Ex-ministro Emmanuel Macron candidato às presidenciais em França

Etienne Laurent / EPA

Emmanuel Macron

O ex-ministro da Economia francês Emmanuel Macron, de 38 anos, anunciou esta quarta-feira a sua candidatura às presidenciais francesas de 2017, denunciando um sistema bloqueado por “lógicas politiqueiras”.

“Sou candidato à presidência da República porque creio, mais que tudo, que podemos ter êxito, que a França pode ter êxito”, disse, adiantando que a sua candidatura se coloca “sob o signo da esperança” e apelando a que se acabe com o status quo político para responder aos desafios de uma “nova era”.

O antigo protegido do presidente socialista François Hollande escolheu Bobigny, um subúrbio industrial do nordeste de Paris, para acabar com o suspense.

A decisão era esperada desde que se demitiu do governo em agosto para formar o seu próprio movimento, “Em Marcha“, que considera não ser “nem de direita nem de esquerda”.

“O nosso sistema político está bloqueado“, declarou Macron, considerando que “os aparelhos políticos e as lógicas politiqueiras paralisam a capacidade de avançar”.

“Vi do interior o vazio do nosso sistema político, avaliei o que custa recusar as regras obsoletas de um sistema de clãs que se tornou o principal obstáculo à transformação do nosso país”, disse o antigo banqueiro de investimento.

Macron indicou recusar aquele sistema e apelou a uma “revolução democrática profunda” para não se utilizarem as “receitas do século passado”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …