as esquerdas são muito boas para destruir valores culturais e morais e muitíssimo hospitaleiras em relação a todos que venham de não importa onde para ajudarem à festa da degradação desses mesmos valores de um país e disto já os franceses se aperceberam há muito tempo e ultimamente já estão a colher os verdadeiros frutos de tanta incompetência; que Fillon na segunda volta ganhe a Marine Le Pen logo se verá, não me surpreenderá muito pois a comunicação social francesa ajudada pela esquerda e uma parte da direita se encarregarão de transformar Le Pen num papão, só que caso isto venha a acontecer tenho dúvidas se após pouco tempo depois das eleições uma grande parte dos franceses não irão ficar arrependidos do voto dado a Fillon, é que isto de promessas antes dos votos há muitas e cumpri-las poucos o fazem.

  4. A esquerdalhada está feita em cacos. O hollande foi eleito pela comunicação esquerdalha e agora a sua popularidade está de rastos. Foi essa corja que destruíu a Europa e os culpados de toda esta bagunçada.

RESPONDER

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …