Ministro francês da Economia demitiu-se

leweb3 / Flickr

Emmanuel Macron, ministro da Economia francês

Emmanuel Macron, ministro da Economia francês

O ministro da Economia de França, Emmanuel Macron, apresentou a demissão esta terça-feira, reforçando a especulação de que pretende candidatar-se às presidenciais de 2017.

A demissão de Macron, 38 anos, foi confirmada pela Presidência, que anunciou a nomeação de Michel Sapin, que passa a acumular a pasta da Economia com as Finanças.

O antigo banqueiro de investimentos demitiu-se “para se dedicar inteiramente ao seu movimento político“, informou a Presidência, referindo-se ao movimento “En Marche”, que Macron fundou em abril.

Sem anunciar explicitamente que é candidato às presidenciais, Emmanuel Macron afirmou que estava “determinado” a “construir um projeto” para “transformar França a partir do próximo ano”.

Insistindo que o país precisa de transformações a nível político, económico e social, o antigo ministro sublinhou que o debate para as fazer são as “campanhas presidenciais”.

Presidenciais

A tensão entre o jovem ministro e os restantes membros do governo acentuou-se em julho, quando num comício do seu movimento, Macron afirmou que França é um país “farto de promessas incumpridas“, pelo que foi criticado pelo primeiro-ministro, Manuel Valls.

O nome de Macron aparece destacado em sondagens recentes sobre eventuais aspirantes às presidenciais francesas, que se realizam a 23 de abril e a 7 de maio de 2017.

À direita, o ex-Presidente Nicolas Sarkozy, 61 anos, e o ex-primeiro-ministro Alain Juppé, 71, apresentaram-se já como candidatos.

Marine Le Pen, 48, líder da Frente Nacional, também se candidata.

Já o atual chefe de Estado, François Hollande, cuja taxa de popularidade é a mais baixa alguma vez registada por um Presidente francês desde o fim da II Guerra Mundial, afirmou recentemente que não se recandidata se não conseguir controlar o desemprego, atualmente nos 10%.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.