/

Sondagem. Todos os partidos estão em queda (menos o PAN)

7

António Cotrim / Lusa

A sondagem de junho da Aximage para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã mostra uma queda generalizada de todos os partidos, exceto do PAN. O PSD é o que mais cai.

O PSD regista uma queda de quatro pontos percentuais face ao mês de abril – antes das Europeias -, aparecendo agora com apenas 23,1% das intenções de voto. A confirmar-se esta votação, o PSD de Rui Rio não ficaria, nas legislativas, longe do resultado que obteve nas Europeias de maio (22%), que foi já o pior resultado de sempre do PSD em eleições nacionais.

O PS de António Costa desce ligeiramente em junho para 35,6% dos votos, ficando ainda assim longe da maioria absoluta. A distância entre os dois maiores partidos, a avaliar pela sondagem da Aximage, é agora de 12,5 pontos percentuais.

Também o CDS cai de forma residual de um mês para o outro, aparecendo agora com 6,6% das intenções de voto, resultado idêntico aos 6,19% que obteve nas Europeias de maio. O Bloco de Esquerda e o PCP aparecem respetivamente com 9 e 7% das intenções de voto.

Só o PAN aparece a crescer – está com 4,2% – nesta que é a primeira sondagem depois da mais recente ida às urnas onde o partido Pessoas-Animais-Natureza conseguiu eleger um eurodeputado.

A tendência de queda é idêntica quando está em causa a avaliação que os portugueses fazem dos líderes. De acordo com o Jornal de Negócios, Rui Rio passa de uma nota de 8,3 valores, em abril — numa escala de 0 a 20 –, para 6,2 valores em junho. Assunção Cristas também não é vista com melhores olhos, sendo agora a pior classificada, com 5,4 valores (em abril tinha uma classificação de 7,9).

Só António Costa aparece com uma nota positiva (10,3 valores), mas os líderes dos partidos de esquerda, embora ainda estejam na linha vermelha, aparecem a subir: Jerónimo de Sousa sobe dois pontos e tem 9,2 valores, e Catarina Martins sobe um ponto para 9,9 valores. André Silva, do PAN, também está perto de ter uma nota positiva, com 9,3 valores.

A sondagem da Aximage foi realizada entre 13 e 19 de junho através de entrevista telefónica a uma amostra efetiva de 605 pessoas. A margem de erro é de 4%.

ZAP //

7 Comments

      • É um partido que apresenta propostas algo aberrantes e que procuram ir ao encontro de uma camada populacional com pouca literacia, ou tendo-a se presumem elitistas. A das beatas no chão e no que respeita ao valor da coima é superior à coima de se atirar uma beata pela janela de um automóvel.

        A questão dos animais é um exagero, etc etc etc….

  1. O PSD desde que é liderado pelo comunista Rui Rio so cai, e o CD Socialista da Cristas que passa a vida a dizer que não se revê em partidos de direita como o do Brasil, Hungria e Estados Unidos idem

  2. O aumento das doenças mentais também se reflete nos resultados eleitorais e sobretudo nas sondagens! Óbvio que partidos cães irá beneficiar desta triste realidade!

  3. o pan nao desce em intençoes de voto…… ja prometeram abrir o voto a cachorrada….ao ao ao.
    e normal que os adeptos dos costas que nao gostam de programas (de governo) a 3..votem nesse partido que mais parece uma uniao zoofila la para as bandas da estrela da almirante reis

  4. O PAN é dos partidos que mais tem feito no parlamento. E dos que mais tem querido mudar o status quo relativamente às matérias pouco transparentes. Força André Silva!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.