Sondagem prevê segunda volta em França só com a direita e vitória de Fillon sobre Le Pen

Ian Langsdon / EPA

François Fillon

François Fillon

François Fillon, eleito este domingo para concorrer pela centro-direita francesa às eleições de 2017, ganharia largamente a corrida contra a candidata de extrema-direita Marine Le Pen.

O antigo primeiro-ministro francês venceu este domingo a segunda volta das primárias da direita, com 67% dos votos, contra 33% de Alain Juppé, e é o candidato para as presidenciais de 2017.

Segundo uma sondagem da Harris Interactive, François Fillon conseguiria 26% dos votos na primeira volta das eleições, contra 24% para a presidente da Frente Nacional, Marine le Pen.

Na segunda volta, Fillon venceria com 67% contra 33% para Le Pen.

O ex-ministro da Economia Emmanuel Macron, que anunciou recentemente a candidatura às presidenciais, ficaria em terceiro lugar, quer seja o actual presidente François Hollande, quer seja o actual primeiro-ministro Manuel Valls a candidatar-se pela esquerda francesa.

A sondagem foi realizada este domingo à noite, após a divulgação dos resultados das primárias da direita francesa, com uma amostra de 6.093 franceses maiores de 18 anos.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E as sondagens estão muito fiáveis ultimamente! Isto está a ficar bonito com os extremistas a ganhar eleições democráticas. Veja-se só a ironia.

  2. Vença Fillon, vença Marine, os islâmicos que invadiram a Europa e a França, podem começar a comprar bilhete de regresso. A menos que o Costa os queira receber…

  3. Que a esquerda francesa sofra uma grande derrota nada me admira porque as esquerdas são muito boas para destruir valores culturais e morais e muitíssimo hospitaleiras em relação a todos que venham de não importa onde para ajudarem à festa da degradação desses mesmos valores de um país e disto já os franceses se aperceberam há muito tempo e ultimamente já estão a colher os verdadeiros frutos de tanta incompetência; que Fillon na segunda volta ganhe a Marine Le Pen logo se verá, não me surpreenderá muito pois a comunicação social francesa ajudada pela esquerda e uma parte da direita se encarregarão de transformar Le Pen num papão, só que caso isto venha a acontecer tenho dúvidas se após pouco tempo depois das eleições uma grande parte dos franceses não irão ficar arrependidos do voto dado a Fillon, é que isto de promessas antes dos votos há muitas e cumpri-las poucos o fazem.

  4. A esquerdalhada está feita em cacos. O hollande foi eleito pela comunicação esquerdalha e agora a sua popularidade está de rastos. Foi essa corja que destruíu a Europa e os culpados de toda esta bagunçada.

RESPONDER

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …